eascensao

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Episódio I - Preparação

A reserva ?
Díficil, com apenas a TAP a realizar os voos e com apenas 1 voo por dia os preços estão absurdos. Faz sentido ou compensa a utilização de milhas do programa de passageiro frequente, mesmo atendendo que, com essas milhas, só disponibilizam lugares em executiva.

A partir do (próximo) dia 1 de Julho o Governo Regional da Madeira oferecerá os testes PCR ao Covid-19 a todos os passageiros que cheguem à região e que não tenham já um teste feito nas últimas 72 horas.

Até lá o passageiro pode, à chegada, apresentar um teste PCR ao Covid-19 realizado há menos de 72 horas e mediante o resultado de um inquérito epidemiológico ser dispensado de quarentena preventiva ou terá de passar uns dias em unidade hoteleira.

Assim, o primeiro episódio deste novo normal é claramente a deslocação a laboratório e o encontro imediato de primeiro grau com uma zaragatoa.
É aqui, no exame/teste que se dá a primeira incongruência.
Em Lisboa não há quem faça colheitas ao Domingo. Para um voo na tarde de 3ª feira as hipóteses são a de fazer o teste no Sábado à tarde no limiar das 72 horas (e as opções reduzem-se) ou deixar para 2ª feira e arriscar que o resultado do mesmo fique disponivel a tempo (porque nenhum dos laboratórios contactados garante a resposta em 24 horas).

O teste foi realizado no Sábado às 18 horas (70 horas antes do voo).
E na manhã de Domingo, poucos minutos antes das 08:00, o telemóvel toca com um SMS e o resultado do mesmo.
Mas há que contactar o Laboratório porque um SMS sem indicação clara do remetente, embora com a identificação do utente e do resultado, não chegará para fazer fé junto das autoridades.
E, pese embora o Laboratório esteja fechado e os telefones dirigidos para um atendedor automático, alguém lê os e-mail e os resultados chegam pouco depois.
Resultados em pdf, com indicação da data do exame mas não da hora ... e as 72 horas ?

Passo seguinte, o preenchimento do inquérito epidemiológico online (que pode ser preenchido presencialmente à chegada).
Simples, conciso.
Dados e contactos do passageiro.
Morada habitual/permanente e enquanto na Região.
Data e origem do voo.
Identificação do voo e lugar.
Perguntas quanto ao motivo e 'situação clínica'.
Possibilidade de anexar resultado de exame Covid-19.
(e em Lisboa isto é feito em papel estando a estudar-se uma solução que permita o registo online)

E cerca de 1 hora (?) depois chega um e-mail com uma declaração para apresentar à chegada com a dispensa do confinamento obrigatório em unidade hoteleira.

Siga para o voo !

eascensao

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Episódio II - Preparação

72 horas antes do voo o habitual e-mail lembrando que o check-in online está disponível (e-mail automático recebido mesmo por quem tendo uma necessidade especial tem de fazer o check-in presencial, mensagem que recebe quando o tenta fazer).

12 horas antes do voo um e-mail informando que no voo será servido chá e café e que outros produtos estarão disponíveis para compra com pagamento por cartão de débito ou crédito.

Mas isto aplica-se a quem vai viajar em Executive ? Ou o e-mail é automático e não discrimina ?
Isto contraria todas as indicações do website quando menciona os serviços disponíveis em cada produto.
Isto contraria a opção disponivel em Executive de escolher uma refeição especial para o voo.
A rever, certamente ... mas daqui a pouco constatarei.

E, já agora, será mesmo esta a melhor altura para alterar um serviço obrigando a que o mesmo implique maior interacção do passageiro com a tripulação ? Não me parece.





Seguir-se-ia o download de 7 jornais/revistas para leitura a bordo.
Mas ainda não existe aplicação em/para Windows o que exclui a possibilidade de download e leitura, por exemplo, num Surface ... e já não tenho idade, paciência ou vista para os ler num iPhone.
Ah, e a nova aplicação iOS teima em não actualizar ou fazer login.
« Última modificação: 23 de Junho 2020, 04:05:24 por eascensao »


eascensao

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O telemóvel não gostou da água do mar, mesmo com esta a 24ºC e as fotos foram-se todas à vida.

Mas

Aeroporto de Lisboa
Aerogare quase vazia.
Check-in rápido.
Controlo de segurança e bagagem de mão igualmente rápido com apenas a sala do piso inferior a funcionar.
Loja principal do Free Shop aberta mas poucas mais (embora algumas tivessem a indicação de abrir on request.
Poucos cafés abertos.
Sinalização vertical e horizontal e informações de voz quanto às medidas de segurança.
Embarque com mais áreas sectores do avião, por manga, de trás para a frente do mesmo.
Mantém-se a prioridade para passageiros com deficiência e com crianças e a possibilidade de os passageiros em Executiva ou com cartão de passageiro frequente Silver/Gold embarcarem quando quiserem.

