Spark

• Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Sim toto1100, pelo seu conceito a IATA 'é' um 'cartel' (como qualquer associação, como a Comercial do Porto etc) mas que não manda nos seus membros, são os seus membros que em conjunto definem as regras por voto.

Chamar à ACP de cartel já é esticar a corda... não vale tudo para defender aquilo em que acreditamos (bem ou mal).

op59980

Não fui eu que chamei de cartel a uma associação. Para mim são todas iguais até prova em contrário em tribunal.
Cpts,
op59980

nunopinheiro

Santo Deus.. que confusão vai nessas cabeças... Ver o que é a cartelização...  Nem todos os cartéis são de Medelim... E não era por traficar droga que se lhe chamava de cartéis...

https://en.wikipedia.org/wiki/Cartel
« Última modificação: 15 de Julho 2020, 11:54:55 por nunopinheiro »

MiguelRei

• Moderador
Já agora, eu não quero apanhar o voo LIS-OPO porque já tinha comboio marcado Lisboa-Porto (que é muito mais conveniente)

Se eu faltar ao comboio da CP (supondo que nao cancelo o bilhete), a história e a mesma?

Rex

Sinceramente não entendo tanta discussão com isto, se faz parte das condições...  só seria polémico se comprassem levados ao engano pensando que poderiam fazer determinada coisa que afinal não podem.

Ou vocês quando vão a um supermercado e tem uma promoção Leve 3 coisas de 1€ por apenas 2€, chegam à caixa e queixam-se que tem o direito de comprar apenas um ao preço da promoção para 3?
« Última modificação: 15 de Julho 2020, 11:58:57 por Rex »

nunopinheiro

Rex mas alguem disse isso? que comparação mais mal feita

Melhor feita...
vão a um supermercado e tem uma promoção Leve 3 coisas de 1€ por apenas 2€, chegam à caixa e queixam-se que tem o direito de comprar apenas um por 2€? e o tipo da caixa não deixa e obriga o cliente a levar 3...

Contratos com clausulas ilegais é mato, só porque alguém assina um contrato não quer dizer que vendeu a sua alma ao diabo...
« Última modificação: 15 de Julho 2020, 12:01:24 por nunopinheiro »

toto1100

Sinceramente não entendo tanta discussão com isto, se faz parte das condições...  só seria polémico se comprassem levados ao engano pensando que poderiam fazer determinada coisa que afinal não podem.

Ou vocês quando vão a um supermercado e tem uma promoção Leve 3 coisas de 1€ por apenas 2€, chegam à caixa e queixam-se que tem o direito de comprar apenas um ao preço da promoção para 3?

Aquilo o exemplo seria: pagamos as 3 mas como so queríamos 2 deitamos um fora. Mas vem o gerente e diz-nos: não pode fazer isso tem que consumir os 3.

Rex

Mas clausula ilegal por sair aonde não pode? Ilegal deveria ser o acto em si sem uma justificação para tal, pois pode até ser um problema de segurança... desde Lockerbie.

toto1100

Por tentar controlar o que um cliente faz com o produto que já pagou.
Ja demos aqui varios exemplos: sair do cinema ou do estadio a meio do filme/jogo. Nao comer a sobremesa já paga num menu fixo. Etc., etc.
E como já referimos já em vários casos foram consideradas ilegais, por isso não é propriamente absurdo o conceito.

A segurança não pode ser justificação para todos os abusos também. Ou vao ser ilegais todos os no shows? É que o princípio é o mesmo... e sendo assim nestes ultimos meses tinham muitos para investigar.
Se é por causa das malas, as companhias ja tem de assegurar que nao vao malas nos voos cujos passageiros nao estão a bordo.
« Última modificação: 15 de Julho 2020, 12:19:51 por toto1100 »

toto1100

Não fui eu que chamei de cartel a uma associação. Para mim são todas iguais até prova em contrário em tribunal.

Nao, fizeste pior :) Pegaste num exemplo de uma associação completamente diferente e disseste que era a mesma coisa.
É +/- isto: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Straw_man

op59980

Repito - são todas iguais até prova em contrário em tribunal.
« Última modificação: 15 de Julho 2020, 12:46:34 por op59980 »

Cpts,
op59980

Spark

• Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Mas clausula ilegal por sair aonde não pode? Ilegal deveria ser o acto em si sem uma justificação para tal, pois pode até ser um problema de segurança... desde Lockerbie.

Mas quem é que disse que não pode sair? Tanto pode sair que sai...  ???

Por algum motivo não há autoridades a controlarem estas situações... porque não são ilegais, ...?

padilhasantos

• Who cares?
Quem diria que um assunto tão trivial daria tanta conversa..

Ah esperem, estamos no Forum Aviação onde todos os assuntos acabam por sofrer reviravoltas surpreendentes! Welcome to the Twilight Zone...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
12 Respostas
2382 Visualizações
Última mensagem 09 de Junho 2015, 23:47:16
por brunodias
8 Respostas
1806 Visualizações
Última mensagem 03 de Outubro 2014, 09:44:59
por Tiago Maia