nunopinheiro

Bruno nao faz muita diferença, registar não implica grande coisa...

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Se calhar Ana Gomes e Joana Melo é algo estilo Diana Prince e Wonder Woman....

calhas

Importante dizer que só viajam e ficam em hotéis, essa malta dos aviões.
Quatro horas de hotel para treze de trabalho, por vezes, é isso??
Um dia de hotel para três noites perdidas e fora de casa?
Não fazem nada na TAP, esses, eles, todos.
Vou começar a colocar aqui as fotos que os PNT e PNCs colocam das estadias.... se não é a verdade, então o que querem eles promover?????

Isso que você disse não é mais do que dor de cotovelo, desculpe a franqueza. Era só o que faltava não se poder publicar o que se deseja se a profissão o permite e é uma das suas vantagens mais positivas. Isto, em início de carreira, porque depois isso deixa de ter a importância que tem.

Não o poderia ter dito melhor! Dor de cotovelo, é o que parece que as pessoas deste forum teem. Falam só do lado bonito, mas e todas as vez es que estive em estadia e não pude ir a festas da escola da minha filha, ou cerimonias de familia, entre muitos? pois, esquecem se do outro lado desta profissão!!!!

Aos colegas neste forum, nunca eu pus em causa a situação que estamos todos a viver ser grave. Apenas quero dar a compreender que se bem que há sempre espaço para melhorar, também nao podemos sair disto como uns derrotados. Seguindo essa logica de aceitar qualquer reestruturação, vamos acabar como muitas outras a operar nos aviões com o minimo cabs etc. Mais uma vez como referi, introduzirem o BoB e nem terem contactado o sindicato... é só o começo!! como alguem disse aí, ainda acabamos a vender as raspadinhas das low cost se assim a carroça continua. Defender as nossas condiçoes e regalias é para o bem de nós mas tambem para os que ambicionam cá trabalhar!!! É pensar no futuro dos muitos que mais virão! (poderão ser os  meus filhos, poderão ser os vossos quem sabe!). Todos sabemos que quando os 330NEOs chegaram, foi alvo de discussão que deviamos ter mais um CAB visto aumentarem o numero de passageiros. isto nunca aconteceu. agora que falam de estar em problemaas, ainda vem pedir para cortar mais. CHEGA! protejam as nossas condições, e se isso for necessário ir ao estado e pedir dinheiro de contribuintes, assim o é. Para quem é de fora parece mal, mas para quem cá está muito bem sabe o quão importante é mantermos as nossas condições e regalias. Se nao, para que serve ter um trabalho, se as condições forem todas levadas? APOIEM a TAP e parem com estes ataques inuteis. Muitos de vocês da Ryanair e Easyjets querem trabalhar na TAP porque temos melhores condições e salários. Se fosse o contrario, sairiam da TAP para ir para essas low costs!!!! Se querem continuar a sonhar de entrar na TAP, mantenham as nossas regalias e condições. não as façam desaparecer!!!!

Cara colega.
O que escreve é espelho de uma falta de conhecimento atroz da realidade, uma falta de conhecimento do que é a aviação, uma falta de conhecimento do que está ESCRITO no AE do PNC e nos vários ACORDOS vigentes (são contratos entre 2 partes, não são unilaterais) e acima de tudo deixam todo um grupo de trabalhadores sujeitos às opiniões e críticas gratuitas que tanto aqui assistimos.
Sugiro, que começa por ler o AE de fio a pavio (e respectivos acordos) e não acredite em tudo o que se escreve em redes sociais, e muito menos nas conversas de “galley” nas quais todos são Administradores, mas no fundo são apenas opinadores desinformados.
« Última modificação: 29 de Junho 2020, 21:40:33 por calhas »

POLHAS

• Gosto de aviões
pois bem agora anda o da Ryanair a dizer que tambem queria dinheiro? trabalho eu ha 24 anos na TAP. As nossas longas estadias foram diminuidas imenso ao longo dos anos. mais passageiros por avião e menos cab! Falo por todos os meus colegas da TAP creio, em quanto tripulante, deixem se de ajudar as companhias estrangeiras e olhem para o que é nosso!!! Preferem ser os estrangeiros a roubarem as nossas rotas, salarios e condiçoes das melhores da Europa em que temos ainda condiçoes decentes comparado a BA Iberia etc. APOSTEM em Portugal e em manter as nossas condiçoes!!! Era o que mais faltava agora quererem ajudar as outras e nós termos de reduzir staff ou as nossas condiçoes que o nosso sindicato tanto lutou durante tantos anos, para estarmos melhor do que la fora noutras!!

Por um lado, enquanto tripulante TAP, entendo o post. Por outro não quero acreditar, é mau demais...

