jopeg

• Moderador
Citação
Chegou ao fim a "Up", a revista de bordo da TAP. “Tive sempre liberdade total”, diz diretora

"Up" era dirigida por Paula Ribeiro e distribuída desde há 13 anos a bordo dos aviões da companhia aérea portuguesa. Estava suspensa desde março e agora foi mesmo encerrada. Vem aí nova publicação.

Depois de 13 anos de edições mensais, chegou ao fim a revista Up, distribuída a bordo dos aviões da TAP e considerada uma das melhores publicações do mundo no seu segmento. A decisão foi comunicada à redação em setembro, através do departamento de marketing da companhia aérea portuguesa, que supervisionava a revista, mas desde o início da pandemia que a Up estava suspensa — devido ao encerramento do espaço aéreo e a posteriores diretrizes internacionais que impuseram o mínimo contacto físico a bordo dos voos comerciais.

A jornalista Paula Ribeiro, fundadora e diretora da revista da TAP, confirmou a notícia nesta segunda-feira ao Observador e disse que já em janeiro tinha sido informada de que a transportadora pretendia lançar um concurso público para escolha de um novo projeto editorial de bordo. “Não sei em que ponto está o concurso, resolvi não participar e a única certeza é de que nascerá uma nova revista em breve”, disse Paula Ribeiro.

Um porta-voz da TAP confirmou entretanto o “cancelamento definitivo”, o qual se deveu à “situação de força maior resultante da evolução global da pandemia e o consequente impacto muito significativo na operação da TAP”. Segundo a mesma fonte, a empresa lançou “um concurso conducente à produção da revista Up em formato digital”, por esta ser a “tendência global das congéneres” e “o caminho da sustentabilidade e proteção ambiental”.  “A consulta de mercado está em curso”, precisou o porta-voz, sem mais pormenores.

Mais em: https://observador.pt/2020/11/02/chegou-ao-fim-a-up-a-revista-de-bordo-da-tap-tive-sempre-liberdade-total-diz-diretora/

Jopeg

VTO

Bela revista, muita qualidade!

VidocQ

Eu gostava bastante da UP, acho que era das melhores em conteúdo quando comparada com as congéneres.
Claro que em tempos de crise era só uma questão de tempo até a cortarem, uma pena infelizmente, mas compreensivel.
« Última modificação: 04 de Novembro 2020, 09:34:09 por VidocQ »

A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / A223 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN / DY

Flyz

Acho que com um cachet de um milhão de euros por ano e entregue a uma empresa exterior, gerido por uma pessoa com ligações ao anterior anterior gestão já era tempo de acabar independentemente da revista ser boa ou não..

toto1100

A TAP não é propriamente uma empresa de comunicação social, por isso entregar o desenvolvimento da revista a uma empresa externa não é necessariamente uma coisa negativa.
Quem limpa os escritorios da TAP tambem suponho que nao sejam trabalhadores da empresa (só para dar um exemplo entre milhentas coisas que a TAP subcontrata a terceiros).

E mal ia a TAP se uma pessoa fosse automaticamente desqualificada de poder fazer alguma coisa só porque tem ligações à anterior gestão. Bora despedir toda a gente contratada pela anterior gestão, independentemente de serem bons ou não?

Flyz

Acho que se arranja qualquer coisa " in-house" por 83 000 € por mês para fazer uma revista (que nem a impressão dos mesmos incluía...)

toto1100

Claro que sim :) Na TAP são uns genios de gestão quando dá jeito, quando já não dá são os piores que nem contas sabem fazer.

VidocQ

Caro Flyz, arranjar "qualquer coisa" por esse preço arranja sempre...

Mas vai ser dificil arranjar gente in-house (com as qualificações +/- certas) para o fazer, visto a necessidade de cortar pessoal... e eu ainda compreendia se o objectivo fosse cortar completamente com a revista para pelo menos economizar o cachet gasto... agora com um novo concurso publico a não ser que seja para orçamentar 250k€-300k€ / ano (impressão incluida)...
« Última modificação: 05 de Novembro 2020, 08:25:00 por VidocQ »

A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / A223 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN / DY

ma_lppt

Mais um caminho para a lowcostizacao da Tap. Também era uma revista promotora da identidade da marca.

Olhar para a bolsinha da cadeira e  poder ler uma excelente revista em vez do catálogo de snacks era um dos sinais que estavámos a bordo de uma companhia de bandeira.

Oxalá que se arranje uma solução de compromisso com uma revista de produção mais barata mas sem perder qualidade.

toto1100

Eu da minha parte acho €83k uma ninharia para o que aquilo é (além de que o preço real é menor porque a revista tem publicidade, que se supõe seja paga à TAP). Na minha empresa já gastamos €25k para "meia-duzia" de flyers promocionais (com atores a fazer coisas e tal, todos sempre muito contentes da vida) com aspeto muito menos "high-end" do que p.e. as promoções fotograficas que a UP tinha.
É certo que não foram pagos por nós (era para clientes) e por isso os incentivos são diferentes, mas mesmo assim (e se apresentassemos um preço absurdo o cliente tinha ido para outro lado).
E como se costuma dizer "if you pay peanuts, you get monkeys".
« Última modificação: 05 de Novembro 2020, 13:22:16 por toto1100 »

CS-TOA

Desde fevereiro do ano passado, que as revistas passaram a embarcar apenas em alguns assentos. Claramente já era um indicador, que mais tarde ou mais cedo, a revista iria desaparecer.
Flown:
A310: TEI/X
A319: TTA/B/C/D/E/F/G/H/I/J/K/L/M/N/O/P/Q/R/S/U/V
A320: TMW/TNG/H/I/J/K/L/M/N/P/Q/R/S/T/U/V/W/X/TQD
A321: TJE/F/G/H
A330: TFZ/TOE/F/G/H/I/J/K/L/M/N/O/P/Q/R/U/V/W/X/TRA/TUA/B/C/D/E/F/G/H/I/J/K/M/N/O/R
A340: KBM/TFW/X/TOA/B/C/D/TQM

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
960 Visualizações
Última mensagem 10 de Fevereiro 2014, 16:36:16
por ClearedForTakeOff
0 Respostas
755 Visualizações
Última mensagem 27 de Fevereiro 2014, 09:28:09
por jopeg