N748RA

Quanto aos "peanuts", proporcionalmente não serão os números da TAP também uma enormidade comparados a companhias de muito maior dimensão?

Tendo em conta que se fala num empréstimo de 1.000 milhões para a TAP e na Lufthansa se fala em 9.000 milhões... a LH não tem uma frota com 9x o tamanho da TAP. Nem juntando a CityLine, a Eurowings e por aí fora!

MightyMouse

Os peanuts são comparativamente com a dimensão da TAP vs Sata internacional. Obviamente qualquer dos valores enquanto valor nominal é muito elevado.
Quando comparamos volume de negócios, frota, colaboradores, os prejuízos da TAP, quase o dobro, são em perspectiva quase insignificantes.
É de facto criminoso como é que uma companhia tão pequena 6-7 aviões - tem consecutivamente prejuízos tão elevados - recordo que em 2018 foram de 63M €.

LAMPUKA

Bom dia,
então vamos fazer o exercício ao contrário.
Supondo que em 2020 ou 2021 (porque este ano será um ano diferente) existe uma redução significativa dos prejuízos do Grupo SATA e se mantêm ou até se agravam os da TAP, estaremos cá a defender o fecho desta?
Ou o jorro de milhões que todos estamos e vamos pagar não são afinal consideráveis?
Abraço

nunopinheiro

Lampuka, claro que sim, pelo menos se forem coerentes.
Eu até gosto bastante da SATA. Mas se acho que a TAP tem de ser privada porque perde dinheiro e não consegue prestar um serviço público universal a quem a sustenta.
Não posso agora passar a defender algo diferente no caso da companhia açoreana, sob pena de ser hipócrita. Mesmo admitindo que do ponto de serviço público a SATA faça muito mais, mas não o suficiente para justificar perdas desta dimensão.
« Última modificação: 31 de Maio 2020, 10:14:53 por nunopinheiro »

brunodias

Bom dia,
então vamos fazer o exercício ao contrário.
Supondo que em 2020 ou 2021 (porque este ano será um ano diferente) existe uma redução significativa dos prejuízos do Grupo SATA e se mantêm ou até se agravam os da TAP, estaremos cá a defender o fecho desta?
Ou o jorro de milhões que todos estamos e vamos pagar não são afinal consideráveis?
Abraço

Eu acho que tanta a Sata como a Tap deviam recomeçar de novo, ou seja fechar e abrir novamente mas sem as imensas gorduras, ou então deviam ser vendidas a 100% para deixarem de ser poços sem fundo
Eu também entendo que para muitos este topico caiu do ceu, vão puder justificar os maus resultados da Tap com os maus da Sata, como já está a acontecer

Se fosse eu a mandar recomeçava a Tap mas secalhar até fechava a Sata deixando só a parte entre ilhas porque ai não há mesmo outra opção, agora ligação para a europa já há algumas outras empresas a fazer, e para os estados unidos também já havia a Delta
Tudo bem que me vais dizer que para Santa Maria, Horta etc mais ninguem fazia, mas secalhar mais ninguem fazia porque não era rentavel

New Engine Option

Qual é o critério para fechar as ligações da SATA à Europa voando diretamente dos Açores, 'porque há outras companhias a fazer', para se defender em alternativa que a TAP deve ter maior presença no Porto, Faro, etc? Não há outras companhias a fazer também essas rotas a partir de Porto, Faro, etc? Ou aqui, por não ser a TAP, já não se aplica a máxima de que sendo de todos deve então servir a todos no arquipélago? Não compreendi.
« Última modificação: 31 de Maio 2020, 10:40:34 por New Engine Option »

brunodias

O criterio é facil, é nenhuma delas pedir dinheiro, e mais eu sempre disse que se a Tap fechar outra vai ocupar o lugar dela, por isso esse post saiu 1 bocado ao lado, tu é que andas a defender que a tap é vital

Mas já que tu queres que a tap continue como está então sim tem que ter mais ligações aos outros aeroportos, e numa altura em que a wizz lança a rota para Milão a partir do Porto e a tap diz que não há mercado................... acho que está tudo dito

New Engine Option

Pois, mas não foi isso que te perguntei.

nunopinheiro

La vamos nos outra vez,...
Com estado/Região Autónoma a pagar é aceitável que preste serviço publico, TAP ou SATA com alguma perda de dinheiro. (razão pela qual eu sou menos critico da SATA, do ponto de vista relativo o serviço publico prestado pela SATA é muito maior)
Até um limite, 55+68 milhões acho que não é aceitável para uma companhia tão pequena.
Ou 225 milhões para uma companhia que faz tão pouco serviço publico.

Privatizem e abram concursos públicos para as rotas de serviço publico que se julguem necessárias.

