Jorge78

  • Mensagens: 2870
As ocupações obviamente não significam lucro, mas os preços não eram baixos, estavam em "concertação" com os da TAP, com a qual havia codeshare.
Obviamente que a maior parte dos custos seria com os custos inerentes de ter base em FNC.

LAMPUKA

  • Mensagens: 198
Obviamente que a maior parte dos custos seria com os custos inerentes de ter base em FNC.
Pouco explorada no seu potencial por pressões politicas e opções de gestão com segundas intenções.
Esse é o cancro da SATA...

Franmed

  • Mensagens: 1566
Obviamente que a maior parte dos custos seria com os custos inerentes de ter base em FNC.
Pouco explorada no seu potencial por pressões politicas e opções de gestão com segundas intenções.
Esse é o cancro da SATA...

Mas desde quando a SATA teve ou terá alguma hipótese contra a Easyjet, Transavia ou TAP ?

A SATA não é nenhum jogo de simulação....

Já enjoa essa história que são não fosse os políticos a SATA tinha bases em todo o Portugal com lucro estrondoso...

Nem nos ACMI e charters a SATA tinha lucro.......

A SATA só tem uma hipótese...concentrar-se nos Açores e fazer um acordo com algum grande grupo/empresa do sector da aviação e turismo que possa garantir ocupação e uma operação estável....

A SATA fora dos Açores tem 0 de hipóteses....a não ser que o objectivo seja agradar a sindicatos

Jorge78

  • Mensagens: 2870
Mas porque não é possível a SATA estar na rota LIS-FNC que é uma das maiores rotas a partir de Lisboa, com preços por vezes pornograficos e só servida por duas companhias e não ser rentável?

Acho que essa história dos prejuízos da base do Funchal tem algo por trás.

Franmed

  • Mensagens: 1566
Mas porque não é possível a SATA estar na rota LIS-FNC que é uma das maiores rotas a partir de Lisboa, com preços por vezes pornograficos e só servida por duas companhias e não ser rentável?

Acho que essa história dos prejuízos da base do Funchal tem algo por trás.

Ainda recentemente uma empresa tentou a rota e falhou...e se fosse tão óbvia a Binter já lhe tinha pegado....

E se é tão lucrativa pq é que a Madeira não cria uma companhia e opera essa rota ? Pois...

Hawks

  • Mensagens: 1094
Nunca marquei uma viagem na SATA mas voei algumas vezes na SATA na rota LIS-FNC. Digo eu e dirão a maior parte dos madeirenses. A SATA nunca foi propriamente um 3o "player" nessa rota e a maior parte das pessoas acabava por voar na companhia por mero acaso nos voos em codeshare com a TAP. Não me lembro de nenhuma presença da SATA na Madeira em termos de marketing, em termos de campanhas promocionais, em termos de diferenciar o seu produto dos demais concorrentes. Honestamente, era uma companhia fora da equação e mais pessoas se lembrarão da presença passageira da Everjets do que da SATA.

Quanto a não haver companhias capazes de fazer concorrência, é necessário uma presença forte em termos de frequências que dê confiança às pessoas, além do preço. A TAP tem à volta de 60 frequências semanais de LIS para a Madeira, a Easyjet tem 20 e tal. Uma companhia que apresente 6 ou 7 frequências semanais  não se safa e se quiser fazer mais não tem slots disponíveis.

Esse efeito acontece um pouco no OPO-FNC, onde a EasyJet tem um produto mais "fraco" do que a Transavia porque tem metade das frequências desta. Os "residentes" são mais fieis à Transavia no Porto do que à EasyJet.

Para uma companhia ser competitva na rota LIS-FNC tem, a meu ver, que satisfazer dois critérios: 1) ter base em FNC que permita fazer os primeiros voos da manhã e os últimos da noite. 2) ter mais de 20 frequências semanais.

É claro que estou a falar relativamente a tempos normais, sem "efeito Covid".
« Última modificação: 12 de Julho 2020, 20:35:12 por Hawks »


brunodias

  • Mensagens: 5342
Sem duvida criar 1 companhia aerea para 1 só rota, deve ser a melhor maneira de investir dinheiro

Jorge78

  • Mensagens: 2870
... A SATA nunca foi propriamente um 3o "player" nessa rota e a maior parte das pessoas acabava por voar na companhia por mero acaso nos voos em codeshare com a TAP. Não me lembro de nenhuma presença da SATA na Madeira em termos de marketing, em termos de campanhas promocionais, em termos de diferenciar o seu produto dos demais concorrentes...

... Para uma companhia ser competitva na rota LIS-FNC tem, a meu ver, que satisfazer dois critérios: 1) ter base em FNC que permita fazer os primeiros voos da manhã e os últimos da noite. 2) ter mais de 20 frequências semanais...

Em termos de promoções e marketing não faço ideia como era, eu a primeira vez que reservei pela Sata foi através de pesquisa e fiquei um cliente fiel, os preços e os horários eram do meu agrado.

Um dos problemas que foi falado era os horários serem idênticos aos da easyJet, o que prejudicava em relação ao preço.

Também tenho amigos madeirenses que falavam no estigma de muitos madeirenses em viajar numa companhia Açoriana

Hawks

  • Mensagens: 1094
... A SATA nunca foi propriamente um 3o "player" nessa rota e a maior parte das pessoas acabava por voar na companhia por mero acaso nos voos em codeshare com a TAP. Não me lembro de nenhuma presença da SATA na Madeira em termos de marketing, em termos de campanhas promocionais, em termos de diferenciar o seu produto dos demais concorrentes...

