Franmed

O que interessa aqui na minha opiniao era aproveitar este tempo em que o governo vai gastar tanto dinheiro para haver vontade de por a funcionar uma so empresa que possa ser mais competitiva no futuro.
Alguem acha que a Sata internacional se pode safar sozinha? Se nem a TAP tem gerado lucros, quanto mais a Sata Internacional!

Depende...se a SATA tiver o monopólio das ligações até pode ter bastante lucro.....

nunopinheiro

MannyV claro que não. Mas é preciso perceber se há interesse nisso, o governo regional adorava poder-se livrar do peso, já o da republica... nem por isso, enquanto o problema for pago pela governo regional é menos um problema para o da republica, desse ela lucro e não tinha qq problema e ficar com ela. mas aí nem o regional ;)

MannyV

Nuno custa-me entender essa do governo regional e do governo da republica.
No final quando e preciso dinheiro ele vem do mesmo saco!

eascensao

Como acontece com a TAP (grupo), não há uma SATA, há um grupo SATA onde se encaixam/jogam várias valências distintas :
  • SATA Air Açores
  • SATA Internacional – Azores Airlines
  • Azores Vacations America
  • Azores Vacations Canada
  • SATA Gestão de Aeródromos
5 empresas com personalidade jurídica distinta.

Creio que seria possivel
a) reorganizar a Sata Air Açores tornando-a uma companhia inter-ilhas incluindo as ligações entre os Açores e a Madeira e, porque não, entre a Madeira e o Porto Santo
b) extinguir a Sata Internacional - Azores Airlines, integrando as rotas desta na futura estrutura da TAP Air Portugal
c) fundir as Azores Vacations numa única agência de promoção do destino Açores, incluindo uma parte de operador de viagens
d) 'entregar' a Gestão dos Aeródromos ao Governo Regional ou em alternativa criar uma empresa Sata Serviços que englobasse a Gestão dos Aeródromos, o Handling, a Carga (?) e a Formação Aeronáutica.

sdo

• Moderador
O que interessa aqui na minha opiniao era aproveitar este tempo em que o governo vai gastar tanto dinheiro para haver vontade de por a funcionar uma so empresa que possa ser mais competitiva no futuro.
Alguem acha que a Sata internacional se pode safar sozinha? Se nem a TAP tem gerado lucros, quanto mais a Sata Internacional!

Depende...se a SATA tiver o monopólio das ligações até pode ter bastante lucro.....

Antes da liberalização do mercado não era o que acontecia, provavelmente pelas tentativas de entrar noutros mercados.

Franmed

Antes da liberalização do mercado não era o que acontecia, provavelmente pelas tentativas de entrar noutros mercados.

Tinham bastante lucro nas rotas para PDL a partir de LIS e OPO....perdiam depois muito dinheiro nas rotas da Madeira e nas europeias para os Açores

nunopinheiro

MannyV, é assim as transferência do estado central para o regional acorrem com ou sem sata, logo para o estado central vai dar mais o menos ao mesmo, (menos a questão da divida que conta para a divida total, mais isso são questões estatísticas.).

No fim do Dia quem perde são os Açoreanos, que tem menos dinheiro disponível para outras coisas do seu orçamento regional. A manta é sempre a mesma. mas é a manta deles ou a manta a que tem direito de acordo com as leis da republica.

Por isso é que no caso da SATA tenho sempre mais pejo em comentar, para mim continental não tenho tanto de meter o bedelho, (tirando a questão da divida). Já o Franmed como açoriano tem todo o direito e dever de se insurgir.
#note que eu pergunto sempre se há dotação especial do OE para a questão da SATA, no dia em que houver então reservo-me o direito de ter uma opinião diferente e exigir que se faça algo...

Se a questão é a do Racional económico, então este aponta para o fim da SATA com ou sem TAP, se é a questão do serviço publico então a fusão da SATA com a TAP era um senhor problema porque as restantes regiões exigiriam a criação de outras TAP's Regionais.
« Última modificação: 08 de Julho 2020, 12:41:19 por nunopinheiro »

superpiloto

A SATA deve estar bastante preocupada com o início da operação da TAP dos Açores para Toronto e Boston...
« Última modificação: 08 de Julho 2020, 14:14:51 por superpiloto »

LAMPUKA

A SATA deve estar bastante preocupada com o início da operação da TAP dos Açores para Toronto e Boston...
Nem dormem...
Se for como a DELTA, é  giro, mas dura pouco.
Entretanto rebentam com mais uma rota/companhia e depois fazem como de costume. Tchau.
Já deveria ser um caso de polícia.

MannyV

Nao percebo porque a concorrencia deve ser caso de policia?

Franmed

e já agora para quem não sabe a mulher do presidente do Governo é funcionária da SATA

LAMPUKA

e já agora para quem não sabe a mulher do presidente do Governo é funcionária da SATA
Segundo sei,  já o era anteriormente. 
Sabe as funções?
Tinha de se despedir?
Qual a relevância desse pormenor neste assunto?

Franmed

Sabe as funções?
Tinha de se despedir?

Quando é necessário reduzir pessoal é super relevante

LAMPUKA

Nao percebo porque a concorrencia deve ser caso de policia?
Não é a concorrência.
É este tipo de concorrência feito por uma empresa do Estado, desta vez a outra empresa também do Estado, com critérios estranhos.
São estas rotas que vão resolver o problema da TAP? Vão fazer a diferença? Ou na realidade só vão servir para agravar ainda mais a situação das duas companhias?
Então porque não se centram na concorrência às rotas que são de interesses diretos externos ao Estado? O que se passou nas rotas do Brasil? Porque aparentemente não concorrem com a mesma atitude nestas, nas de Espanha e noutras de muito maior potencial, e onde a TAP tem uma posição abaixo do espectável?
E a história da melhoria de serviço é treta. Nem preços nem serviço. Nada melhorou com a entrada da TAP em Ponta Delgada.
Pagar como eu paguei quatrocentos e tal euros para ir ao continente, só ida, num A319 velho da ponte aérea, tipo camioneta,  deveria ser proibido. O reembolso aqui não entra, porque são contas à parte.
Gostava de saber se esse serviço de m**** também é oferecido por essa Europa fora aos mesmos valores ou se é só para cá.
Anda tudo distraído com dois possíveis voos diários para os EUA e Canadá,  que significam nada na TAP e muito para a RZO.
Enquanto isso, outros vão "comendo" o resto do mercado a seu bel prazer.

LAMPUKA

Sabe as funções?
Tinha de se despedir?

Quando é necessário reduzir pessoal é super relevante
Volto a perguntar, função?
Há excesso de pessoal nessa área?
Ou tem de ser despedida só por ser quem é?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
1018 Visualizações
Última mensagem 18 de Maio 2015, 10:15:41
por carlos cunha
0 Respostas
658 Visualizações
Última mensagem 24 de Novembro 2015, 21:40:38
por Flyz