MannyV

Acho que nao dava valor, mas a Sata Internacional podia ser absorvida pela TAP.
reduziam-se os boys nos cargos de chefia e podiam ser ganhas sinergias. O estado fechada uma fonte de perdas de dinheiro!

Por exemplo neste momento ha voos para os Acores em avioes meios vazios em ambas as companhias.
Estao a perder dinheiro de duas maneiras...

Mas nao acho que os politicos tenham coragem ate porque o PS acores ia fazer um drama!

toto1100

O valor que interessaria aqui é para os contribuintes.

sdo

• Moderador
Acho que nao dava valor, mas a Sata Internacional podia ser absorvida pela TAP.
reduziam-se os boys nos cargos de chefia e podiam ser ganhas sinergias. O estado fechada uma fonte de perdas de dinheiro!

Por exemplo neste momento ha voos para os Acores em avioes meios vazios em ambas as companhias.
Estao a perder dinheiro de duas maneiras...

Mas nao acho que os politicos tenham coragem ate porque o PS acores ia fazer um drama!

Supostamente a TAP terá estudado a hipótese quando se iniciou o processo de privatização da Azores Airlines (nunca concluído e entretanto abandonado), mas não se interessou pelas condições que eram requeridas. Isto numa altura em que os slots em Lisboa estavam como se sabe, e que seriam eventualmente o maior valor da Azores Airlines para a TAP naquela altura.

Haveria ainda a discussão da integração do pessoal, tal como acontece sempre que se fala numa eventual integração da PGA na TAP.

No final do dia, e com os ajustes de capacidade que são necessários em ambas as companhias, os postos de trabalho a eliminar não deveriam ser muito diferentes num cenário de integração ou de encerramento da Azores. Eventualmente apenas os nomes a eliminar seriam diferentes, sendo certo que seria um motivo de conflito.

Quanto ao PS Açores, tenho opinião contrária. Ver a TAP absorver a Azores seria o cenário ideal. Livravam-se do grande problema que aquilo é neste momento e de uma eventual necessidade de a encerrar, ainda para mais transferindo para uma empresa que de uma forma geral tem boa opinião pública. Se daí resultassem cortes, pois bem já não seria responsabilidade deles. A nível de postos de trabalho, ao contrário de outras empresas do grupo SATA, a Azores Airlines deve ter pouca importância para a região.

sdo

• Moderador
O valor que interessaria aqui é para os contribuintes.

Sem dúvida, mas não me parece que haja coragem para isso. Para o Governo da República já deve ser suficientemente complicado o ajuste de capacidade que tem de fazer na TAP, a última coisa que quer é integrar mais uma companhia (seja lá em que moldes isso seria feito) e no final do dia ter de fazer um ajuste ainda maior.

Franmed

A SATA Internacional nunca será integrada na TAP...Seria uma humilhação para o PS-Açores

Provavelmente haverá acordo TAP e SATA...passando a SATA a assumir grande parte das operações para os Açores.....

sdo

• Moderador
Qual seria a diferença entre uma TAP ou uma Icelandair?

Para a opinião pública em geral nos Açores, entre uns estrangeiros ou a companhia de bandeira nacional, parece-me que a última seria melhor aceite.

acchaves

MannyV porque a Sata é sustentada pelos contribuintes de uma região, a TAP pelos contribuintes de um pais todo.
E muito honestamente não estou a ver a TAP a fazer o trabalho da SATA, nem a TAP quer isso, a TAP Quer fazer HUB Lisboa.

Essa informação não está correcta. O Orçamento dos Açores depende do Orçamento da República. É falsa a ideia de que a SATA depende exclusivamente do orçamento regional. Tanto a TAP como a SATA são pagas por todos os Portugueses. As duas não se fundem por interesses locais. Nada mais!

Franmed

Qual seria a diferença entre uma TAP ou uma Icelandair?

Para a opinião pública em geral nos Açores, entre uns estrangeiros ou a companhia de bandeira nacional, parece-me que a última seria melhor aceite.

A Icelandair nunca iria mandar em nada.....

A SATA vai continuar a ser o que é...empresa ao serviço do Governo regional/PS....baste ver que mesmo após estes anos de prejuízos a SATA continuava a planear rotas sem nexo

Ainda no final de Fevereiro a empresa planeava uma grande operação para a ilha Terceira

https://kiosquedaaviacao.pt/azores-airlines-vai-voar-entre-a-terceira-e-paris-charles-de-gaulle/

Acha que essas rotas foram planeadas com base no critério de procura ?

