IgorSilva

  • Mensagens: 23
Marca TAP cargo estará de volta.

Atualmente, o transporte de carga por via aérea é um mercado muito procurado e tem vindo a crescer nos últimos tempos. Apesar das aeronaves de companhias de bandeira, como a TAP, realizarem o transporte de carga ao mesmo tempo que transportam passageiros, a sua capacidade é reduzida face aos aviões 100% cargueiros.

Com as informações disponibilizadas pela indústria farmacêutica Pfizer, o transporte das vacinas para combater o Covid-19, geram novos desafios para a aviação. Estes focam-se na temperatura a que estas vacinas devem ser transportadas até ao momento da sua administração, à volta de -80°C. Esta será uma operação bastante delicada e necessita de eventuais equipamentos que permitam o transporte das mesmas.

Desta forma, a TAP Air Cargo volta a ter uma aeronave exclusiva. Depois do lendário Boeing 707-373C com o registo CS-TBJ, um dos Airbus A330-202 que têm vindo a ser utilizados para o transporte de passageiros será convertido para cargueiro, assumindo o cargo do seu antecessor. Ainda não se sabe qual será o registo ao certo, mas é expectável que seja ou o CS-TON ou o CS-TOP. Uma destas aeronaves terá o sticker "Cargo", pintado na fuselagem.

Várias companhias realizaram operações semelhantes, como por exemplo a Azul que converteu o primeiro Embraer 195 para cargueiro. Outras companhias adquirem aeronaves que se encontram em armazenamento de longa duração, como a Atlas Air que reativou vários Boeing 747-400F que estavam parqueados em Mojave.

No inicio da pandemia, em que praticamente toda a frota ficou inativa, a TAP converteu dois Airbus A330-941Neo, para o transporte de equipamentos médicos entre a China e Lisboa, sendo estes o CS-TUQ e CS-TUS. Atualmente, o CS-TUQ, ainda continua a ser utilizado como cargueiro. É expectável que regresse aos voos de passageiros em breve.

Desta forma, a TAP além de reutilizar um dos aviões que tinha ao dispor, vai também destaca-lo em missões importantes para o povo português, correspondendo ainda, à grande procura pelo transporte de grandes volumes de carga aérea, que apenas um avião 100% cargueiro, tem a capacidade de o fazer.

Atualização: Marca TAP Cargo está de volta

O Airbus A330-202 com o registo CS-TON, já se encontra sem assentos e pronto a voar como cargueiro. É expectável que realize o primeiro voo de carga, às 13h00 deste domingo, rumo a Nova Iorque. 
Está ainda previsto a conversão de outro Airbus A330-202, com o registo CS-TOP. Uma destas aeronaves vai receber o sticker "Cargo" na fuselagem. Ainda não há conhecimento da aeronave escolhida para o efeito.

Fonte: Aviação TV

António Costa

  • Mensagens: 1241
Acho que até estão previstos 2 A332 dos 3 que irão permanecer na frota (CS-TON/O/P).
« Última modificação: 22 de Novembro 2020, 18:12:20 por António Costa »


MiguelRei

  • Moderador
  • Mensagens: 2237
nao é uma conversao definitiva, pois nao? Vao fazer alteracoes no aviao de modo a instalar a porta lateral de carga?

IgorSilva

  • Mensagens: 23
Pelo menos um penso que é conversão para a versão cargueiro.

toto1100

  • Mensagens: 5965
Desta vez é a sério ou vai ser como a história do 747?

GoncaloRibas

  • Mensagens: 1335
Bem,pelo menos desta vez o CS-TON já está a voar

eascensao

  • Mensagens: 638
nao é uma conversao definitiva, pois nao? Vao fazer alteracoes no aviao de modo a instalar a porta lateral de carga?

Pelo menos um penso que é conversão para a versão cargueiro.

Os A330-202 que vierem a ser adaptados para transporte exclusivo de carga terão apenas bancos e galleys retirados.
Nenhum deles será transformado em cargueiro com capacidade para transporte de contentores.
Não será instalada porta lateral de carga no piso superior.

brunodias

  • Mensagens: 5377
Ou seja será limitado a nivel de tamanho de carga, coisas mais largas não passam nas portas

BSilva

  • Mensagens: 593
Quem souber responder, é possivel instalar algum elevador para a carga dentro do avião na area da carga e fazer uma entrada para o piso superior? espero que esteja a colocar a pergunta numa forma legível.

Iceman

  • Mensagens: 46
Marca TAP cargo estará de volta.


Com as informações disponibilizadas pela indústria farmacêutica Pfizer, o transporte das vacinas para combater o Covid-19, geram novos desafios para a aviação. Estes focam-se na temperatura a que estas vacinas devem ser transportadas até ao momento da sua administração, à volta de -80°C. Esta será uma operação bastante delicada e necessita de eventuais equipamentos que permitam o transporte das mesmas.

Fonte: Aviação TV

Eis que a farmaceutica astrazeneca "finta" a pfizer e a aviacao americana e cria vacinas que podem ser armazenadas à temperatura ambiente.

PMCN

  • Mensagens: 1985
Vi uma foto de umm C5 Galaxy que tinha dois pisos e um elevador mas os contentores entravam pela porta de tras!

Saudações

toto1100

  • Mensagens: 5965
Eis que a farmaceutica astrazeneca "finta" a pfizer e a aviacao americana e cria vacinas que podem ser armazenadas à temperatura ambiente.

"Eis"? A vacina de Oxford/AstraZeneca foi a 1a a ser começada a ser desenvolvida logo em janeiro (porque eles ja tinham uma vacina para o MERS em estado avançado de desenvolvimento), e sempre se soube que nao ia precisar de frio extremo a -80C (mas tambem nao pode ser armazenada a temperatura ambiente, mas sim em frigorificos regulares). É tambem a vacina com mais doses encomendadas pela UE (e nao é de agora, é de há varios meses): https://ec.europa.eu/info/live-work-travel-eu/coronavirus-response/public-health/coronavirus-vaccines-strategy_en
E que raio tem a aviação americana a ver com o assunto?!
« Última modificação: 24 de Novembro 2020, 09:32:29 por toto1100 »


Iceman

  • Mensagens: 46
Desconhecia esse facto Toto1100.

Em relação à aviação americana sou eu a pensar marketoidamente... ve o caso dos winglets e dos sharklets p ex (ou tintas leves, turbo fan, etc). Os americanos para poupar combustivel (estamos a falar de 7%) mas já o fizeram há 20 anos.

Temos muitas companhias europeias com Boeing, mas eu voei nos EUA (internamente) e nunca vi nenhum Airbus :-/

TAP153

  • Mensagens: 1503
Iceman,

United, Delta, American, JetBlue, Spirit e mais recentemente a Alaska têm grandes frotas Airbus

Iceman

  • Mensagens: 46
Iceman,

United, Delta, American, JetBlue, Spirit e mais recentemente a Alaska têm grandes frotas Airbus

Olha que eu voei algures em 1999/2000 Miami, NY, Las Vegas e foi sempre em Boeing. Nessa altura a desorganização deles a bordo era uma coisa incrivel. Lembro-me de ver pilotos e hospedeiras a discutir no meio de uma tempestade no deserto.

Mas sim, tens razão fui ver a frota da United p ex e tem la 319 e 320. Deve é ser para inglês ver

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