Em 16 de Junho de 1942, o piloto Josef Heinzeller da 3./JG 2 (
Luftwaffe) participou numa batalha aérea com Spitfires da RAF ao largo da cidade costeira inglesa de Portsmouth. O seu Fw 190A-2 "
Yellow 13" acabou por ser atingido no tanque de óleo mas Heinzeller conseguiu regressar à base em Triqueville, França. Para espanto e consternação dos mecânicos, todo o conteúdo do tanque (45-50 litros de óleo) verteu por todo o aparelho; fuselagem, asas, cockpit...etc. Deixo-vos com duas fotos do "antes e depois" e, sim, é o mesmo avião!! Já vi manchas de óleo extensas mas isto é quase um "primário" de óleo!
O "
Yellow 13" foi limpo, reparado e serviu até 1944, o que é uma vida útil bastante longa para um caça da Segunda Guerra Mundial. O episódio mostra também a robustez dos motores radiais, numa situação destas um avião equipado com motor refrigerado a líquido (Spitfire/Merlin, Bf 109/DB 605 ou P-51/Allison) dificilmente regressaria à base antes do motor sobreaquecer.