Não, foram apenas resposta política às criticas vindas das ilha Terceira

As pessoas em Portugal continental não têm a mínima ideia do que se passa entre Terceira-S.Miguel
« Última modificação: 08 de Julho 2020, 10:52:03 por Franmed »

nunopinheiro

acchaves NÃO. O estado transfere dinheiro para os orçamentos dos governos Regionais nas suas dotações, o que depois eles fazem com esse dinheiro é da sua responsabilidade. Para alem disso os Governos regionais cobram impostos que por sua vez entram diretamente no orçamento regional.

Isso seria o equivalente a dizer que como eu pago ao meu empregado, quando ele compra um carro dizer que quem o pagou fui eu.

As duas não se fundem porque A SATA ainda faz menos sentido económico que a TAP e buraco por buraco a TAP fica com o que tem.

Desse alguma delas Lucro já a muito que os estados regionais e nacionais se tinham livrado delas...
« Última modificação: 08 de Julho 2020, 11:10:00 por nunopinheiro »

Franmed

Para esclarecer...o pedido da SATA foi feito à República....

Portanto 163 milhões da República...mais 100 da região....são 250 milhões só este ano

nunopinheiro

Franmed é um pedido de dotação especial? Tem link para isso? Sou absolutamente contra.

Franmed

Franmed é um pedido de dotação especial? Tem link para isso? Sou absolutamente contra.

http://correiodosacores.pt/NewsDetail/ArtMID/383/ArticleID/22987/SATA-pede-aux237lio-de-163-milh245es-de-euros-ao-Governo-da-Rep250blica-para-sobreviver

Pelo menos a informação é que o pedido é à República de que forma a que empresa possa pedir empréstimo

acchaves

acchaves NÃO. O estado transfere dinheiro para os orçamentos dos governos Regionais nas suas dotações, o que depois eles fazem com esse dinheiro é da sua responsabilidade. Para alem disso os Governos regionais cobram impostos que por sua vez entram diretamente no orçamento regional.

Isso seria o equivalente a dizer que como eu pago ao meu empregado, quando ele compra um carro dizer que quem o pagou fui eu.

As duas não se fundem porque A SATA ainda faz menos sentido económico que a TAP e buraco por buraco a TAP fica com o que tem.

Desse alguma delas Lucro já a muito que os estados regionais e nacionais se tinham livrado delas...

Desculpa mas a tua justificação é mera retórica. A partir do momento que o Orçamento de Estado transfere recursos para os Governos Regionais, sendo que essa dotação é originária do conjunto de impostos que todos os Portugueses pagam, logo, a SATA é paga por todos os Portugueses. Segundo a tua ideia, o orçamento da CM Vila Real é apenas fruto do que os vila realenses pagam de impostos, não do valor que o Estado transfere para a autarquia.

nunopinheiro

Franmed não tem então nada que ver com o que disse. é um empréstimo e se a a companhia falhar o seu pagamento quem pagara por este é o seu acionista o governo regional.

acchaves claro que se os arranjos na estrada a porta de minha casa são pagos pelo orçamento camarário, não pelo estado central, isto é o dinheiro vem para a camara de qualquer forma a camara ate podia gastar noutra coisa qq. e relembro que os orçamentos regionais e camararios tem dotações próprias.

É literalmente o mesmo que dizer que como eu pago um salário a alguém, que quando esse alguém vai ao supermercado quem paga a conta sou eu...

Os orçamentos regionais tem dotações do estado porque assumem funções do estado em diversas áreas como saúde e educação. Se um governo Regional decide estoirar esse dinheiro numa companhia de aviação, será a custa dos serviços que este presta em outras areas..
« Última modificação: 08 de Julho 2020, 11:46:05 por nunopinheiro »

MannyV

O que interessa aqui na minha opiniao era aproveitar este tempo em que o governo vai gastar tanto dinheiro para haver vontade de por a funcionar uma so empresa que possa ser mais competitiva no futuro.
Alguem acha que a Sata internacional se pode safar sozinha? Se nem a TAP tem gerado lucros, quanto mais a Sata Internacional!

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
1018 Visualizações
Última mensagem 18 de Maio 2015, 10:15:41
por carlos cunha
0 Respostas
658 Visualizações
Última mensagem 24 de Novembro 2015, 21:40:38
por Flyz