VidocQ

Um colega meu hoje de manhã chamou-me a atenção para isto, que ele achou chocante  :o , mas eu apenas achei que era engraçado  ;D
https://simpleflying.com/boeing-747-400-floppy-disk-updates/

https://www.theregister.com/2020/08/10/boeing_747_floppy_drive_updates_walkthrough/
A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / A223 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN / DY

toto1100

Se o avião foi desenvolvido nos anos 80 nao se percebe exatamente a estranheza.
Mas como o que interessa é o clickbait, so la no fim do artigo, depois de 300 reclames, é que lá se lembram de dizer isso.

nlopes

o sistema de entretenimento da BA nos 747 ainda era de cassete. Vi há uns 2 anos um rack cheio de leitores de cassetes :)

Caravelle

Nada do outro mundo. Talvez até há 3 anos a frota TAP também era carregada assim.

Bons voos.
Daily flights to
EUROPE - AFRICA - AMERICAS

toto1100

Uma cassete é um meio bastante eficiente e durável de transportar informação. A desvantagem é a falta
de rapidez para aceder a informação aleatoriamente (é preciso puxar a fita para trás e para a frente!), o que para o caso é irrelevante porque isso é copiado tudo a eito para o sistema do avião.

A Amazon (e imagino que a Microsoft e a Google também) nos EUA tem camiões que usam cassetes/fita para transportar backups para fazer upload para as respetivas "cloud": https://aws.amazon.com/snowmobile/#:~:text=AWS%20Snowmobile%20is%20an%20Exabyte,by%20a%20semi-trailer%20truck.
Para backup offline de longa duração também é costume usar cassetes: https://qz.com/1561878/google-amazon-and-microsoft-turn-to-magnetic-tape-storage-technology-to-back-up-their-clouds/

Seria era espectacular descobrir que o software dos 747-400 era feito em fibras de tecido (vulgo, linha de coser) e cosido fisicamente por operarios texteis dentro do computador, como era o caso dos modulos lunares do programa Apollo:  https://en.m.wikipedia.org/wiki/Core_rope_memory
Isso sim, seria qualquer coisa!

brunodias

Num outro canal brasileiro, foram ao 320neo da azul e tem lá as disquetes também, já não tem o leitor, mas as disquetes continuam a ir com os aviões

eduopo

o sistema de entretenimento da BA nos 747 ainda era de cassete. Vi há uns 2 anos um rack cheio de leitores de cassetes :)

Caro Nlopes,

Os leitores ainda estão lá, mas há varios anos não se utilizam.
Os que não foram retrofitados tinham IFE sistema Rockwell Collins (identico ao dos 330 da TAP mais antigos) - que apenas dá para mudar de canal.
A maioria dos 747 que a BA tem/tinha nos últimos 2/3 anos já tinham IFE PANASONIC  - IFE “touch” comum nos avioes mais modernos.
« Última modificação: 18 de Agosto 2020, 19:43:05 por eduopo »

Caravelle

Os que não foram retrofitados tinham IFE sistema Rockwell Collins (identico ao dos 330 da TAP mais antigos) - que apenas dá para mudar de canal.

A TAP no longo curso sempre utilizou Panasonic, mas efectivamente os sistemas dos aviões mais antigos eram broadcast em vez de video on demand.

Bons voos.
Daily flights to
EUROPE - AFRICA - AMERICAS

berto_opo

Quando vi o título do tópico, lembrei-me de um vídeo que já tinha visto num canal de aviação no youtube.

É a propósito dos updates em disquete...

Já agora, fica aqui o vídeo do canal Aviões & Músicas.
Abraço,
Berto_opo (Alberto)

Ricardo Ferreira

Fiz muitos updates à db do fms do Learjet 45. Voei um modelo antigo e um mais recente. O antigo usava 3 disquetes (base de dados EMEA) enquanto o mais recente já usava 1 Zip drive. Noutros modelos de avião usávamos um CD num portátil e depois por cabo fazíamos a actualização; mais recentemente usamos uma pen para todo o tipo de actualizações. Interessa dizer que cada actualização completa (a dos 28 dias) já leva quase 1gb de informação entre fms efb terreno etc

toto1100

Txiii, zip drives. Ao tempo que nao ouvia falar disso.

Ricardo Ferreira

Na altura era o topo da sapatilha não ter de usar as 3 disquetes 😁

Se tivesse a base de dados mundial (que provavelmente nem cabia) deveriam ser umas 10

nunopinheiro

Ainda me alembra, da minha inveja do meu vizinho que tinha um computador com um disco rígido com uns estratosféricos 20 Mb :P.
Na minha cabeça--- wow isso são 40 disquetes, sim 40, as disquetes de alta densidade era para gente rica :D.

Agora tenho uma NAS com 16 terra e parece pouco...
« Última modificação: 28 de Agosto 2020, 11:12:10 por nunopinheiro »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
2623 Visualizações
Última mensagem 21 de Outubro 2015, 19:01:33
por rasac
3 Respostas
2051 Visualizações
Última mensagem 26 de Fevereiro 2015, 09:32:14
por lockheed