Nunoj

  • Mensagens: 67

Spark

  • Mensagens: 6026
    • Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Citação
Avião Canadair despenha-se no Gerês. Piloto morreu

Avião português caiu em zona montanhosa, após operação de reabastecimento de água. Fogo deflagrou pelas 5h em Lindoso, Ponte da Barca.

Um avião Canadair CL215 português que combatia um fogo no Parque Nacional da Peneda-Gerês despenhou-se na Barragem do Alto do Lindoso, fazendo um morto, um piloto português com 65 anos, e um ferido grave, de 39 anos e de nacionalidade espanhola, de acordo com a Protecção Civil.

O piloto morreu no local, após paragem cardiorrespiratória, apesar das tentativas realizadas pelos elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), enquanto o ferido grave foi assistido no local e transportado para o Hospital de Viana do Castelo. Uma equipa de psicólogos foi accionada para o local, refere a Protecção Civil em comunicado.

Pelas 11h16, após uma operação de reabastecimento de água, o Canadair, sediado no centro de meios aéreos de Castelo Branco, “despenhou-se numa zona montanhosa”, disse Pedro Araújo, comandante da Protecção Civil, à TVI24. O acidente ocorreu em “território espanhol, a cerca de um a dois quilómetros da fronteira portuguesa”, de acordo com a Protecção Civil.

O incêndio tem uma frente que evolui favoravelmente, ao contrário de uma outra à qual “não há acesso por meios terrestres”, segundo Pedro Araújo. Cento e seis operacionais, 29 viaturas e dez aeronaves, portuguesas e espanholas, combatem este sábado um incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês, que deflagrou pelas 5h em Lindoso, Ponte da Barca.

As condições meteorológicas, com humidade “muito reduzida”, e a orografia dificultam o combate ao fogo. “Não temos nenhuma habitação em risco, aquilo que arde é pinhal e mato e não prevemos nas próximas horas que o incêndio venha a afectar habitações”, disse Pedro Araújo à TVI24.

O GPIAAF – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários já foi notificado do acidente e está a enviar para o local uma equipa para dar início às diligências.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo explicou à Lusa que algumas das nove aeronaves “são de coordenação e não de combate” e que o total de meios e operacionais no terreno inclui portugueses e espanhóis, pois o incêndio afecta a freguesia de Lindoso e “a zona de Lindos”, em Espanha.

A mesma fonte disse desconhecer de que lado da fronteira teve início o fogo, notando que o CDOS apenas recebeu o alerta do incêndio do lado português, pelas 5h19. De acordo com o CDOS, “não há habitações em perigo”.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2172
O Canadair até ficou bastante "intacto" tendo em conta o terreno onde caiu.

Jorge78

  • Mensagens: 2826
A parte mais danificada é o cockpit.

Este ano está a ser terrível em número de mortes de operacionais no combate aos incêndios.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6198

.....Este ano está a ser terrível......

Acho que é a melhor forma de descrever este ano, em práticamente todos os aspectos...;(
« Última modificação: 08 de Agosto 2020, 15:43:55 por nunopinheiro »


antoniofigueiredo

  • Mensagens: 28
Paz à sua alma e os meus sentimentos à família enlutada.

Cumprimentos

JSilvazito

  • Mensagens: 363
Apenas desejo que a alma deste aviador esteja em paz e que a família tenha toda a coragem deste mundo para lidar com esta tragédia e com a dor da sua perda.
Sem querer suscitar polémica, não posso deixar de expressar o seguinte:
Quando há concursos públicos para o aluguer de meios aéreos e os valores aparecem na comunicação social levanta-se logo o Carmo e a Trindade porque o valor é enorme, é agiotagem, um absurdo e por aí a fora, discurso vindo essencialmente de áreas políticas e sociais mais ou menos definidas.
Pois é, só que depois, infelizmente, acontecem estes tristes acidentes, perde-se a aeronave e o dispositivo recebe rapidamente uma outra aeronave. Está no contrato, faz parte. Quando se perdeu um Kamov ou um B3 será que isso também aconteceu assim? e se todos os aparelhos acidentados nos últimos anos fossem do estado, qual seria actualmente a dimensão da frota?
Não defendo, tanto que nada tenho a ver com isto excepto o gostar muito de aviação, estes negócios e contratos e até acho que o estado ( a FAP ) deveria ter uma estrutura-base que comportasse boa parte das aeronaves de asa fixa e rotativa para combate a incêndios, socorro no mar e emergência médica, de sua propriedade e operadas por si, mas nessa estrutura também deverá caber o aluguer, sobretudo em determinados períodos, apesar do custo não poder ser baixo.
Cumprimentos,

