SaraSoares

  • Mensagens: 82
O Sindicato comunicou isto ontem e certamente referem muitas observações que muitos de vocês se esquecem pois não entendem, uma vez que não sois vós a ser afetados:

"TAP AIR SE – SERS – SICONT - SIMA PORTUGAL SINTAC - SQAC - STHA
Governo escolheu despedimentos e cortes salariais para o Grupo TAP!
Ontem, pelas 17h, reunimos com o CA e CE TAP, onde nos foi transmitido, no âmbito do Plano de Reestruturação, o seguinte:
1. Modelo da intervenção do Estado Português na TAP, i.e. Resgate e Reestruturação com as consequências inerentes, impostas pela União Europeia.
(como sempre alertámos ao longo dos últimos meses, comparando com todos os Países Europeus que recorreram aos mecanismos COVID para fazer face a esta situação que é transversal ao mundo da Aviação)
2. Redução global de 3.000 trabalhadores do quadro, através de i) medidas voluntárias, como Rescisões por mútuo acordo, Licenças sem vencimento de longa duração, trabalho a tempo parcial e outros mecanismos ainda em análise, ao que devemos somar ii) despedimentos coletivos na dimensão necessária para chegar ao número de 3.000 trabaolhadores.
(aos 3.000 temos que somar os cerca de 1.600 trabalhadores contratados a termo que desde abril de 2020 até março de 2021 não renovaram ou renovarão, i.e. menos 4.600 num universo de quase 11.000 trabalhadores em janeiro de 2020)
3. No que concerne ao Pessoal de Terra, redução de 450 trabalhadores da M&E, mais 300 trabalhadores da sede, i.e. um total de 750 trabalhadores de Terra.
4. Corte de 25% na massa salarial, acima de um valor mínimo garantido, i.e. não há cortes nos salários mais baixos.
5.Abandono diz apoios –doGoverno-à retoma já a partir do doa 1 de Dezembro ,i.e.trabalho a full time sem reduções para todos. (esta medida nada tem de estranho, tendo em conta o objetivo do Governo, i.e. DESPEDIR 60 dias após os apoios recebidos).
Perante este cenário, demonstrámos desde logo o nosso profundo desagrado por não ter havido qualquer reunião de trabalho com os Sindicatos, o que levou à – tentativa de – apresentação de factos consumados, o que sempre dissemos que não aceitaríamos.
Mais uma vez transmitimos que somos o único País, na Europa a 27, que não recorreu aos me- canismos extraordinários criados pela UE para fazer face às consequências da pandemia!! É inexplicável e incompreensível esta situação.
O Governo Português foi o único – na Europa - que optou por este dramático e “funesto” formato, sabendo de antemão quais seriam as regras pré-definidas e as suas consequências, despedir, reduzir, eliminar, vender, ... Pior era impossível!
Nota: Pela segunda vez, apresentaram-nos previsões da IATA desatualizadas.
Mais uma vez, chegou a hora de unir, agregar e agir em conjunto, em nome de um bem maior, i.e. o Grupo TAP e todos os seus Trabalhadores, sem exceção!
Lisboa, 28 de novembro de 2020 "
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 13:30:30 por SaraSoares »


SaraSoares

  • Mensagens: 82
Fico pasmada com a falta de sensibilidade neste forum de alguns usuários. Criticam a TAP, os trabalhadores (que nada tem culpa deste vírus ou de más gestões passadas). Os trabalhadores particularmente tripulantes estão apenas a proteger os seus direitos e não há um único trabalhador que não entende o tamanho grave desta crise. Fui a primeira a dizer que concordo com partes da TAP a serem cortadas como a Groundforce que tem tanta gente sem fazer nada espalhada pelo aeroporto etc. Mas agora tentarem cortar ainda mais dos tripulantes que como alguém aqui disse "trabalha num tubo de metal durante horas" e fazer da profissão gato de sapato? Já agora vender raspadinhas? Por favor tenham respeito antes de fazer tais observações e tentarem comparar esta mesma a low costs sem direitos de trabalho. Os tripulantes da TAP sempre serviram o público com orgulho vestindo a camisola e estão aqui para o fazer por muitos mais anos, mas não tentem tratar estes fantasticos profissionais como vendedores de raspadinhas pois também lutaram muito para aqui chegar e só por terem inveja de não o terem conseguido, tentem melhorar e não deitar abaixo.
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 13:30:12 por SaraSoares »


Airliner

  • Mensagens: 1237
Vocês não entedem que a TAP é um poço sem fundo e que terá invariavelmente que ser extinta?

toto1100

  • Mensagens: 6246
Citação
Mais uma vez transmitimos que somos o único País, na Europa a 27, que não recorreu aos me- canismos extraordinários criados pela UE para fazer face às consequências da pandemia!! É inexplicável e incompreensível esta situação. 