Surreal é querer que não se privatize, não se possa mandatar que faça esse serviço publico, mas que os privados continuem a mandar, mas que nos os contribuintes continuemos a pagar, entre a SATA e a TAP só uma destas cai nesta descrição...
« Última modificação: 31 de Maio 2020, 11:29:56 por nunopinheiro »

New Engine Option

Não, eu só estava perguntar é porque é que com a SATA defende-se uma coisa, com a TAP outra. Para a SATA defende-se o fecho das ligações diretas à Europa e EUA, porque são deficitárias, mesmo que quem financie seja o Governo açoriano, porque se diz que há outros players no mercado. Na TAP, o contrário. A estratégia passa por meter mais aviões e rotas onde já há players tão instalados porque o Governo mete lá dinheiro. Estranho, continuo sem compreender. Claro que o desejável é que nenhuma das duas companhias peça dinheiro, nem que dêem prejuízos, mas como o cenário não é esse, convinha ser-se coerente naquilo que se diz. Só isso.
« Última modificação: 31 de Maio 2020, 11:30:52 por New Engine Option »

nunopinheiro

Pois mas não fui eu que defendi isso, pelo menos essas rotas deficitárias para mim justificam até um ponto as perdas que os Açorianos pagam. Se são muito elevadas fechem a empresa.
No caso da TAP, nem saca nem arroz. temos as perdas e não temos o serviço.

A minha posição é sempre a mesma...

A perder dinheiro que preste serviço publico equitativo quanto possivel.
« Última modificação: 31 de Maio 2020, 11:34:34 por nunopinheiro »

New Engine Option

Pois mas não fui eu que defendi isso, pelo menos essas rotas deficitárias para mim justificam até um ponto as perdas que os Açorianos pagam. Se são muito elevadas fechem a empresa.
No caso da TAP, nem saca nem arroz. temos as perdas e não temos o serviço.

Pronto, então há-de concordar comigo que o discurso de quem diz tais coisas é incoerente. É só isso. Foi apenas uma observação. Não quero aqui misturar essa observação com outros temas.
« Última modificação: 31 de Maio 2020, 11:34:17 por New Engine Option »

nunopinheiro

Não acho que o bruno tenha dito isso mesmo.

Acho que se confunde um bocado as coisas, em primeiro lugar temos os princípios.
Que serão algo para mim como....

1 a perder dinheiro tem de prestar um serviço que o mercado não seja capaz
2 se não prestar esse serviço que tenha lucros.
3 se não tiver lucros que seja 100% privada

Depois podemos encontrar as soluções pragmáticas que possibilitem o cumprimento dos princípios fundamentais, e ai podemos ter muitas soluções. acho que o bruno apenas apontava na sua opinião algumas dessas soluções, provavelmente permitindo que a SATA se qualifica-se no ponto 2.

De resto acho que o bruno nunca foi o maior defensor do serviço publico das companhias, ele sempre esteve mas virado para a questão 2  tanto na SATA como na TAP.

#nota final que olhando para a minha tabela de princípios até consigo defender a SATA (se bem que não acho aceitáveis os valores).. Já a TAP  é bastante mais difícil.
« Última modificação: 31 de Maio 2020, 11:45:05 por nunopinheiro »

brunodias

Não, eu só estava perguntar é porque é que com a SATA defende-se uma coisa, com a TAP outra. Para a SATA defende-se o fecho das ligações diretas à Europa e EUA, porque são deficitárias, mesmo que quem financie seja o Governo açoriano, porque se diz que há outros players no mercado. Na TAP, o contrário. A estratégia passa por meter mais aviões e rotas onde já há players tão instalados porque o Governo mete lá dinheiro. Estranho, continuo sem compreender. Claro que o desejável é que nenhuma das duas companhias peça dinheiro, nem que dêem prejuízos, mas como o cenário não é esse, convinha ser-se coerente naquilo que se diz. Só isso.

Como sempre confundes as coisas para a teoria bater no que tu queres

A tap não quer voar a partir do Porto, e dizem que não há mercado, depois vemos a wizz a abrir rota como milão, e vemos quase todas as companhias aereas europeiras a voltar ao Porto, ou seja parece que há mercado, só a tap diz que não

Agora eu como disse temos que fechar e secalhar abrir 1 nova ao lado, seja sata ou tap, mas já que só querem o dinheiro então força, tem que meter aviões nos aeroportos para servir os contribuintes, e é ai que a tap é bem pior que a sata

New Engine Option

Então se dizes que já que se mete dinheiro na TAP, esta tem de servir os contribuintes voando de onde estes estão, não podes então sugerir que se feche a sata internacional que também é auxiliada com o dinheiro dos contribuintes e tem rotas diretas para a Europa e América que os servem. Ou por acaso estes não merecem também ter ligações diretas a Europa ou a América? Pelos vistos no teu entender não merecem. Quem está melhor ou não, não é relevante para aqui, mas sim a coerência do teu discurso, ou da falta dela aliás.
« Última modificação: 31 de Maio 2020, 13:30:34 por New Engine Option »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
1017 Visualizações
Última mensagem 18 de Maio 2015, 10:15:41
por carlos cunha
0 Respostas
657 Visualizações
Última mensagem 24 de Novembro 2015, 21:40:38
por Flyz