tareias77

  • Mensagens: 4874
Infelizmente mais uma morte a lamentar e um ferido grave no cumprimento do dever. Por acaso alguém tem ideia a que país pertence este Canadair? A Força Aérea Espanhola tem uma esquadrilha de Canadair dedicada ao combate a incêndios e SAR.

brunodias

  • Mensagens: 5277
Era matricula espanhola, mas alugado há proteção civil

LAMPUKA

  • Mensagens: 193
As notícias de hoje, a confirmarem-se, deixam-me perplexo. 3h para fazer chegar ajuda via aérea???
Não haviam meios adequados a este tipo de salvamento por perto???
Andámos a brincar, andam a brincar com a vida das pessoas. Hoje não deveria existir nenhum meio aéreo a combater incêndios.
As vítimas sairam pelos seus próprios meios e agonizaram horas há espera da ajuda. Nem quero acreditar/imaginar.
E agora acontece o mesmo de sempre,  abrem um inquérito,  vão averiguar... e dá em nada.
Paz à sua alma e melhoras ao sobrevivente.
O resto é uma vergonha, do tamanho dos incêndios.
Andamos a preparar operações de segurança para a possível vinda para o país de um ladrão e depois deixámos morrer desta forma os que nos defendem.
Pobres de nós...

Spark

  • Mensagens: 6026
    • Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
É triste, se se confirmar...  :(

Em condições normais, a ajuda e salvamento costumam estar a quanto tempo de distância? Alguém sabe?

brunodias

  • Mensagens: 5277
Se for a força aerea a fazer o heli mais perto custuma estar em Ovar, digo custuma porque desde que chegaram o koalla não sei como funciona, mas deve ser semelhante e penso que é alerta de 30minutos
Se for o merlin do Montijo só desde o alerta até descolar são 30minutos

Agora do lado espanhol devia haver algo mais perto digo eu

Ricardo Ferreira

  • Mensagens: 90
Julgo que o Pesca 1 veio de Vigo.

De lamentar a morte do Cte Jardim. Uma pessoa íntegra, amigo do seu amigo e um aviador de mão cheia. Tive o privilégio de ter feito o meu voo base com ele há muitos anos atrás e o que escrevo não são palavras ocas... Que descanse em paz...

lrad

  • Mensagens: 1235
Infelizmente mais uma morte a lamentar e um ferido grave no cumprimento do dever. Por acaso alguém tem ideia a que país pertence este Canadair? A Força Aérea Espanhola tem uma esquadrilha de Canadair dedicada ao combate a incêndios e SAR.
Era matricula espanhola, mas alugado há proteção civil

Reino Unido

antoniofigueiredo

  • Mensagens: 28
O INEM diz que demorou 1 hora a chegar e não 3 horas. Difícil foi o acesso ao local do acidente.

Cumprimentos

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
1173 Visualizações
Última mensagem 02 de Julho 2014, 10:25:48
por lockheed
0 Respostas
791 Visualizações
Última mensagem 19 de Fevereiro 2015, 14:37:27
por CT2KBX
2 Respostas
893 Visualizações
Última mensagem 08 de Abril 2015, 20:06:04
por superpiloto
5 Respostas
1038 Visualizações
Última mensagem 04 de Novembro 2015, 18:52:44
por brunodias
2 Respostas
1153 Visualizações
Última mensagem 20 de Janeiro 2017, 17:26:40
por PauloBR

Total 113+0=113 ms, db 0 ms, php 113 ms