nlopes

Fonte: https://brighterfuture.joseneves.org/BrighterFuture/Profissoes?Tab=1

Os pilotos da TAP bem podem refilar.. os controladores de tráfego ganham quase €700 a mais por mês..
« Última modificação: 26 de Setembro 2020, 18:02:47 por nlopes »

nlopes

Acho ainda interessante que a 2ª profissão mais bem paga do país tenha a reforma subsidiada pelos outros Portugueses todos.
Têm direito a reforma antecipada, mas não descontam mais por isso. Ridículo!

Gostava de ver as contas de quanto é que o estado perde por cada controlador de tráfego.

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Conversa da treta.  Por esta lógica, a profissão que estiver em 4ª posição vai querer ganhar o mesmo dos pilotos que estão na 3ª e os controladores também se vão queixar que deviam ganhar o mesmo que os desportistas.

E duvido muito destas contas; a esmagadora maioria dos desportistas profissionais ganha uma miséria mas como existe uma elite que ganha milhões, a média até parece elevada.

Capitão do Fim

Acho ainda interessante que a 2ª profissão mais bem paga do país tenha a reforma subsidiada pelos outros Portugueses todos.

Gostava de ver as contas de quanto é que o estado perde por cada controlador de tráfego.

Que raio de raciocinio. A reforma dos controladores é paga pelos mesmos através dos seus descontos, tal como todos os Portugueses (o que até nem é bem verdade, dado que há Portugueses que recebem reformas sem terem sequer descontado).

Mas sigamos o seu raciocinio, que suponho ser "Só se deve receber a reforma na porporção do que se descontou". Onde é que os controladores não o fazem?

E que contas é que quer ver? A quantidade de descontos que fizeram ao longo das suas vidas vs o que irão receber desde o momento que se reformam até ao fim da sua vida?

Conversa da treta, de facto.

nunopinheiro

Profissão de desgaste rápido... E até concordo que seja... Mas efectivamente recebem mais do que qualquer outro com um nível equivalente de descontos...

#nota algumas profissões são efectivamente de desgaste rápido e todos nós devemos apoiar estas.
Não invejo QQ controlador aéreo...

Por outro lado as bordadeiras da madeira também são consideradas profissões de desgaste rápido... E.... Pois...
« Última modificação: 26 de Setembro 2020, 23:21:43 por nunopinheiro »

Jetstream

Profissões que mais ganham....em rendimentos declarados!! ;)

nlopes

Que raio de raciocinio. A reforma dos controladores é paga pelos mesmos através dos seus descontos, tal como todos os Portugueses (o que até nem é bem verdade, dado que há Portugueses que recebem reformas sem terem sequer descontado).

Mas sigamos o seu raciocinio, que suponho ser "Só se deve receber a reforma na porporção do que se descontou". Onde é que os controladores não o fazem?

E que contas é que quer ver? A quantidade de descontos que fizeram ao longo das suas vidas vs o que irão receber desde o momento que se reformam até ao fim da sua vida?

Sim, exactamente essas contas. Quanto descontaram ao longo da vida e quanto é recebem de volta em reforma. O estado perde com a maioria das pessoas porque o sistema de reformas foi desenhado para funcionar em pirâmide, assumindo que a população aumenta de forma infinita. Claro que deu buraco.

Os controladores de tráfego reformam-se mais cedo que as outras pessoas, pelo que recebem mais do estado em termos de reforma. Para ser equitativo deveriam descontar uma % maior porque trabalham menos anos (descontam menos) e reformam-se mais cedo (recebem mais). Como não é o caso, as restantes pessoas estão a subsidiar a reforma destes profissionais. São contas simples.

nlopes

Conversa da treta.  Por esta lógica, a profissão que estiver em 4ª posição vai querer ganhar o mesmo dos pilotos que estão na 3ª e os controladores também se vão queixar que deviam ganhar o mesmo que os desportistas.

Estava só a trolar. Da próxima vez que algum piloto da TAP reclamar que ganha mal, mando-o logo passear.
Sou a favor de bons ordenados. Mas a diferença entre ordenados de certas profissões em Portugal e no estrangeiro parece-me bastante simpática para os pilotos. Na minha área a diferença é 2-10x (não é %!) mais em Inglaterra vs Portugal. Os pilotos da TAP estão muito mais próximos dos congéneres da BA, por exemplo.

E duvido muito destas contas; a esmagadora maioria dos desportistas profissionais ganha uma miséria mas como existe uma elite que ganha milhões, a média até parece elevada.

Não há nada para duvidar. São salários médios.
Concordo que no caso de desportistas o intervalo seja maior, mas no caso de pilotos serão esmagadoramente funcionários da TAP.

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Sim, eu não estava a dizer que a "conversa da treta" era sua.  Só que este tipo de estudos são demasiadas vezes usados sem nexo e com uma agenda específica por trás.

Carlos Manuel

Que estudo sem qualquer validade e completamente desfasado da realidade.

Os membros dos Conselhos de Administração das EDPs, das SONAEs, da Altice ou de qualquer um dos bancos ganham menos que um piloto ou um controlador de tráfego aéreo?