... Para uma companhia ser competitva na rota LIS-FNC tem, a meu ver, que satisfazer dois critérios: 1) ter base em FNC que permita fazer os primeiros voos da manhã e os últimos da noite. 2) ter mais de 20 frequências semanais...

Em termos de promoções e marketing não faço ideia como era, eu a primeira vez que reservei pela Sata foi através de pesquisa e fiquei um cliente fiel, os preços e os horários eram do meu agrado.

Um dos problemas que foi falado era os horários serem idênticos aos da easyJet, o que prejudicava em relação ao preço.

Também tenho amigos madeirenses que falavam no estigma de muitos madeirenses em viajar numa companhia Açoriana

Questionável, em dezenas de anos, quer como paassageiro frequente quer como alguém do "meio", nunca ouvi qualquer comentário nesse sentido. Mas há gente para tudo.

Jorge78

  • Mensagens: 2870
@Hawks, estou a vender ao preço que comprei... Sinceramente também achei o argumento ridículo, mas é como dizes... Há gente para a tudo!

Hawks

  • Mensagens: 1094
Se esse tipo de regionalismo fosse tido em conta na hora de comprar bilhete, isso sobrava mais para a TAP do que para a SATA ;) até porque historicamente a TAP foi e é um relevante instrumento político no combate político entre a autonomia regional e o governo central ( e vice-versa).

Snip

  • Mensagens: 425
99.9% das vezes que voei Sata entre LIS e FNC foi com bilhete TAP e algumas das vezes so o descobria quando chegava ao avião mesmo.
Pessoalmente nao tive nada a apontar à operação para FNC e já por diversas vezes aqui referi penso que a SATA para dar algum lucro devia pensar numa lógica de servir AMBAS as regiões autónomas.

Hawks

  • Mensagens: 1094
Já agora, como foi mencionado o insucesso da Everjets na rota LIS-FNC, permitam-me que recorde a minha experiência. Só voei uma vez na Everjets, cerca de 2 meses depois do lançamento da rota. O voo era perto to Natal e consegui um preço mais vantajoso do que na TAP e na EasyJet. A tarifa incluia bagagem de porão e snack a bordo, um serviço mais parecido ao que a TAP disponibilizava na altura. O voo correu bastante bem, foi pontual, um A320 com 20 e tal aninhos mas é só uma viagem de 1h20 e a tripulação era jovem mas profissional. Os passageiros que eram afectados por cancelamentos era reencaminhados para voos TAP. O lado "ar" da companhia parecia, no mínimo, organizado.

O problema foi quando quisemos fazer uma alteração na reserva da minha mulher num voo subsequente. Contactava o "call center" mas acabavam por desligar o telefone. Depois de insisir algumas vezes atendeu um funcionário que disse isto, literalmente: "eu agora não estou escritório, não tenho acesso ao sistema de reservas onde estou, se tentar me ligar mais tarde posso tentar ver a questão". Imaginei na minha cabeça uma espécie de sketch do gato fedorento em que a Everjets tinha só um funcionário que era ao mesmo tempo administrativo, pioloto, TMA e comissário de bordo. Foi aí que vi que o lado "terra" da companhia era mais manhoso do que o do ar. E percebi que uma companhia destas estaria a prazo na linha mal estes problemas começassem a circular pela comunidade. No fim, não me alteraram a reserva e esse voo até acabou por ser cancelado porque a rota foi extinta.

Jorge78

  • Mensagens: 2870
A Everjets era o amadorismo em estado puro, mas tenho pena pois podiam ser uma boa alternativa às existentes.

Snip

  • Mensagens: 425
A Everjets era o amadorismo em estado puro, mas tenho pena pois podiam ser uma boa alternativa às existentes.

A Everjets fez o mais dificil, que foi transformar uma operação que tinha TUDO para dar certo, e com slots em horas interessantes até e foi "á luta" com um serviço ar bom, com o Marketing SUPER agressivo (lembro me ver campanhas deles nos Multibancos bem como o video que fizeram para o Natal) e comete a "proeza" de anunciar os voos praticamente 2 semanas antes de começar a voar em Novembro... Depois a comunicaçao social tb nao ajudou à "minima" coisa atacavam logo. Ora era o voo cancelado e passageiros reencaminhados pra TAP por falta de passageiros, o horario que volta e meia mudava sem aviso prévio, os atrasos...

Tivessem anunciado TUDO como anunciaram e em vez de terem a pressa de voar com 15 dias de antecedência esperassem mais 1 par de meses e de certeza que a historia teria sido outra...

Voltando ao topico SATA, volto a re-afirmar que era um serviço relativamente bom e até equiparado com a TAP, era capaz de perder para a TAP a dado ponto uma vez que só nos davam umas bolachinhas, mas tinha 1 par de quilos a mais na mala que davam um jeitaço enorme e para 99% do passageiro voar na SATA ou na TAP acabava sendo igual, vi gente de todo o feitio a usar a companhia, desde Eurodeputados, Deputados, Secretarios Regionais, o Joe Berardo (lol) até o Ruben Micael que na altura estava no Atletico de Madrid foi no mesmo voo que eu
« Última modificação: 13 de Julho 2020, 23:33:25 por Snip »


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