RMSR

Não estou a ver a pertinência do MTOW no contexto actual da TAP. Uma coisa é certa não vai haver para já retrofits.
Outra coisa é certa o mercado de entrega de aparelhos novos vai sofrer alterações muito dramáticas e o programa a338/9 vai ser particularmente afetado. O avião não foi particularmente popular e era esperado para este ano uma subida forte nas vendas. Duvido que vá acontecer.
Os lessors com encomendas efetuados vão levar com NTUs ou por falência de companhias ou situações económicas debilitadas. Vai haver excesso de oferta de aparelhos e os lessors podem renegociar contratos mas não vão perder contratos.
Em relação à questão de a TAP ter previsto a devolução dos aparelhos obviamente que estará acautelada essa situação não um ou dois anos após os ter recebido como é óbvio... O mercado do leasing aeronáutico não é o da lease plan... Um a339 não é um VW golf!

RMSR

Acho que a administração está a agir bem e não deve haver motivo para desconfiar da palavra dada. Agora esta situação é dinâmica pelo que fazer futurologia é absurdo. Concordo que a companhia tem sido pouco sustentável mas o plano de negócios é ambicioso e é realista isto foi um precalço para todos...  Um imponderável que seguramente terá solução. Provavelmente não virão a220s ou e2 tão depressa como gostaríamos mas também não quero acreditar em saídas precipitadas. Talvez alguns a319/20 que terão algum valor no mercado do scrap for parts.

nunopinheiro

Se a administração não está a mentir vai mandar o estado dar uma volta e pede os 3 mil milhões emprestados..  deve dar para uns anitos.
Melhor salda toda a dívida que o estado avaliza, e assim cala o ministro....

Vou esperar sentado...
« Última modificação: 30 de Abril 2020, 00:41:34 por nunopinheiro »

CS-TOV

Os 321 LR CS-TXE (msn 9120) e CS-TXF (msn 9230) já estão prontos em Hamburgo.

Fotos

https://www.flickr.com/photos/mathiasdueber/49750793917/

https://www.flickr.com/photos/143531276@N06/49732257912/

Nuno

Bacano bacano, era retrofitarem as máscaras nos restantes NEOs (ou pelo menos nos LR).

Mas pronto, picuinhices de outros tempos, infelizmente.

toto1100

Citação
  e era esperado para este ano uma subida forte nas vendas 

O delírio é tão grande que agora até o A330neo ia ser um sucesso de vendas!

jpmane

Acho que a administração está a agir bem e não deve haver motivo para desconfiar da palavra dada. Agora esta situação é dinâmica pelo que fazer futurologia é absurdo. Concordo que a companhia tem sido pouco sustentável mas o plano de negócios é ambicioso e é realista isto foi um precalço para todos...  Um imponderável que seguramente terá solução. Provavelmente não virão a220s ou e2 tão depressa como gostaríamos mas também não quero acreditar em saídas precipitadas. Talvez alguns a319/20 que terão algum valor no mercado do scrap for parts.

Mas o que é que foi imponderável? O Covid 19? Foi. E os resultados de 2018 e 2019? Também foram cheios de "imponderáveis"? Seguramente que há muitas explicações para o mau que foram. Mas foram maus. O problema da TAP não advém do Covid 19, o Covid 19 apenas o agudizou e deixou as coisas ainda mais claras.

MightyMouse

Se a administração não está a mentir vai mandar o estado dar uma volta e pede os 3 mil milhões emprestados..  deve dar para uns anitos.
Melhor salda toda a dívida que o estado avaliza, e assim cala o ministro....

Vou esperar sentado...

Nuno,

Antes de mais, os meus sentimentos pela perda do seu pai.

Os 3.000.000.000eur que a TAP afirma ter disponivel é com aval do estado.

Todas as semanas a República tem efetuado operações de financiamento atraves de emissao de OTs. Sao operações correntes de financiamento subscritas essencialmente por institucionais estrangeiros (e agora o BCE).

Nao vejo motivo para que qualquer Banco estrangeiro nap financie a TAP com o aval da República.

Vai cobrar um juro maior do que é pago nas OTs, mas com risco identico no final - o riaco soberano na República Portuguesa.

Cmpts

jpmane

Eu penso que o nunopinheiro estava a ser irónico...
se a TAP não quer o Estado, que obtenha os tais 3 mais uns zeros sem o aval do Estado. aí sim, ver-se-ia a confiança dos investidores na TAP e no seu projecto.

toto1100

Tambem seria engraçado ver quando desses 3 mil milhoes sobravam e a que juros se o estado dissesse que dava aval sim, mas que este so ia ate 80 ou 90% como esta a acontecer em alguns paises.

nunopinheiro

MightyMouse o que foi aqui dito foi que a TAP só precisava do estado para avalizar 350 milhões, e que já tinha 3 mil milhões de outros bancos e instituições dispostos a emprestar sem aval...
« Última modificação: 30 de Abril 2020, 10:12:49 por nunopinheiro »

toto1100

Foi dito aqui (cortei o resto):

A TAP apenas terá o aval do Estado para 1/5 dos 3 mil milhões de USD já garantidos pelos 2 bancos Chineses.

MightyMouse

MightyMouse o que foi aqui dito foi que a TAP só precisava do estado para avalizar 350 milhões, e que já tinha 3 mil milhões de outros bancos e instituições dispostos a emprestar sem aval...

Nuno,

Pode ser erro meu, mas não me recordo de ler sem aval.

O que percebi é que com aval, não obstante a TAP necessitar algo entre 350M e 400M conseguiria levantar 3.000M, situação que me parece plausível.
Julgo que este será o modelo mais comum para salvar o setor aéreo, se bem que na Alemanha, o estado pretende ter poder dentro da LH, situação UE está a levar a administração a ponderar solicitar a falência, pedindo a protecção de credores.

toto1100

Ver o post a seguir ao do Nuno :)

MightyMouse

Obrigado!
Passou-me essa afirmação.
Parece-me óbvio que não vão existir financiamentos para nenhuma companhia aérea sem garantias na atual conjuntura em nenhuma parte do mundo...

zema

Mas por que motivo o a339 nao é uma boa opcao para a tap e para o seu raio de accao?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 105+0=105 ms, db 0 ms, php 105 ms