A bordo
Voo cheio.
Toalhete desinfectante entregue à porta.
ligeira alteração da demonstração de segurança no que toca à exemplificação do uso da máscara e do seu discurso que passou a incluir a informação de que os passageiros devem retirar a máscara que usam antes de colocar a máscara de oxigénio.
A refeição em Executiva foi uma box com Salada fria de salmão ou de presunto e tapenade de azeitona, Pão, Crackers e Queijo, Tartelete de maçã ou de chocolate, mini Nougat. E o habitual serviço (completo) de bebidas.
Na Económica (em toda a cabina) serviço simplificado de bebidas e Buy On Board (cujo menu está afixado nas paredes laterais do trolley e não cheguei a ver).
Em conversa breve com a tripulação a opinião de que não terá sido a melhor altura para esta implemntação porquanto faz com que o serviço leve mais tempo e aumenta a interacção com o passageiro.

Aeroporto do Funchal
A primeira triagem tem a ver com quem preencheu préviamente (online) o inquérito e quem não o fez, recebendo os primeiros o comprovativo do mesmo para entrega à saída e tendo os segundos que o fazer nas (muitas) mesas disponiveis para o efeito.
Após a recolha da bagagem a segunda triagem tem a ver com quem fez nas últimas 72 horas o Teste PCR Covid-19 e quem o não fez, passando os primeiros por uma verificação de documentos (inquérito e resultado do teste) e temperatura e sendo os restantes sob controlo/vigilância policial encaminhados para autocarro e unidade hoteleira.


É a nova realidade.
Máscara e Desinfecção. 
Tirando o incómodo do uso da máscara ... nada de muito novo.

eascensao

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O regresso

Aeroporto do Funchal da Madeira

Poucos voos, poucos passageiros, 2 balcões de check-in abertos.
Passagem rápida através da segurança.
Apenas a loja principal do Duty-Free aberta e apenas 1 café aberto (com pouca escolha, sobretudo para um voo BOB, e preços muito pouco convidativos). Nas máquinas, em termos de comida, apenas chocolates e batatas fritas.
Melhores condições de espera, sobretudo devido ao terraço ao ar livre onde é possível retirar a máscara.


No voo, Embraer 195 da Portugália

Embarque rápido, às duas portas, sem distribuição inicial de toalhetes à porta de trás "por falta de hábito".
Poucos, senão mesmo nenhuns, passageiros a adquirirem bebidas ou snacks.
Distribuição, preenchimento e recolha de formulário da DGS com informações e contacto dos passageiros.


Aeroporto de Lisboa

Estacionamento remoto, mas com escadas apenas à porta da frente por terem chegado 5 aviões quase simultaneamente.
Atraso previsto para Assistência MyWay de 30 minutos pelo mesmo motivo. Passageiros com mobilidade reduzida a optarem por descer as escadas com a consequente espera para os restantes no autocarro.
Entrega rápida de bagagens num Aeroporto quase deserto.
Embarque rela
« Última modificação: 03 de Julho 2020, 08:26:34 por eascensao »


Jfilipe

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O regresso

Aeroporto do Funchal da Madeira

Poucos voos, poucos passageiros, 2 balcões de check-in abertos.
Passagem rápida através da segurança.
Apenas a loja principal do Duty-Free aberta e apenas 1 café aberto (com pouca escolha, sobretudo para um voo BOB, e preços muito pouco convidativos). Nas máquinas, em termos de comida, apenas chocolates e batatas fritas.
Melhores condições de espera, sobretudo devido ao terraço ao ar livre onde é possível retirar a máscara.


No voo, Embraer 195 da Portugália

Embarque rápido, às duas portas, sem distribuição inicial de toalhetes à porta de trás "por falta de hábito".
Poucos, senão mesmo nenhuns, passageiros a adquirirem bebidas ou snacks.
Distribuição, preenchimento e recolha de formulário da DGS com informações e contacto dos passageiros.


Aeroporto de Lisboa

Estacionamento remoto, mas com escadas apenas à porta da frente por terem chegado 5 aviões quase simultaneamente.
Atraso previsto para Assistência MyWay de 30 minutos pelo mesmo motivo. Passageiros com mobilidade reduzida a optarem por descer as escadas com a consequente espera para os restantes no autocarro.
Entrega rápida de bagagens num Aeroporto quase deserto.
Embarque rela

Bom dia,
E os Lounges da TAP em lisboa e Madeira estavam abertos?

fxgaveiro

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Bom dia,
E os Lounges da TAP em lisboa e Madeira estavam abertos?

Disseram-me que o lounge da TAP na Madeira fechou de vez. Alguém confirma?

eascensao

  • Mensagens: 611
Os Lounge de Lisboa e do Funchal estavam ambos encerrados.

No Lounge do Funchal o cartaz da porta dizia Temporáriamente Encerrado.

Jfilipe

  • Mensagens: 110
Os Lounge de Lisboa e do Funchal estavam ambos encerrados.

No Lounge do Funchal o cartaz da porta dizia Temporáriamente Encerrado.

Obrigado pela informação.
Vou recomeçar este mês as minhas 3/4 viagens por mês para as ilhas e esta informação dos Lounges para mim é super importante porque tento sempre almoçar / Jantar neles, poupando assim tempo e algum €€€€ :) :) :)

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