Notar que tudo isto é mentira.
O "País " não escolheu nada. A DG COMP é que disse que a TAP já era inviável antes da pandemia e que por isso não podia receber ajudas no âmbito desta.
De qualquer das formas, todas as companhias ajudadas no âmbito da pandemia também tiveram que sofrer ajustes impostos pela CE, os respetivos governos, ou ambos. Não houve nenhuma que tivesse recebido ajudas sem contrapartidas

(Continuo a não ver a diferença entre este tópico e o da ajuda estatal)

nunopinheiro

  • Mensagens: 6698
Sara toda a solidariedade com os funcionários, mas a realidade é muito simples, a arma destes é e sempre foi a greve. Infelizmente neste momento é uma não arma.
E não há milagres em QQ empresa se a greve deixa de ser eficaz como arma então a posição negocial dos funcionários fica pior... Quando é ao contrário os funcionários melhoram as suas condições...

É a vida...

SaraSoares

  • Mensagens: 82
Sara toda a solidariedade com os funcionários, mas a realidade é muito simples, a arma destes é e sempre foi a greve. Infelizmente neste momento é uma não arma.
E não há milagres em QQ empresa se a greve deixa de ser eficaz como arma então a posição negocial dos funcionários fica pior... Quando é ao contrário os funcionários melhoram as suas condições...

É a vida...

Lamento discordar nunopinheiro . Sim, a greve poderá agora não ser eficaz mas isso não significa que os funcionários tem de aceitar tudo a torto e a direito. A TAP é uma companhia de bandeira e não um mcdonalds de raspadinhas no ar, como as low costs que operam de Lisboa. Os trabalhadores tem o direito a ser tratados com o mesmo respeito que outras companhias (que também estão a receber ajudas europeias) o são... tal como a Air France, KLM, etc. E para os que dizem que os prejuizos ja vem de trás, pois não tivessem deixado as Ryanair e easyjet etc entrarem em Lisboa Hub! não as vem em Londres Heathrow! não vem a Ryanair em CDG/ORY! e a British Airways graças a isto está muito bem. Agora não culpem os trabalhadores da TAP por essas low costs terem destruído muito mercado nos ultimos anos e obrigarem a reformular avioes, galleys mais pequenas, mais lugares por avião entre muitos sem nunca aumentarem o número de tripulantes a bordo por exemplo! E agora ainda querem tirar o supervisor no longo curso.
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 13:45:41 por SaraSoares »


Icterio

  • Mensagens: 936
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Os tripulantes da TAP sempre serviram o público com orgulho vestindo a camisola e estão aqui para o fazer por muitos mais anos, mas não tentem tratar estes fantasticos profissionais como vendedores de raspadinhas pois também lutaram muito para aqui chegar e só por terem inveja de não o terem conseguido, tentem melhorar e não deitar abaixo.

Grande treta.  Ainda me lembro quando o sindicato dos pilotos fez greve num Natal (antes da privatização) e o seu representante veio para uma conferência de imprensa vangloriar-se do prejuízo que tinham infligido à empresa.  "Vestir a camisola?"  Deixa-me rir, a maioria dos funcionários da TAP só se preocupa com os seus benefícios  pagos com o dinheiro dos contribuintes.  Os vendedores de raspadinhas estão muito acima deste comportamento.  O senhor do sindicato dos pilotos era este;


SaraSoares

  • Mensagens: 82
Os tripulantes da TAP sempre serviram o público com orgulho vestindo a camisola e estão aqui para o fazer por muitos mais anos, mas não tentem tratar estes fantasticos profissionais como vendedores de raspadinhas pois também lutaram muito para aqui chegar e só por terem inveja de não o terem conseguido, tentem melhorar e não deitar abaixo.

Grande treta.  Ainda me lembro quando o sindicato dos pilotos fez greve num Natal (antes da privatização) e o seu representante veio para uma conferência de imprensa vangloriar-se do prejuízo que tinham infligido à empresa.  "Vestir a camisola?"  Deixa-me rir, a maioria dos funcionários da TAP só se preocupa com os seus benefícios  pagos com o dinheiro dos contribuintes.  Os vendedores de raspadinhas estão muito acima deste comportamento.  O senhor do sindicato dos pilotos era este;


Não fale do que não sabe, pois na altura muita coisa estava errada e felizmente algumas (e não todas) foram corrigidas. Greves acontecem em todos os lados. Quantas vezes que não tive de contratar amas para tomar conta das minhas filhas quando Professores fazem greve por exemplo? Sim é chato mas GREVE é um direito. Pela conversa parece me um pouco ressabiado por nao trabalhar na TAP. Se trabalha nessas low costs que não respeitam os trabalhadores e até há pouco nem reconheciam sindicatos, lamento mas "estudasse" como diz o outro e talvez tivesse conseguido ser família TAP.
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 13:52:51 por SaraSoares »


nunopinheiro

  • Mensagens: 6698
Ser de bandeira é uma treta de marketing.
É uma companhia de aviação, como QQ outra, tem de pagar aos seus funcionários e demais custos. E ter lucro ao fazer isso...

