toto1100

  • Mensagens: 5965
Há muita informação que não vem para fóruns públicos mas garanto-lhe que durante este período, o número de incidentes por hora voada aumentou. Por variadíssimos motivos obviamente mas, o stress e/ou ansiedade não ajudou.

Nao digo que nao. Mas isso aplica-se a todos os pilotos e restante tripulacao de toda e qualquer companhia nesta altura.
E tambem é um bocado ridiculo achar que os pilotos se souberem o plano vao estar stressados, mas se nao souberem entao ja esta tudo na boa. Tinham que ser um bocado estupidos.
« Última modificação: 28 de Julho 2020, 09:58:43 por toto1100 »


nunopinheiro

  • Mensagens: 6370
Para alem de ser uma lógica um bocado po perigosa.
Um piloto tem um familiar doente, não pode pilotar?
O Benfica perdeu o campeonato, não pode pilotar?
O periquito morreu, não pode pilotar?

Sabem que a única solução, é tirar o humano da equação,  "all hail for our robot overlords"

Ricardo Ferreira

  • Mensagens: 110
Não é a primeira vez que um piloto/tripulante meteria baixa psicológica por problemas pessoais. É tudo uma questão de responsabilidade e aferição do próprio (Am I fit to fly)

Hawks

  • Mensagens: 1095
Vocês acham mesmo assim tão descabido que se um piloto tiver a incerteza de ter um emprego no dia seguinte, que tal afecta a segurança do voo? É que isso é das coisas mais discutidas nas aulinhas de CRM. Esse motivo pode estar a ser usado como desculpa mas não é descabido.

Concordo em termos gerais com esta visão e acreditem que tenho pensado bastante sobre esta questão. É verdade que os pilotos estão preparados para lidar com stress, e antes da pandemia já tínhamos visto companhias relativamente grandes a caír de um dia para o outro sem que isso tivesse resultado num aumento de incidentes directamente relacionado com isso. Mas agora já não estamos a falar de cenários isolados e contidos. Imagino um profissional que de manhã é bombardeado com notícias como a retoma do tráfego aéreo prevista, na melhor das hipóteses, em 2024, o corte de rotas, o corte de postos de trabalho, a gestão das companhias aéreas a mudar planos quase a cada 24h, e depois pegar num avião que vai fazer um voo de 8 horas para levar 4 passageiros e trazer 1 de volta... É que desta vez nem deve aparecer Emirados, Qatars e Indonésias para "safar"...

Naturalmente que quase todos os profissionais, de quase todas as profissões, estão neste momento sujeito a este stress. Mas a profissão de piloto tem as suas especificidades.
« Última modificação: 28 de Julho 2020, 10:32:26 por Hawks »


toto1100

  • Mensagens: 5965
Mas o que a SATA esta a dizer basicamente é: se divulgarmos o nosso plano de reestruturacao entao os pilotos vao estar stressados. O que se supoe que se nao divulgarmos estamos na boa.
Os pilotos da SATA sao todos estupidos que nao sabem o que se esta a passar no mundo em geral e na industria em particular?

Franmed

  • Mensagens: 1567

Hawks

  • Mensagens: 1095
Eu estou a fazer o meu trabalho e o panorama geral deixa-me preocupado. Mas se daqui a 10 minutos receber um email da minha empresa a dizer que até o Natal 50% de nós não estará cá, ou que o plano de rotas deixe isso implícito, considero que existe um factor de stress adicional. Ainda para mais sabendo que não faço ideia para onde vou depois.

toto1100

  • Mensagens: 5965
Mas ha alguem que trabalhe na aviacao que ache que nao vai haver despedimentos em larga escala?! Acho que é preciso ter um nivel especial de alheamento da realidade.

Mesmo que achassem tal coisa, como o Franmed colocou acima o proprio presidente ja disse que havia haver reestruturacao e que essa ia doer. Se estava preocupado com o estado mental dos seus trabalhadores face a saberem disso, ja vai bastante tarde.
« Última modificação: 28 de Julho 2020, 11:07:22 por toto1100 »


LAMPUKA

  • Mensagens: 198
A questão real da não divulgação é política.  Há eleições em outubro...
O resto é treta.
Mas consideraria normal a não divulgação.