Salários dos melhores da europa? Trabalha na mesma TAP que eu? Não me queixo de ter más condições no geral, mas daí a melhores salários da europa vai uma distância muito grande. Somos uns sortudos pelo estilo de operação que temos na TAP hoje em dia, mas se outras companhias como a BA e a LH não têm estadias de 5 dias na europa, por alguma razão será! E há que ver que isso tem custos grandes para a empresa. Se chegamos a um ponto em que a companhia precisa de ser salva, não podemos dizer que devemos mexer em tudo menos em nós. Há que saber olhar para dentro...

Honestamente até me custa a acreditar que tenha sido uma tripulante a fazer este post e não seja na verdade um post incendiário...

Não sei quanto tempo o colega tem na companhia mas posso garantir lhe que conheço colegas noutras companhias, como na Iberia e o que recebem comparado ao meu quadro é bem diferente.

Eu entendo que provavelmente não tenha muitos anos na companhia e isto tudo assuste (e sim, a situação é grave) mas tambem não temos de dar todas as nossas condiçoes que sempre tentaram tirar ao longo dos anos! Como por exemplo introduzirem o BoB sem terem comunicado ao sindicado... eu não sou nenhuma cab da Ryanair!!! (Com todo o respeito claro. Mas ambos sabemos que estamos em niveis diferentes dessas companhias porque somos uma de bandeira, e não lowcost!!!!)
Precisamos mais do que nunca de um sindicato forte e de staff unida e proteger as nossas condiçoes e salarios. Não é vender todas as regalias que temos destruindo as condiçoes na nossa bela profissao, que ajudará!! Como disse, ja bastou cortarem cabs no a330 e a340 ao longo dos anos, e mesmo no medio (que ja nao faço ha muitos anos) com mais passageiros e menos cab!!!! Ja muita restruturaçao levamos nos comparado a 20 anos atrás
onde tudo era melhor. Quem não trabalha na profissão pouco entende e tudo parece um luxo de fora... mas se eu quisesse vida de mcdonalds tinha ido para a Ryanair. Somos Portugal somo unidos!!! Protejam as nossas condições e deixem se de pensar nos estrangeiros que decerteza que não vão pagar taxas cá como eu e colegas!!!

cara Sra. Eu sou um defensor da TAP ,mas não dá forma que a Sra. fala , a empresa tem de ser limpa , vaí ter  de ser varrida , se isto implica redução de frota, pois que seja , se tem  de haver redução de funcionários (quase de CERTEZA ) , que seja feito para que a empresa possa prosseguir, as vezes temos de dar 1 ou 2 Paços para trás para depois voltarmos a dar passos em frente .

sailorman

https://tvi24.iol.pt/economia/tap/noticia-tvi-clausula-secreta-permite-a-david-neeleman-ser-indemnizado-caso-haja-nacionalizacao

O Estado quer forçar David Neeleman a abdicar de uma cláusula até hoje mantida em segredo no acordo de privatização. Em causa está a possibilidade então acordada de indemnização de Neeleman em caso de nacionalização. Esse é ponto-chave neste momento nas negociações, que estão presas por dezenas de milhões de euros e deverão implicar a saída do empresário norte-americano da empresa, que assim será nacionalizada.

Estas informações foram reveladas esta noite na TVI em primeira mão pelo jornalista Pedro Santos Guerreiro, que detalhou quatro cenários que estão em cima da mesa e explicou a urgência da decisão: evitar o primeiro cenário.

Primeiro cenário: a falência desordenada. Nem o Estado nem os privados desejam este cenário, mas o Estado receia que ele possa ser precipitado por um eventual pedido de insolvência por um credor. Se assim for, o processo pode fugir ao controlo dos acionistas e “condenar” a TAP a um processo já judicial.

Segundo cenário: a nacionalização controlada. Ou seja, o Estado compraria a posição de David Neeleman, mantendo-se Humberto Pedrosa como acionista privado. Neste momento, as negociações estão a decorrer neste cenário, havendo uma diferença de valores em causa. David Neeleman invoca a cláusula secreta assinada na privatização (ou melhor, na reversão da privatização, promovida pelo primeiro governo de António Costa). Segundo esta cláusula, se algum dia a TAP fosse nacionalizada, Neeleman receberia o valor dos empréstimos que entretanto tivesse feito à TAP mais um valor a partir de uma avaliação profissional a realizar. Só que o Governo não quer devolver todo esse dinheiro, por considerar que a pandemia teve um efeito imprevisível na empresa e que, na prática, todos os acionistas e credores têm o seu dinheiro em causa em caso de falência. Segundo informações reveladas por Pedro Santos Guerreiro, Neeleman não está neste momento sequer a pedir os cerca de 200 milhões que emprestou à TAP, mas pede ainda algumas dezenas de milhões acima do que o Estado está disposto a pagar.

Terceiro cenário: nacionalização forçada. Se não houver acordo nas negociações citadas no segundo cenário, e por causa da urgência para evitar o primeiro cenário, o Governo pode ditar uma nacionalização forçada, tendo em conta o interesse nacional da TAP SA e da Portugália (empresas que pertencem ao grupo TAP SGPS). Nesse caso, toda a empresa deverá ser nacionalizada, saindo David Neeleman e também Humberto Pedrosa. Este cenário, no entanto, significa prováveis processos em tribunal e/ou em tribunais arbitrais contra o Estado Português.

