Icterio

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    • Melhor ter sorte do que perícia.
Desde a esplêndida ofensiva soviética pelos Pirenéus em Setembro do ano passado que as forças da NATO tem recuado em praticamente todos os sectores sem tempo para se reagruparem.  Mas a chegada em força do Inverno trouxe dificuldades ás já extensas linhas de abastecimento russas.  Ainda à espera de reforços substanciais que teimam em não se materializar, como a Marine Expeditionary Brigade (Prov.) que se esperava que atracasse em Leixões em Dezembro, resta à NATO confiar em ataques aéreos para atrasar e perturbar o inimigo.  A situação continua muito delicada e já circulam rumores que os Ingleses preparam-se para evacuar por mar o que resta da sua 1st Armoured Division caso os americanos não cheguem a tempo...       


Vou precisar de dois voluntários, um para liderar uma pequena missão de interdição da NATO (Harrier GR.3) e outro para organizar a defesa anti-aérea soviética (nada de complicado). 
E como diria John Krasinski; "If it isn't clear yet, I have absolutely no idea what I'm doing".  ;D ;D ;D ;D

nunopinheiro

  • Mensagens: 5714
cum caneco meteste a minha casa mesmo no meio da frente de combate, um gajo nem pode sair a rua que leva logo com um tanque em cima :P

Se for preciso ajudo atiro com um penico daqui de cima, é dos de esmalte e com sorte ainda vaso a vista a alguem :D
« Última modificação: 15 de Maio 2020, 23:25:39 por nunopinheiro »


vabrant

  • Mensagens: 465
Eu já tou de volta ao "maquis" (de onde nunca deveria ter saído)

Icterio

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    • Melhor ter sorte do que perícia.

Forward Operating Base 1 (15km a sul do Parque Nacional Peneda Gerês)
Forward Operating Base 2 (A4 – Vila Real) (peso máx. de descolagem 10000kg)
Forward Operating Base 3 (10km a sul de Arouca)

Objectivo 1 – Posições de artilharia da Divisão de Infantaria Motorizada 35
Objectivo 2 – Reservas de POL e possíveis oficinas avançadas da DIM 35
Objectivo 3 – Área de concentração e distribuição do Segundo Exército
Objectivo 4 – Quartel-General de campanha do Segundo Exército
Objectivo 5 – Concentração de tanques e infantaria mecanizada
Objectivo 6 – Centro de comunicações
Objectivo 7 – Área de concentração e distribuição da Divisão Blindada 16

O Harrier GR.3 não é conhecido por possuir uma boa relação alcance/peso, por isso poderá ser necessário fazer alguma “ginástica” com a configuração.  O peso vazio é de 6100kg e o de descolagem máximo, nas condições presentes, é de 11400kg (excepto na FOB 2 devido pista muito curta).  O combustível interno é de 2864L (2295kg), o e juntando aos 6100kg do aparelho, deixa à volta de 3000kg para cargas externas.  Ficam algumas opções; pods de canhão ADEN 30mm (408kg cada), bombas GP de 500Ib (227kg), 1000Ib (454kg) ou de sub-munições BL755 (277kg), pods de foguetes MATRA 18x68mm (180kg cada) ou tanques externos de 455 litros (410kg cada).

Outro aspecto a ter em conta é o alcance, e a melhor forma de o calcular é através do consumo de combustível.  O Pegasus “bebe” 45 litros por minuto em potência de cruzeiro alta e o dobro (90 litros) em potência militar.  Usando uma média de 60 litros por minutos chegamos à conclusão que os tanques internos chegam para cerca de 45 minutos de voo (em opção, os dois tanques externos (455Lx2) acrescentam mais 15 minutos).  A velocidade do Harrier é quase sempre alta (o motor é sobre-dimensionado por causa da capacidade VTOL), por volta dos 700-800km/h (mesmo com carga externa), o que permite um raio de acção de pouco mais de 250km.  É comum encontrar valores mais altos em várias publicações mas são baseados em perfis de voo de consumo mínimo e qualquer piloto que voar em território inimigo em velocidade “eco” de poupança sabe que será abatido em poucos minutos.

 
     

Isto pode parecer complicado mas vamos fazer um teste.  Preciso que um forista “arrisque” elaborar uma missão.  Qual a base de partida e de chegada (pode não ser a mesma), configuração do avião (peso/armas) e desenhar no mapa o trajecto até ao alvo (pode atacar apenas um dos 7 alvos à escolha) e enviar-me por PM.  Nada mais.
Para quem quiser posicionar as defesas soviéticas a tarefa é ainda mais simples; tem ao dispor 3 ZSU-23-4 Shilka e um SAM SA-8 Gecko e basta enviar-me também por PM onde os pretende colocar no mapa.  Depois eu junto os dois “planos” e vemos o resultado.


Icterio

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    • Melhor ter sorte do que perícia.
Ah, e a pedido de um forista cujo nome não irei mencionar, fica o pedido de uma no-fly zone na área de Vila Real. 
Se possível, claro.
« Última modificação: 16 de Maio 2020, 22:49:42 por Icterio »


Icterio

  • Mensagens: 731
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Alguns conhecidos oferecerem ideias para estas missões e, no geral, a vantagem tem sido das defesas soviéticas.  Não estava bem à espera disso, mas olhando com atenção para os detalhes era inevitável que acontecesse.  Quero lembrar que isto é apenas um exercício e nada de conclusivo pode ser retirado, sendo o único objectivo vencer o adversário (nos termos grosseira e dolorosamente simplistas, genéricos e incompletos do jogo).   

Vou colocar aqui (com autorização escrita dos intervenientes) o debriefing de uma missão;

Harrier GR.3 (callsing Dizzy 1)
Base de partida (07h00) - FOB 1
Alvo nº 3, Área de concentração e distribuição do Segundo Exército
Base de chegada (07h30-35) - FOB 2
Configuração; combustível interno; 2295kg, 2 Aden 30x113Bmm com munição (916kg), 2 Hunting BL 755 (555kg) e 2 pods MATRA (360kg).  Peso à descolagem; ~10300kg.  A rota percorre um total de 330-380km, bem dentro do raio de acção com combustível interno.

Defesas soviéticas (3 ZSU Shilka e 1 SA-8 Gecko) a cargo de Coronel Albano Leite.

Tudo correu conforme previsto durante o ataque ao objectivo mas no caminho de volta ás linhas amigas a colocação do SA-8 foi fatal para o Harrier.  O Cor. Albano previu que era bem provável que a FOB 2 fosse usada (como partida e chegada) e colocou logo à porta o melhor sistema à disposição.  Clever boy


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