ShdLvs

Caros amigos,

Quero iniciar um curso de piloto neste momento, e como tal, gostava de saber a vossa opinião sobre o estado actual das ofertas que existem no mercado, que pode também ser útil para muitos outros que queiram iniciar num futuro próximo. Também eu vou partilhar as minhas.

As minhas dúvidas não se prendem por se vale a pena iniciar agora, mas sim de como estão as escolas presentemente a lidar com a situação que vivemos - alteração de preços, se estão a cumprir com as aulas, com os exames, com as horas de voo, etc. E da vossa opinião pessoal das escolas.

Tenho ouvido más opiniões da AWA recentes devido ao excesso de alunos e impossibilidade de voar, bem como um amigo que decidiu sair por causa disso e não foi reembolsado - isto ainda antes do COVID. Alguém sabe de como está a situação actualmente? Alguma info desta escola é muito bem-vinda :)

(ALERTA: este parágrafo é altamente subjectivo, fruto da minha sensibilidade) Fui recentemente à AIR DREAM COLLEGE, mas não fiquei muito impressionado. Foram muito evasivos em relação ao contrato usado naquela escola, rejeitando enviar o mesmo para minha análise dizendo que é um documento classificado... Achei o discurso muito à "vendedor de automóveis" ou da Remax. Num primeiro momento disseram que nas próximas semanas iriam fechar o 1º curso do ano 2021, mas mais tarde na conversa referiram que não havia pressa, que até ao final deste ano ainda teria vaga, quisesse eu me matricular. Questionei acerca de fazer o módulo de Hour Building por conta própria no estrangeiro (para poupar dinheiro e tempo, fazendo 75 horas em 3 semanas) o que pareceu ofender, dizendo-me que iria sair mais caro fazer isso, sem apresentarem qualquer prova. De forma geral não inspirou muita confiança, para além de que os preços continuam iguais a pré-COVID. Não foi, no cômputo geral, um deal breaker, mas não saí de lá com o entusiamo com que entrei. Info acerca desta escola de quem melhor conheça também é bem-vinda :)

Em relação às escolas sediadas no aeródromo de Cascais, info's são bem-vindas, pois ainda estou a aguardar resposta da parte dessas. Nomeadamente, OMNI, IFA, SEVENAIR, L3 e GFS (esta última em Algés/Ponte de Sôr).

Qualquer opinião, queixa, experiência ou info partilhem por favor, pode ser a dúvida de outros internautas :)

Cumprimentos!
« Última modificação: 16 de Novembro 2020, 12:05:29 por ShdLvs »

Nakano

Olá, é definitivamente um assunto que deixa muitas pessoas divididas.
Entre as que acham que é um bom momento para iniciar o curso e aquelas que acham que é um mau momento para iniciar o curso. Pessoalmente não sei se é uma boa aposta ou não. Eu iniciei a minha formação ATPL em plena pandemia e pessoalmente se fosse hoje não sei se o teria feito. Estamos a atravessar por um momento de muita fragilidade na industria com milhares de pilotos a ficar sem emprego.

Pessoalmente acho que o mercado só irá começar a recompor-se uns bons meses depois de haver uma vacina.
Quanto às escolas, nenhuma é perfeita e todas elas têm as suas vantagens e pontos fortes assim como também têm as suas fragilidades.
Muito boa sorte para o futuro  ;)
« Última modificação: 15 de Novembro 2020, 18:25:29 por Nakano »

A6EPJ

Apenas tenho experiência e contacto com a Sevenair, e resumidamente: foge! Numa boa semana, voas 1 vez. Muitos não conseguem fazer o curso no limite dos 3 anos. E tudo isto, faz com que a qualidade de instrução seja muito baixa. Não se pode pedir muito do aluno que está por vezes semanas sem voar. SOPs são na prática inexistentes, e cada instrutor tem a sua forma de fazer as coisas. Se achares que vale a pena meter uns 70 ou 80 mil euros nisto, go ahead. Em relação às outras escolas, não me posso pronunciar. Só falo do que consigo ver.

iSeven

Se puderem, vão lá para fora... O que não falta pela Europa são escolas melhores mais baratas. É preciso é procurar.

É o meu conselho.

ShdLvs

Olá, é definitivamente um assunto que deixa muitas pessoas divididas.
Entre as que acham que é um bom momento para iniciar o curso e aquelas que acham que é um mau momento para iniciar o curso. Pessoalmente não sei se é uma boa aposta ou não. Eu iniciei a minha formação ATPL em plena pandemia e pessoalmente se fosse hoje não sei se o teria feito. Estamos a atravessar por um momento de muita fragilidade na industria com milhares de pilotos a ficar sem emprego.

Pessoalmente acho que o mercado só irá começar a recompor-se uns bons meses depois de haver uma vacina.
Quanto às escolas, nenhuma é perfeita e todas elas têm as suas vantagens e pontos fortes assim como também têm as suas fragilidades.
Muito boa sorte para o futuro  ;)

Obrigado pela partilha. Se quiseres ainda partilhar a tua experiência das escolas que visitaste ou tiveste informações, bem como da experiência com a que te matriculaste, serão valiosas :)

Quanto a ser a ser boa ou má altura para iniciar um curso de piloto, tudo depende das expectativas com que entras. No meu caso, tenho a felicidade de ter um bom trabalho de momento, o que me deixa descansado quanto ao futuro; posso sempre esperar após o término do curso por melhores tempos. Queria era aproveitar uma baixa dos valores das escolas , mas não tou a ver isso a acontecer...

Votos de felicidades nos teus voos!

