Flyz

Mais alguém acha que poderá haver aqui um conflito de interesses???

https://amp.expresso.pt/economia/2020-09-21-Aviacao-Boston-Consulting-esta-a-assessorar-a-reestruturacao-da-SATA

Boston Consulting Group (BCG) tem estado muito ativa em Portugal e está a assessorar as duas companhias aéreas portuguesas na reestruturação que ambas têm em curso, a TAP e a SATA. A consultora está desde maio com a SATA, que, tal como a TAP, tem de apresentar em Bruxelas um plano de reestruturação até ao final do ano.

A companhia aérea dos Açores confirmou ao Expresso que BCG está há cerca de cinco meses a apoiá-la.

A SATA recebeu luz verde da Comissão Europeia para um auxílio de Estado no montante de 133 milhões de euros e, assim como a TAP, foi obrigada a avançar para um plano de reestruturação. A companhia regional, presidida por Luís Rodrigues, tem outro desafio pela frente, provar que os aumentos de capital feitos depois de 2017 não são ilegais e não desrespeitaram as regras comunitárias. O Governo Regional dos Açores tem até ao fim de setembro para esclarecer Bruxelas.

O montante em causa são cerca de 49 milhões de euros, apurou o Expresso, e estão envolvidos dois aumentos de capital.

A companhia estatal açoriana vai ter de explicar porque razão considera que a injeção de capital feita desde 2017 cumpriu as regras comunitárias e não foi uma ajuda pública, que carecia de aprovação prévia da Comissão.

A consultora está envolvida em dois processos de reestruturação de empresas que foram atingidas em cheio pela pandemia e que enfrentam o desafio de, por um lado, satisfazerem as regras impostas por Bruxelas para quem recebe apoio, e por outro sobreviver num sector fortemente competitivo e em profunda crise.

A BCG foi também a consultora selecionada para a elaboração do plano de reestruturação da TAP. Já trabalha com a companhia desde 2015, após a privatização. Sindicatos e Comissão de Trabalhadores não ficaram satisfeitos com a escolha, e temem que a sua proposta passe por diminuir consideravelmente o tamanho da TAP. Os trabalhos começaram a 17 de agosto
« Última modificação: 22 de Setembro 2020, 09:27:20 por Flyz »

LAMPUKA

Não se largam... deve ser amor 🥰🥰🥰

LAMPUKA

Agora mais a sério,  revela se calhar um pouco do nosso país.
Mesmos mercados, mesmas rotas, mesmos consultores,  mesmos aviões,  mesmos resultados,  enfim, parece que ninguém tem ideias diferentes.
Se pensarmos um pouco, se calhar não será de estranhar também serem sempre os mesmos partidos e as mesmas personagens.
Comodismo?

TAP153

A BCG já foi escolhida pela TAP em situações anteriores..... enfim

Bremem

E a receita é sempre a mesma. Uns planos bonitos e as tretas do costume.
Mais do mesmo.

jferreira20

O conflito de interesses existe se na BCG houver gente desonesta.

Na minha vida anterior, fui auditor. A empresa onde eu trabalhava auditava duas instituições bastante conhecidas de um desporto que começa por fute e acaba em bol e que tinham tanta ou mais exposição mediática que a SATA ou até a TAP. Eu auditava uma delas e tornei-me amigo pessoal da pessoa que auditava a outra.

Nunca, mas nunca mesmo foram partilhadas quaisquer informações. Nunca, tive acesso a pastas de trabalho, física ou virtuais da outra entidade. Nunca.

brunodias

Não haverá alguem ali pelo meio que seja "meio conhecido"?

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
O conflito de interesses existe se na BCG houver gente desonesta.

Na minha vida anterior, fui auditor. A empresa onde eu trabalhava auditava duas instituições bastante conhecidas de um desporto que começa por fute e acaba em bol e que tinham tanta ou mais exposição mediática que a SATA ou até a TAP. Eu auditava uma delas e tornei-me amigo pessoal da pessoa que auditava a outra.

Nunca, mas nunca mesmo foram partilhadas quaisquer informações. Nunca, tive acesso a pastas de trabalho, física ou virtuais da outra entidade. Nunca.

Não ponho em dúvida a sua honestidade mas é um erro assumir que outros se regem pelos mesmos príncípios.  Se todos fossem honestos (empresas, instituições, pessoas individuais) pouca necessidade haveria de policias, orgãos reguladores, tribunais, investigação, etc...  Infelizmente não vivemos nesse mundo.

E quanto á premissa de que "O conflito de interesses existe se na BCG houver gente desonesta", bom, basta ver o currículo da empresa e os negócios onde esteve envolvida para retirar conclusões.  Aliás, neste tipo de empresa a pergunta será; há por aí alguém honesto?

Franmed

Plano para ser apresentado e colocado no lixo com tantos outros

Ninguém sabe o que vai acontecer daqui a 2/3 meses, muito menos daqui a 6/7

Não há outra solução senão a fusão SATA/TAP....

Não há nada que a SATA faça que não possa ser feito pela TAP

brunodias

Para quem queria mais despesa na sata, ao ter 1 frota mais variada, algo mudou

Franmed

Tem razão, todas as companhias deveriam ter apenas 1 modelo

A Lufthansa deve ser mesmo burra ao ter B747, A380, etc..,
« Última modificação: 22 de Setembro 2020, 22:00:03 por Franmed »

TAP153

Bem a DLH vai parquear os ultimos A380 e vai manter os B744 e B78i
« Última modificação: 22 de Setembro 2020, 22:24:51 por TAP153 »

brunodias

Tem razão, todas as companhias deveriam ter apenas 1 modelo

A Lufthansa deve ser mesmo burra ao ter B747, A380, etc..,

Bem segundo o site da lufhtansa só na neles sem regionais e grupo são só 285 aviões, 1 numero muito baixo em relação há frota da sata

Quando alguem não entende economias de escala....................................

VTO

Acho bem. Nada melhor que a Boston Consulting para resolver a rota da discórdia... Boston!

brunodias

Mas por ser para ti ainda te vou ajudar mais

Lufhtansa
Airbus temos a319 a320 a321 a333, a343 a346 a350 a380, todos tem algo em comum o cockpit apresenta poucas diferenças, e passar dos 32x para o resto são 2 ou 3 dias de curso, ou seja no fundo é 1 type rating com algumas alterações e 1 linha de manutenção com algumas alterações

Depois na boeing tem 747 e 748, e se o type rating não for o mesmo, deve ser mais umas horas para diferenças, e 1 linha de manutenção

Que burros praticamente 2 type rating e 2 linhas de manutenção em 285 aviões

Agora na sata

a320 321 e 321lr, mesmo type rating e mesma linha manutenção e os bombardier outros type rating e outra linha manutenção

Agora no teu mundo
a321
a220
dhc8 400
Outro no lugar do dhc8 200

4 type rating e 4 linhas de manutenção

Que esperteza, alemães loucos, vai se la entender como a lufhtansa da lucros
« Última modificação: 22 de Setembro 2020, 23:09:55 por brunodias »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
952 Visualizações
Última mensagem 23 de Julho 2014, 23:25:19
por iloper
13 Respostas
2080 Visualizações
Última mensagem 26 de Agosto 2014, 20:36:47
por César