calhas

“ Marques Mendes anuncia que Governo vai levar plano de reestruturação a votos no Parlamento

No habitual comentário na SIC, Marques Mendes avança que o plano de reestruturação da TAP que terá que ser apresentado a Bruxelas até à próxima quinta-feira será votado pelos deputados. "Se o plano for chumbado é o fim da TAP", diz o ex-líder do PSD

Marques Mendes avisa que o dossier da TAP vai tornar-se ainda "mais quente", uma vez que o plano de reestruturação da companhia aérea irá a votos no Parlamento, após ser aprovado pela Comissão Europeia .

"Acho que é uma decisão correta, mas é arriscado. Como o Governo não tem maioria no Parlamento se o plano for chumbado, é o fim da TAP", vaticina o antigo líder social-democrata, no seu habitual espaço de comentário na SIC.

De acordo com Marques Mendes, o Governo já comunicou ao PSD, enquanto maior partido da oposição, da sua intenção.”

https://expresso.pt/politica/2020-12-06-TAP.-Marques-Mendes-anuncia-que-Governo-vai-levar-plano-de-reestruturacao-a-votos-no-Parlamento
« Última modificação: 06 de Dezembro 2020, 22:12:59 por calhas »

Tomás Ribeiro

nlopes

Os Ingleses também levaram o Brexit a votos e depois não deu bem o resultado que estavam à espera  ::)

calhas

Tomás Ribeiro

Isto agora vai ser um jogo político giro... O PSD ou alinha com o resto da direita ou engole um sapo daqueles... O BE e o PCP ou engolem o plano de restruturação duríssimo com despedimentos massivos ou arriscam-se a ser responsáveis pela liquidação da TAP que não querem...

Vou buscar as pipocas...

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Trago para os dois...

GoncaloRibas

Não me parece que vá chumbar no parlamento, nem que seja através das famosas abstenções, duvido que PSD, CDS, BE ou PCP queiram ficar na história pela queda da TAP, até porque Rui Rio nunca quis que a empresa caísse , sempre quis um plano de reestruturação e um plano para o futuro da empresa e pelo menos a reestruturação aí está. Mas que pode ser arriscado pode, e pode correr mal.....
PS: Isto também com o Marques Mendes nunca se sabe, até pode não chegar ao parlamento
« Última modificação: 06 de Dezembro 2020, 23:04:41 por GoncaloRibas »

Tomás Ribeiro

Esta medida é demasiado polémica para o governo avançar sozinho nisto... e arranjaram uma bela forma de entalar o PSD, o BE e o PCP.

brunodias

Acho que estão a tentar meter a carroça há frente dos bois, 1º ainda tem a união europeia de aprovar, e secalhar pode ainda pedir mais do que o que vai ser apresentado

sailorman

Simplesmente arranjaram uma forma bastante inteligente de amarrar os demais partidos politicos ou quem sabes livrar-se da TAP sem ter qualquer responsabilidade politica......

Diria simplesmente brilhante pois qualquer que seja a solução sairá sempre a ganhar............

brunodias

Dependendo do que for aprovado na europa, penso que a "armadilha" está mais para o BE e PCP que o PSD, digo isto porque acho que o Rui Rio nunca disse estar contra ajudar a tap, agora os partidos de esquerda aceitar se tiver despedimentos é que é complicado

De qualquer forma, eu sou da opinião que certos assuntos importantes e que envolvem muito dinheiro deviam ir a referendo

nunopinheiro

Este tipo de jogadas as vezes resulta mal...
A estratégia do PSD passará em princípio por uma abstenção ou dar liberdade de voto aos seus deputados..

Seja como for a aprovação está garantida, mas o ónus do que correr mal se calhar ainda cai de volta no P.S. 

O que o bloco e PCP vão fazer ... Provavelmente votar contra sem fazer muito barulho, é o mais seguro...

O CDS não sei e tambem não importa muito.

Portanto deve ser aprovado com os votos do PS e a abstenção do PSD...

Claro o PSD pode fazer uma de criança e exigir que o PS vá buscar os votos a sua esquerda... Mas depois fica com o ónus do problema...

Abstenção permite dizer que salvaram a TAP se correr bem... E que deram liberdade ao PS para resolver o problema mas este falhou se correr mal...

sailorman

Dependendo do que for aprovado na europa, penso que a "armadilha" está mais para o BE e PCP que o PSD, digo isto porque acho que o Rui Rio nunca disse estar contra ajudar a tap, agora os partidos de esquerda aceitar se tiver despedimentos é que é complicado

De qualquer forma, eu sou da opinião que certos assuntos importantes e que envolvem muito dinheiro deviam ir a referendo

Hummm em referendo teriamos de certeza 10K despedimentos .....não vejo o o povo a querer pagar esta
 conta....

Tomás Ribeiro

Este tipo de decisões não devia ser alvo de referendo como é óbvio. Referendos servem para assuntos que mexam muito com questões morais ou alterações à constituição/grandes mudanças na administração do país (ex: regionalização).

O eleitor comum delega responsabilidades e poder nos seus representantes, é assim que funciona este tipo de democracia.

BTW houve agora um mini debate sobre esta situação da TAP na SIC notícias
« Última modificação: 07 de Dezembro 2020, 00:32:28 por Tomás Ribeiro »

nunopinheiro

Referendos funcionam muito mal, ver Brexit...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
126 Respostas
11731 Visualizações
Última mensagem 20 de Junho 2015, 13:10:39
por Alex
0 Respostas
1531 Visualizações
Última mensagem 21 de Abril 2020, 08:52:27
por alf2005