GoncaloRibas

  • Mensagens: 1427
Mas há algum motivo para o ministro ser preso?
Isto uma coisa é concordar com aquilo que o governo faz ou deixa de fazer e cada um tem a sua opinião, outra é mandar toda a gente para a cadeia só porque sim
« Última modificação: 02 de Dezembro 2020, 17:10:21 por GoncaloRibas »


jferreira20

  • Mensagens: 560
Gestão danosa dos recursos do Estado. Eu sei que não dá cadeia, mas devia.

Entretanto, vão reduzir a frota mas querem usar a PGA para reforçar o Porto e Faro? Querem ver que afinal vão cortar em Lisboa?

Iceman

  • Mensagens: 54
Só porque sim? Eu no privado por 1000€ e uma asneira que fiz (que ate nem foi asneira, mais tarde revelou-se) fui parar aos PALOPs.... e sai de la sem um tusto nas maos!

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1761
Caros,

Ontem na SIC Notícias o programa "Negócios da Semana" foi sobre a TAP. Quem quiser ver ...

Jopeg

pedferre

  • Mensagens: 681
Estavam a falar que das mais de 10 empresas de aviação que entraram em processo de reestruturação apenas uma sobreviveu...
Bem a TAP vai então ser a segunda a sobreviver. :)

jferreira20

  • Mensagens: 560
Era só para pedir desculpa a quem se possa ter sentido ofendido por eu ter escrito um palavrão, sem qualquer intenção de insultar alguém, mas apenas como uma manifestação de revolta.

Bremem

  • Mensagens: 701
A mim o que me espanta é as pessoas ainda não terem percebido que os prejuízos de uma empresa não são um numero abstracto que fica escrito num papel.

O valor do prejuízo tem de ser pago. O dinheiro tem de entrar na empresa através do seu negócio.

Os sindicatos que digam como se faz. Não foram eles que negociaram tantas coisas boas para os seus representados ?
 
Agora na hora do aperto digam lá como se deve fazer. E não vale, continuar a pedir dinheiro ao contribuinte.

O contribuinte também não foi ouvido na hora de dar tudo a todos com a empresa no vermelho crónico.
« Última modificação: 03 de Dezembro 2020, 14:57:13 por Bremem »


brunodias

  • Mensagens: 5506
Bremem não vale continuar a pedir dinheiro ao contribuinte? mas era a solução que eles iam apresentar que tivessem lido o seu post

CS-TUK

  • Mensagens: 348
Plano para Bruxelas encolhe TAP, prevê lucro em 2025 e uma low cost

Salários e prémios de desempenho são a principal preocupação da gestão. Despedimentos vão avançar assim que Bruxelas aprovar o plano de recuperação, que tem de ser enviado até dia 10 de dezembro.

A menos de duas semanas de fechar o prazo para o plano de recuperação da companhia aérea portuguesa chegar a Bruxelas, uma coisa é certa: a TAP que sair desta reestruturação será consideravelmente encolhida. Mas nem os antecipados despedimentos nem as aeronaves que deixarão de fazer parte do portefólio da transportadora chegam para descartar a necessidade urgente de capital, com a nova injeção que se antecipa a ser quase quatro vezes maior do que os 1,2 mil milhões que o Estado assegurou já neste ano para responder a urgências de tesouraria.

Ainda nesta semana, Henrique Louro Martins, que lidera o sindicato dos tripulantes, falava em cerca de 4 mil milhões, salientando que o processo de reestruturação "já começou" para os tripulantes de cabine da TAP, "tanto em termos salariais como em saídas", com largas dezenas de contratos a prazo não renovados.

Essa redução de pessoal deverá ser intensificada uma vez aprovado o plano em Bruxelas, que, sabe o Dinheiro Vivo, implica também a renegociação de salários e sobretudo prémios de desempenho. Estes são, aliás, uma das grandes preocupações da gestão, dado o "elevado potencial de estrago" nas contas da companhia, admite fonte próxima do processo ao Dinheiro Vivo.

Ainda assim, o cenário que está em cima da mesa aponta para a possibilidade de a TAP conseguir atingir o break-even já daqui a três anos, chegando a resultados positivos em 2025. É esse o projeto que deve chegar a Bruxelas até dia 10 e para atingir esses números os responsáveis contam com algumas mudanças estruturais. Em análise está, por exemplo, a possibilidade de a companhia passar a contar com uma espécie de low cost. Isso dependeria de reforçar a Portugália (TAP Express), que contaria com 28 aeronaves e estaria em competição com as low cost já a operar no país - incluindo easyJet e Ryanair, com bases em Portugal -, servindo destinos mais curtos e regulares.

Essa hipótese foi já admitida publicamente pelo ministro das Infraestruturas, no Parlamento. "Temos uma frota da Portugália reduzida e uma possibilidade que está a ser estudada é reforçarmos esse fazermos ligações ponto a ponto" a partir dos aeroportos do Porto e de Faro para destinos europeus, indicou Pedro Nuno Santos. A TAP tinha previsto receber vários aviões da Airbus neste ano e nos próximos. Devido à pandemia, o contrato com a fabricante francesa foi renegociado, permitindo agora à TAP receber modelos diferentes dos que anteriormente estavam previstos.