Quarto cenário: acordo de manutenção. Neste cenário, que neste momento parece pouco provável, Neeleman mantém-se na empresa eventualmente convertendo os seus empréstimos em capital mais tarde mas abdicando já da cláusula de indemnização, e promove a reestruturação da empresa em conjunto com o Estado, que ainda assim assume maior controlo na companhia. A reestruturação implicará uma forte redução de rotas lucrativas e de pessoal.

As negociações decorrem há dias sem parar, não sendo ainda claro o seu desfecho. Segundo Pedro Santos Guerreiro, o grupo TAP acumula capitais próprios de quase 600 milhões de euros negativos, valor que estará refletido em contas que ainda não são públicas.

https://tvi24.iol.pt/economia/tap/noticia-tvi-clausula-secreta-permite-a-david-neeleman-ser-indemnizado-caso-haja-nacionalizacao

brunodias

Se existe essa clausula é vergonhoso, apesar que sei que vem já ai um defensor a dizer que o psd é que foi o mau

Quanto ao user ana gomes, só dá mais força para as pessoas não quererem ajudar a tap, e deixa 1 má imagem dos funcionarios da tap

É que a unica coisa que ela pede é que continue a vida de luxo a que acha que tem direito apesar passado presente negro da tap

Acho piada o Portugal unido, as coisas que se dizem quando nos convêm

Icterio

Franmed

Credo....como é que a TAP perde em menos de 100 dias quase 400 milhões ???

Estes A330 novos foram um erro...

jopeg

• Moderador
Citação

Pandemia agrava prejuízos da TAP no primeiro trimestre para 395 milhões de euros

António Vasconcelos Moreira 29 Junho 2020, 23:12

Com as medidas de confinamento, o mês de março afetou o resultado do primeiro trimestre da companhia aérea portuguesa, mês em que o EBITDA caiu 80,4 milhões de euros para 46,3 milhões de euros negativos.

A TAP teve prejuízos de 395 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, um agravamento do resultado líquido de 288,4 milhões de euros face ao período homólogo — no primeiro trimestre de 2019, a TAP registou prejuízos de 106,6 milhões de euros.

A pandemia alterou o paradigma operacional da companhia área que vinha prosseguindo em crescendo nos dois primeiros meses de 2020, em linha com a segunda metade do ano de 2020.

A empresa sustenta, em comunicado, que a “quebra de atividade verificada em março de 2020 em resultado da pandemia Covid-19 impactou negativamente a performance da TAP no primeiro trimestre, compensando a boa performance observada nos primeiros dois meses do ano”.

“O mês de março foi já significativamente afetado pelas medidas de contenção adotadas pelas autoridades nacionais e internacionais que se refletiram numa acentuada quebra na procura e levaram a TAP a diminuir a sua capacidade operacional, traduzindo-se numa deterioração progressiva da atividade ao longo do mês”, adianta a companhia aérea.

Mais em: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/pandemia-agrava-prejuizos-da-tap-no-primeiro-trimestre-para-395-milhoes-de-euros-607023

Jopeg

Airliner

Um buraco sem fundo

Icterio

Se no primeiro trimestre arderam 400 milhões qual será o prejuízo no segundo?!

Estes 1200 milhões de empréstimo é dinheiro literalmente para o lixo.  De certeza que até o fim do ano vai desaparecer tudo e vem novamente ao Estado pedir mais.  Só numa República das Bananas.

brunodias

Desde que dê para pagar as regalias a tap é Portugal, vamos nos unir

Estes 1200milhões só ficam por ai se a união europeia meter o travão senão carrega no dinheiro que o zé povinho paga

E para a festa ficar completa por enquanto Brasil Eua e mexico ficam de fora da lista de união europeia para abrir fronteiras
« Última modificação: 30 de Junho 2020, 00:40:59 por brunodias »

Airliner

Para o ano não teremos TAP. Caminha-se para esse fim.

superpiloto

Se a Lufthansa esteve a perder durante quase dois meses senão mais 1 milhão por hora, já seria de esperar resultados deste género ou piores. E isto verifica-se em todas as companhias aéreas quase de certeza.

Tony72

Se a Lufthansa esteve a perder durante quase dois meses senão mais 1 milhão por hora, já seria de esperar resultados deste género ou piores. E isto verifica-se em todas as companhias aéreas quase de certeza.
Nem falando das low cost mas das outras de bandeira, não vês nem a British Airways nem a Aer Lingus que tanto mal falam aqui a perderem ao mesmo nivel que a Lufthansa ou a TAP nem a pedir dinheiro a UE. É a diferença entre companhias bem estruturadas e com cofres fundos e mal organizadas, q pre-covid não poupavam nada.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 112+0=112 ms, db 0 ms, php 112 ms