Carlos Manuel

As marcas na parte inferior dos motores não é óleo?

david1990

  • Mensagens: 802
  • Airbus A320 - Boeing 777 - Boeing 747
Acidente muito triste... De facto as marcas no engine cowling são suspeitas mas diria que terá sido fuel starvation/contaminação? Parece-me que ambas as hipóteses ainda estão em cima da mesa visto que para já nada explica as marcas pretas nos motores... Até onde sabemos já podiam lá estar...

tmcfribeiro

  • Mensagens: 14
A serio que há quem ache que aquilo preto é sujidade?
É normal os motores acumularem sujidade na parte inferior mas nunca a começar logo um palmo depois da entrada de ar.
Na foto dá para perceber que o motor direito tem a parte inferior danificada comparando com a superfície lisa da parte superior do motor.

Linkoping

  • Mensagens: 404
Os motores rasparam/bateram na pista no go around, e foi o suficiente para os motores terem danos no interior/parte inferior onde se encontram a gear box etc.. A "RAT" saiu para dar energia e hidralicos mas os motores já tinham parado.

Ricardo Ferreira

  • Mensagens: 33
Os motores ainda se aguentaram algum tempo pois eles ainda subiriam para quase 2000’ mas danificando a caixa de acessórios  que deverá ficar na parte inferior, poderia activar a RAT antes da falha total dos motores. Claro está que isto são tudo suposições.

Ricardo Ferreira

  • Mensagens: 33

Icterio

  • Mensagens: 731
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Se bem que no vídeo do acidente parece que se vê o trem estendido.

E é possível recolher o trem enquanto ainda está em contacto com o piso?  O software não devia impedir?

nunopinheiro

  • Mensagens: 5714

Ricardo Ferreira

  • Mensagens: 33
Se bem que no vídeo do acidente parece que se vê o trem estendido.

E é possível recolher o trem enquanto ainda está em contacto com o piso?  O software não devia impedir?

O wow não permite mas poderá ter recolhido num dos bounce. Tinha de ser “perfeito” mas...

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2130
Então se percebi bem, o voo foi completamente normal e as coisas só começaram a correr mal quando insistiram em tentar aterrar apesar de estarem demasiado altos?

AvGeekDiogo

  • Mensagens: 1085
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    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Parece que primeira aproximação foi mesmo unstable.. Basta ver que a 5NM do aeroporto estão com um V/S de quase -4000fpm..

Aviation Safety Network - Twitter

Não gosto de especular com estas coisas, mas parece-me que com o high workload de uma unstable approach e manterem o trem recolhido devido a muito provavelmente estarem acima do VLE, "esqueceram" de estender o trem no short final?
« Última modificação: 24 de Maio 2020, 13:55:39 por AvGeekDiogo »


nunopinheiro

  • Mensagens: 5714
Parece mesmo que por um motivo ou outro os motores "tocaram" na pista na primeira tentativa. Iniciando uma cadeia de problemas que tiveram este resultado...

É especulativo mas... A vista do que se consegue apurar parece o mais provável... Vamos ter de ir esperar pelas conclusões do inquérito...
« Última modificação: 24 de Maio 2020, 14:03:18 por nunopinheiro »


Ricardo Ferreira

  • Mensagens: 33
Parece que primeira aproximação foi mesmo unstable.. Basta ver que a 5NM do aeroporto estão com um V/S de quase -4000fpm..

Aviation Safety Network - Twitter

Não gosto de especular com estas coisas, mas parece-me que com o high workload de uma unstable approach e manterem o trem recolhido devido a muito provavelmente estarem acima do VLE, "esqueceram" de estender o trem no short final?

Difícil esquecer com o TAWS/EGPWS a cantar mas tudo é possível

AvGeekDiogo

  • Mensagens: 1085
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    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Tenho essa ideia, mas para ter aquele descent rate já ia a "cantar" há muito, a não ser que fizessem override ao EGPWS?

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2130
Sim é preciso que o pânico seja mesmo muito para ignorar os constantes "too low, gear".
A questão é que os motores parecem quase ter raspado nas laterais da pista (na terra). Se for esse o caso, então a coisa estava mesmo muito instável.
 Eu só digo isto porque para os motores rasparem no asfalto da pista e não serem quase arrancados dos pylons é preciso ser mesmo apenas um cheirinho...

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