Icterio

  • Mensagens: 775
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Em 16 de Junho de 1942, o piloto Josef Heinzeller da 3./JG 2 (Luftwaffe) participou numa batalha aérea com Spitfires da RAF ao largo da cidade costeira inglesa de Portsmouth.  O seu Fw 190A-2 "Yellow 13" acabou por ser atingido no tanque de óleo mas Heinzeller conseguiu regressar à base em Triqueville, França.  Para espanto e consternação dos mecânicos, todo o conteúdo do tanque (45-50 litros de óleo) verteu por todo o aparelho; fuselagem, asas, cockpit...etc.  Deixo-vos com duas fotos do "antes e depois" e, sim, é o mesmo avião!!  Já vi manchas de óleo extensas mas isto é quase um "primário" de óleo!



O "Yellow 13" foi limpo, reparado e serviu até 1944, o que é uma vida útil bastante longa para um caça da Segunda Guerra Mundial.  O episódio mostra também a robustez dos motores radiais, numa situação destas um avião equipado com motor refrigerado a líquido (Spitfire/Merlin, Bf 109/DB 605 ou P-51/Allison) dificilmente regressaria à base antes do motor sobreaquecer.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
543 Visualizações
Última mensagem 11 de Julho 2015, 10:29:37
por brunodias
0 Respostas
817 Visualizações
Última mensagem 25 de Outubro 2015, 10:37:56
por pampa14
1 Respostas
989 Visualizações
Última mensagem 11 de Março 2016, 14:38:31
por Peterz_pt
TAP – Caixa Negra

Iniciado por TAP153 « 1 2 » TAP

25 Respostas
4937 Visualizações
Última mensagem 06 de Abril 2016, 17:01:55
por LXwing
0 Respostas
639 Visualizações
Última mensagem 30 de Novembro 2017, 14:27:39
por blabla

Total 86+0=86 ms, db 0 ms, php 86 ms