Apenas tenho experiência e contacto com a Sevenair, e resumidamente: foge! Numa boa semana, voas 1 vez. Muitos não conseguem fazer o curso no limite dos 3 anos. E tudo isto, faz com que a qualidade de instrução seja muito baixa. Não se pode pedir muito do aluno que está por vezes semanas sem voar. SOPs são na prática inexistentes, e cada instrutor tem a sua forma de fazer as coisas. Se achares que vale a pena meter uns 70 ou 80 mil euros nisto, go ahead. Em relação às outras escolas, não me posso pronunciar. Só falo do que consigo ver.

Pois, é disso que tenho medo. Muito obrigado pela partilha. Infelizmente esses casos são realidades "camufladas" que só quem lá está é que tem conhecimento. Daí estes foruns terem uma importância enorme na divulgação do que de menos bem se faz por aí.

Obrigado e boa sorte!

Se puderem, vão lá para fora... O que não falta pela Europa são escolas melhores mais baratas. É preciso é procurar.

É o meu conselho.

Obrigado pelo conselho. Mas no meu caso não é uma opção, infelizmente. Tenho mesmo que, a fazer o curso, seja na área de Lisboa. Mas gostaria muito de ter tido essa possibilidade. Estou com 33 anos, e só agora obtive a estabilidade financeira para o conseguir. Mas partilho da opinião que é a melhor opção, para quem pode.
« Última modificação: 16 de Novembro 2020, 11:53:24 por ShdLvs »

GNA FLY

Boas...
Eu estou desde Janeiro a tirar o curso de ATPL(A) Modular na Air Dream College e até ao momento não tenho razões para me queixar. Em termos de ensino online têm uma plataforma muito boa e simples de usar e, tirando os meses de recolher obrigatório, nunca abdicaram das aulas presenciais o que na minha opinião é positivo. 
Estive um pouco retincente nos primeiros meses pois os aviões nunca mais chegavam de Itália e estive ali uns meses só a adiantar teoria (tanto que eles ao inicio até nos meteram a voar em planadores para ver se nos motivavam).  Não sei se foi por ser o primeiro curso mas demorou um bocadinho ao inicio para estar tudo operacional, mas  neste momento já têm os 4 aviões Tecnam novos e ando a voar em média 3/4 vezes por semana.
A parte boa é que somos poucos. Só tenho 11 colegas na minha turma por isso a atenção que nos dão ajuda bastante e ambiente é muito familiar.
Em termos de preço é caro mas isso são todas em Portugal, a Air Dream`s não é nem a mais barata nem a mais cara mas na altura pareceu-me a escolha acertada. Também gostei bastante da GFS mas essa sim era caríssima. 

Na altura se soubesse da pandemia tinha pensado duas vezes antes de começar a tirar o curso, sinceramente. Mas como este curso é Modular, vou fazer o PPL(A) e depois logo vejo no que isto dá e como é que é o mercado está.
Espero ter ajudado...

ShdLvs

Boas...
Eu estou desde Janeiro a tirar o curso de ATPL(A) Modular na Air Dream College e até ao momento não tenho razões para me queixar. Em termos de ensino online têm uma plataforma muito boa e simples de usar e, tirando os meses de recolher obrigatório, nunca abdicaram das aulas presenciais o que na minha opinião é positivo. 
Estive um pouco retincente nos primeiros meses pois os aviões nunca mais chegavam de Itália e estive ali uns meses só a adiantar teoria (tanto que eles ao inicio até nos meteram a voar em planadores para ver se nos motivavam).  Não sei se foi por ser o primeiro curso mas demorou um bocadinho ao inicio para estar tudo operacional, mas  neste momento já têm os 4 aviões Tecnam novos e ando a voar em média 3/4 vezes por semana.
A parte boa é que somos poucos. Só tenho 11 colegas na minha turma por isso a atenção que nos dão ajuda bastante e ambiente é muito familiar.
Em termos de preço é caro mas isso são todas em Portugal, a Air Dream`s não é nem a mais barata nem a mais cara mas na altura pareceu-me a escolha acertada. Também gostei bastante da GFS mas essa sim era caríssima. 

Na altura se soubesse da pandemia tinha pensado duas vezes antes de começar a tirar o curso, sinceramente. Mas como este curso é Modular, vou fazer o PPL(A) e depois logo vejo no que isto dá e como é que é o mercado está.
Espero ter ajudado...

Claro, grande ajuda. Não tinha ainda informações de alunos da ADC, então qualquer info é bem-vinda.

Eu da reunião que tive na ADC não fiquei muito satisfeito, mas também se deve aos meus planos de como fazer o curso. Pelo que entendi, eles estão a fazer contratos para o ATPL completo, mas por módulos. Coisa que não queria fazer. Quero fazer módulo a módulo, ao meu ritmo, porque o meu trabalho pode não me permitir outro tipo de compromisso. E nisso não fiquei convencido devido ao contrato que é feito para o total dos módulos. E inclusivamente me disse que para fazer os módulos um a um teria que alterar o contrato para consideração deles.

Mas em relação à tua experiência, recomendarias a escola neste momento? O meu maior receio são as deslocações a Évora, porque para mim são quase 4 horas de viagem (ida e volta) de cada vez que lá tiver que ir fazer aulas práticas.
A preparação para os exames, é suficiente e adequada? Ou seja, o ensino teórico é de qualidade? Tens acompanhamento dos formadores, tiras dúvidas?
E as aulas práticas, também são de qualidade? Alguma razão de queixa?

Obrigado GNA FLY pelo teu testemunho!

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
10 Respostas
2694 Visualizações
Última mensagem 26 de Outubro 2016, 23:31:30
por iSeven
0 Respostas
798 Visualizações
Última mensagem 17 de Setembro 2017, 18:39:12
por MauroGomes