Com a transformação da Portugália, a TAP conseguiria por um lado ganhar mais força no Algarve, onde até aqui tem uma presença reduzida, e por outro reforçar a presença a Norte, respondendo às maiores críticas que lhe têm sido feitas pelos responsáveis políticos dessa região. O redimensionamento da transportadora com a reestruturação deverá levar a companhia a abdicar também de algumas rotas. Não é claro ainda o que vai acontecer nessa matéria, contudo, houve apostas nos últimos anos que se revelaram certeiras, como o aumento das ligações para os EUA, que já representavam 10% do tráfego para a TAP.


Menos 1600 pessoas
No final de 2019, o grupo contava com cerca de 10 mil funcionários, entre tripulantes, pilotos e pessoal de terra. Com a forte quebra da atividade devido à pandemia, que levou a empresa a recorrer a mecanismos públicos de apoio como o lay-off, os contratos a prazo não foram renovados. Em outubro, já tinham saído 1200 pessoas e as estimativas do governo eram de que o grupo perdesse, até ao final do ano, mais 400 pessoas, num total de 1600. Mas os cortes não se devem ficar por aqui. Com o plano de reestruturação, o número de efetivos deverá encolher ainda mais - e por duas vias.

A TAP terá pedido ao governo autorização para implementar um plano de reformas voluntário, hipótese que o sindicato dos tripulantes também já tinha apontado. Além disso, poderá haver despedimentos. O número de saídas deverá depender da redução salarial, transversal a todos os funcionários, que for aceite pelos trabalhadores.

Com o plano de reestruturação ainda por fechar, estão marcados para os próximos dias encontros com os sindicatos, mas o calendário não permite que eventuais negociações se prolonguem.


https://www.dinheirovivo.pt/empresas/plano-para-bruxelas-encolhe-tap-preve-lucro-em-2025-e-uma-low-cost--13084698.html?fbclid=IwAR0BUPzXQ72faVKLb4T1qc9dzsaJV9GtWc-aJgz92XOPd8VYfIKi0baizQI

Do pouco que já se sabe, e sabe-se mesmo muito pouco... Parece minimamente decente... Mas, mesmo assim continua-se a não querer ver qual o problema principal. Olhemos para o mapa da Europa. Agora olhemos para onde está Portugal. E agora digam-me: Mas, alguma vez a TAP pode concorrer, mesmo aqui, com uma Ryanair ou uma Easy Jet da vida?... Olhemos para as distâncias entre os destinos nobres de qualquer uma destas LCC e para as distâncias da TAP para os seus destinos nobres...

Meus caros: Enquanto não se olhar para isto... Nada feito!...

A TAP de há uns anos para cá quis operar como um global player de sucesso... Mas, esqueceu totalmente as suas limitações territoriais óbvias!...

O futuro da TAP dificilmente pode passar por uma LCC de tipo Ryanair ou Easy Jet!... Quanto muito poderia passar por uma bem equipada frota regional que permitisse fazer os voos de proximidade... E uma adequada frota de longo curso que permita ir ao que possamos considerar básico como os "exclusivos" que já tem nos PALOP ou os mercados da saudade. Servir o continente e as ilhas onde tem capital de experiência e dedicar-se àqueles locais onde é efectivamente necessária. Sem lirismos nem utopias.

Mas, infelizmente, creio que o que vem aí é apenas o mais do mesmo... Até quando?...

GoncaloRibas

  • Mensagens: 1427

jpmane

  • Mensagens: 663
Um perigo. Sem dúvida que da noite para o dia, a caminho de Portugal, o Bruno Le Maire transformou-se num perigoso esquerdista, para ousar dizer tal coisa. Sobretudo vir com conceitos de soberania. Que vergonha.

toto1100

  • Mensagens: 6246
Uau, um politico frances proteccionista. Nunca antes visto.
A aviação já está ao nivel dos iogurtes assim, dado no tempo do Chirac terem sido considerados também uma questão de soberania.

Bremem

  • Mensagens: 701
Quer dizer, ter moeda comum, tem fronteiras comuns, ter politicas comuns não é perder soberania .... mas manter uma companhia aérea falida com dinheiro público  (que só serve uma região do País) já é manter soberania ?

Mas se for esse o problema a solução está aí. Portugália assume ponto a ponto na Europa. Euroatlantic faz África e algum Brasil e a Hifly faz EUA e Brasil longo.

No entretanto prepara-se a nova tap.
« Última modificação: 04 de Dezembro 2020, 09:17:52 por Bremem »


GoncaloRibas

  • Mensagens: 1427
« Última modificação: 04 de Dezembro 2020, 08:49:53 por GoncaloRibas »


toto1100

  • Mensagens: 6246
Portugália assume ponto a ponto na Europa. Euroatlantic faz África e algum Brasil e a Hifly faz EUA e Brasil longo.

Estas a dizer que ha mais companhias aereas em Portugal para alem da TAP? Mentira certamente.

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