Franmed

  • Mensagens: 1567
A questão real da não divulgação é política.  Há eleições em outubro...
O resto é treta.
Mas consideraria normal a não divulgação.

Mas o que há nesse plano que não pode ser divulgado ?

Para o ano também há eleições.....

Qual o problema em divulgar a estratégia ?

A SATA vai apostar só no mercado dos Açores ou vai para outras regiões como Cabo Verde, Brasil ?
Vai apostar na Hub e STOPOVER na Terceira ?
Açores-Europa é para manter, aumentar ou eliminar ?
Qual a frota que pretendem para futuro ? A220 ? E195-E2 ? A320NEO ? Manter A320 a preços de leasing baratuchos ?
Estão dispostos a acordos com a TAP, nomeadamente partilha de voos para destinos SATA como BOS/YYZ/HOR/PIX ?
Estudam a renovação da frota inter-ilhas ? Os dash-200 já vão como mais de 23 anos...vão manter os DASH-400 ?
Pretendem encerrar lojas físicas ?
Estão dispostos a vender a residentes uma tarifa fixa nos voos territoriais ? 134€ ?
« Última modificação: 28 de Julho 2020, 11:30:02 por Franmed »


New Engine Option

  • Mensagens: 3926
O que o Ricardo disse é verdade. O tema é recorrente no CRM frequentemente, inclusive no Joint.
Eu é que não associei das palavras ditas a isso.

Franmed

  • Mensagens: 1567
Há muitos anos que são apresentados planos....este deve ser mais um apenas para engonhar o processo...

Aqui fica um artigo de 2015

https://www.dn.pt/economia/sata-vai-reduzir-pessoal-atraves-de-reformas-e-nao-renovacao-de-contratos-a-prazo-4333636.html

Desde aí a estratégia é sempre a mesma, mudar a administração e utilizar o discurso "dar tempo à nova administração"

Aposto que daqui a 1 ano +/- esta administração cairá e novamente teremos um plano....

Nestes últimos 5 anos já são 4 administrações diferentes
« Última modificação: 28 de Julho 2020, 12:00:14 por Franmed »


LAMPUKA

  • Mensagens: 198
A questão real da não divulgação é política.  Há eleições em outubro...
O resto é treta.
Mas consideraria normal a não divulgação.

Mas o que há nesse plano que não pode ser divulgado ?

Para o ano também há eleições.....

Qual o problema em divulgar a estratégia ?

A SATA vai apostar só no mercado dos Açores ou vai para outras regiões como Cabo Verde, Brasil ?
Vai apostar na Hub e STOPOVER na Terceira ?
Açores-Europa é para manter, aumentar ou eliminar ?
Qual a frota que pretendem para futuro ? A220 ? E195-E2 ? A320NEO ? Manter A320 a preços de leasing baratuchos ?
Estão dispostos a acordos com a TAP, nomeadamente partilha de voos para destinos SATA como BOS/YYZ/HOR/PIX ?
Estudam a renovação da frota inter-ilhas ? Os dash-200 já vão como mais de 23 anos...vão manter os DASH-400 ?
Pretendem encerrar lojas físicas ?
Estão dispostos a vender a residentes uma tarifa fixa nos voos territoriais ? 134€ ?
Tudo isto está correto e deveria/deverá estar no dito plano.
Continuo a achar que, apesar de também ter curiosidade,  é prematuro a divulgação. Devem existir ainda demasiados "ses", negociações a decorrer, expetativas sobre o que irá acontecer ainda com o Covid...
Mas acima de tudo, se bem que não acredito que vão por aí,  despedimentos equivalem a perda de votos. Principalmente numa região pequena como a nossa.
Relativamente aos Q200, existem alternativas no mercado? Na altura fiquei com a ideia que presseurizado e com as características necessárias a operar no Corvo não existem muitas opções.

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 731
Alternativa aos Q200 provavelmente só o ATR-42. Para operar no Corvo não sei se teria de ser a nova variante -600S ou se a -600 "normal" seria suficiente.

No entanto não faz sentido nenhum ficar com uma frota Q400 e ATR-42. Acredito que os Q200, a menos que deixem completamente de ser viáveis, não sejam substituídos num futuro próximo.

Ricardo Ferreira

  • Mensagens: 110
Já na altura em que a Bombardier ganhou o “concurso” que o ATR era uma melhor opção.

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