Até um director ou membro de um CA de uma consultora ( pwc, Deloitte, KPMG, Accenture,... ) em Portugal ganha mais que os referidos.

Para além disso, a média dos futeboleiros anda nessa ordem de grandeza porque temos uns quantos em Portugal que ganham entre 1-2M€/ano net. Porque a maioria dos futeboleiros ganha menos que 10% disso.

Qual é o objectivo de publicaram essas parvoíces aqui no fórum ?

nlopes

Está aqui a ficha técnica: https://joseneves.org/pt/ficha-tecnica-brigther-future/

De notar que os valores são médias. Não apresentam os mínimos/máximos.

Penso que o objectivo deste estudo é dar a conhecer aos jovens e respectivos pais quais são as profissões que pagam melhor (e em teoria com mais procura). Parece-me útil.

toto1100

Os membros dos Conselhos de Administração das EDPs, das SONAEs, da Altice ou de qualquer um dos bancos ganham menos que um piloto ou um controlador de tráfego aéreo?

Ser membro de um conselho de administração não é uma profissão, é um cargo. Logo, nao teria lugar nesta analise.
Efetivamente os resultados sao enviesados porque o 1o lugar é altamente influenciado pelos futebolistas de 3 clubes - mas isso também era facil de resolver, era só usar a mediana ou retirar os 1% de cima e de baixo e já devia ficar mais normal.

Mas agora estudos sobre salarios medios em profissoes é uma coisa que se faz amiude por todo o mundo, nao se percebe muito bem o espanto.
Em Portugal nao conheço nenhum (mas é possivel que haja), mas é bastante comum p.e. universidades por esse mundo fora publicarem estatisticas deste genero sobre o que os seus graduados ganham ao fim de 5, 10, 15 anos - em Portugal cheguei a ver faculdades a publicarem taxas de empregabilidade ao fim de X tempo, salarios confesso que nunca vi (mas obviamente nao quer dizer que nao existam).

nunopinheiro

Esta conversa dos salários é muito complicada, para mim que quase sempre trabalhei no privado e que o salário é sempre negociado caso a caso  entre empregador e empregado. Salários elevados são quase sempre resultado do ponto que agrada a ambas as partes. E da capacidade negocial destas...

Aí a minha posição anda perto da do jogador de futebol. é um processo de negociação. eu com o poder negocial de quanto me oferecem fora da empresa, a empresa com o poder negocial de serem uns porreiros mas unhas de fome que querem pagar o mínimo possivel.

Nos contratos mais genéricos e estruturados e formatados, então joga o pode negocial dos sindicatos/Comissões de trabalhadores. mas no fundo é parecido. apenas a escala muda.

Se é justo? depende do ponto de vista... podemos fazer o argumento do ponto de vista do valor que um empregado individual (ou grupo de) trás para uma empresa e que este/s deve ser recrescidos convenientemente, ou olhar para a falta de justiça para o salário da senhora que trabalha 40 horas por semana a limpar escritórios e mal tem dinheiro para pagar a renda de casa..

Pessoalmente nunca me chateou alguém ganhar muito dinheiro, cheteia-me sempre muito mais os que ganham pouco e que mal têm para pagar as contas do dia a dia..
« Última modificação: 29 de Setembro 2020, 14:34:20 por nunopinheiro »

Capitão do Fim

Chama-se mercado, ou lei da oferta e da procura. Basicamente, o mesmo raciocínio que se aplica aos vencimentos dos jogadores e treinadores de futebol aplica-se também às restantes profissões. É curioso como poucos são os que criticam por exemplo Jorge Jesus e o seu vencimento, mas atiram pedras a controladores de tráfego aéreo ou pilotos, quando a lógica dos vencimentos é similar.

Concordo em absoluto com o NunoPinheiro:
Pessoalmente nunca me chateou alguém ganhar muito dinheiro, cheteia-me sempre muito mais os que ganham pouco e que mal têm para pagar as contas do dia a dia..

eascensao

Só algumas notas gerais :
- Os Controladores de Tráfego Aéreo, como todos, descontam uma percentagem (fixa) do seu vencimento ou seja descontam proporcionalmente o mesmo que todos os outros
- Os Controladores de Tráfego Aéreo, como todos, recebem na sua reforma um valor que está relacionado com os seus rendimentos nos últimos anos antes da reforma e consequentemente dos seus descontos
- Os Controladores de Tráfego Aéreo não são considerados profissionais de desgaste rápido
- Os Controladores de Tráfego Aéreo podem reformar-se aos 58 anos porque, por legislação, não podem continuar a exercer a sua profissão depois dessa idade (esse limite de idade operacional já foi 52, 55 e 57 anos e tem vindo a aumentar)

E uma outra resultante da experiência pessoal :
- O vencimento mensal médio dos 702 (?) Controladores de Tráfego Aéreo não é 7.676€ (quem quiser vá ler o Acordo de Empresa que está publicado no Boletim do Trabalho e Emprego e faça as contas)
« Última modificação: 29 de Setembro 2020, 21:52:03 por eascensao »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
1156 Visualizações
Última mensagem 08 de Setembro 2016, 19:21:13
por MannyV
25 Respostas
2916 Visualizações
Última mensagem 16 de Dezembro 2019, 16:07:23
por toto1100