Carlos Manuel

As marcas na parte inferior dos motores não é óleo?

david1990

• Airbus A320 - Boeing 777 - Boeing 747
Acidente muito triste... De facto as marcas no engine cowling são suspeitas mas diria que terá sido fuel starvation/contaminação? Parece-me que ambas as hipóteses ainda estão em cima da mesa visto que para já nada explica as marcas pretas nos motores... Até onde sabemos já podiam lá estar...

tmcfribeiro

A serio que há quem ache que aquilo preto é sujidade?
É normal os motores acumularem sujidade na parte inferior mas nunca a começar logo um palmo depois da entrada de ar.
Na foto dá para perceber que o motor direito tem a parte inferior danificada comparando com a superfície lisa da parte superior do motor.

Linkoping

Os motores rasparam/bateram na pista no go around, e foi o suficiente para os motores terem danos no interior/parte inferior onde se encontram a gear box etc.. A "RAT" saiu para dar energia e hidralicos mas os motores já tinham parado.

Ricardo Ferreira

Os motores ainda se aguentaram algum tempo pois eles ainda subiriam para quase 2000’ mas danificando a caixa de acessórios  que deverá ficar na parte inferior, poderia activar a RAT antes da falha total dos motores. Claro está que isto são tudo suposições.

Ricardo Ferreira

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Se bem que no vídeo do acidente parece que se vê o trem estendido.

E é possível recolher o trem enquanto ainda está em contacto com o piso?  O software não devia impedir?

nunopinheiro

Ricardo Ferreira

Se bem que no vídeo do acidente parece que se vê o trem estendido.

E é possível recolher o trem enquanto ainda está em contacto com o piso?  O software não devia impedir?

O wow não permite mas poderá ter recolhido num dos bounce. Tinha de ser “perfeito” mas...

Tomás Ribeiro

Então se percebi bem, o voo foi completamente normal e as coisas só começaram a correr mal quando insistiram em tentar aterrar apesar de estarem demasiado altos?

AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Parece que primeira aproximação foi mesmo unstable.. Basta ver que a 5NM do aeroporto estão com um V/S de quase -4000fpm..

Aviation Safety Network - Twitter

Não gosto de especular com estas coisas, mas parece-me que com o high workload de uma unstable approach e manterem o trem recolhido devido a muito provavelmente estarem acima do VLE, "esqueceram" de estender o trem no short final?
« Última modificação: 24 de Maio 2020, 13:55:39 por AvGeekDiogo »

nunopinheiro

Parece mesmo que por um motivo ou outro os motores "tocaram" na pista na primeira tentativa. Iniciando uma cadeia de problemas que tiveram este resultado...

É especulativo mas... A vista do que se consegue apurar parece o mais provável... Vamos ter de ir esperar pelas conclusões do inquérito...
« Última modificação: 24 de Maio 2020, 14:03:18 por nunopinheiro »

Ricardo Ferreira

Parece que primeira aproximação foi mesmo unstable.. Basta ver que a 5NM do aeroporto estão com um V/S de quase -4000fpm..

Aviation Safety Network - Twitter

Não gosto de especular com estas coisas, mas parece-me que com o high workload de uma unstable approach e manterem o trem recolhido devido a muito provavelmente estarem acima do VLE, "esqueceram" de estender o trem no short final?

Difícil esquecer com o TAWS/EGPWS a cantar mas tudo é possível

AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Tenho essa ideia, mas para ter aquele descent rate já ia a "cantar" há muito, a não ser que fizessem override ao EGPWS?

Tomás Ribeiro

Sim é preciso que o pânico seja mesmo muito para ignorar os constantes "too low, gear".
A questão é que os motores parecem quase ter raspado nas laterais da pista (na terra). Se for esse o caso, então a coisa estava mesmo muito instável.
 Eu só digo isto porque para os motores rasparem no asfalto da pista e não serem quase arrancados dos pylons é preciso ser mesmo apenas um cheirinho...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
11 Respostas
1866 Visualizações
Última mensagem 13 de Novembro 2014, 09:32:57
por Jorge78
0 Respostas
669 Visualizações
Última mensagem 07 de Dezembro 2015, 19:40:40
por Miguelhbx