Exerça o seu direito de fazer greve, os contribuintes agradecem...
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 13:55:58 por nunopinheiro »


Icterio

  • Mensagens: 936
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Sim, o meu maior desejo era trabalhar na TAP...  Então as colegas de trabalho lá são uma...delícia.

MannyV

  • Mensagens: 1007
Querem retirar um supervisor de longo curso e deviam também mexer na tripulação dia A319! Não percebo porque a TAP tem mais hospedeiros no avião que outras companhias similares  :o

Franmed

  • Mensagens: 1714
Sara toda a solidariedade com os funcionários, mas a realidade é muito simples, a arma destes é e sempre foi a greve. Infelizmente neste momento é uma não arma.
E não há milagres em QQ empresa se a greve deixa de ser eficaz como arma então a posição negocial dos funcionários fica pior... Quando é ao contrário os funcionários melhoram as suas condições...

É a vida...

Lamento discordar nunopinheiro . Sim, a greve poderá agora não ser eficaz mas isso não significa que os funcionários tem de aceitar tudo a torto e a direito. A TAP é uma companhia de bandeira e não um mcdonalds de raspadinhas no ar, como as low costs que operam de Lisboa. Os trabalhadores tem o direito a ser tratados com o mesmo respeito que outras companhias (que também estão a receber ajudas europeias) o são... tal como a Air France, KLM, etc. E para os que dizem que os prejuizos ja vem de trás, pois não tivessem deixado as Ryanair e easyjet etc entrarem em Lisboa Hub! não as vem em Londres Heathrow! não vem a Ryanair em CDG/ORY! e a British Airways graças a isto está muito bem. Agora não culpem os trabalhadores da TAP por essas low costs terem destruído muito mercado nos ultimos anos e obrigarem a reformular avioes, galleys mais pequenas, mais lugares por avião entre muitos sem nunca aumentarem o número de tripulantes a bordo por exemplo! E agora ainda querem tirar o supervisor no longo curso.

Isto é a sério ?

A Ryanair e a Easyjet não deveriam voar para Lisboa ?

e para Porto, Faro, Madeira e Açores também não ?

Sabe que a Aer Lingus dá lucros significativos e opera em Dublin, uma das maiores bases Ryanair ?

Porque razão está sempre com comentários acerca das low cost e seus funcionários ? Você acha-se superior ?

Caso seja funcionária, oxalá seja a primeira a sair porta fora...

SaraSoares

  • Mensagens: 82
Querem retirar um supervisor de longo curso e deviam também mexer na tripulação dia A319! Não percebo porque a TAP tem mais hospedeiros no avião que outras companhias similares  :o

Até a Easyjet tem 4 no a319. Os a319 vão se embora de qualquer das maneiras, mas claro que é necessário 4 pois esquece-se que a TAP tem uma classe executiva com um serviço muito bom e quando cheia, precisa de 2 ou até mais tripulantes. É facil de falar do que não sabe.


Relativamente a tirar o supervisor, isto sempre foi plano da companhia muito antes da pandemia e agora estão a usar isto tudo como uma desculpa. Digam NÃO a estes cortes.
E digo lhe a necessidade:
a) Precisa de alguém a supervisionar especialmente em aviões como os a330 neo com tanto passageiro, chefes de cabine apenas não são suficientes.
b) a TAP faz voos bastante longos, quem tomaria conta do sr comandante e pilotos? não pode esperar alguém que já está a tomar conta de passageiros ainda ter de dar de comer, verificar a cada meia hora etc os pilotos.
c) É uma promoção/subida de carreira que se deixar de existir, é nos tirada da profissão. Todos devemos ter direito a ir para promoções se quisermos dentro da nossa profissão! E assim o é que deve continuar. Diga não a estes cortes!!
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 14:02:10 por SaraSoares »


nunopinheiro

  • Mensagens: 6698
A classe executiva na TAP em NB pode ser muita coisa mas "muito bom é que não é".

Mas revela o nível de alienação que por aí graça...
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 14:04:36 por nunopinheiro »


Icterio

  • Mensagens: 936
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Diga não a estes cortes!!

Quem é que vai dizer não?  Nós!!??  Estás a recrutar aqui no Fórum para essa causa da TAP??  Não sei a quem é que estás a pregar, não reparaste que estás a falar sozinha?  Volta lá para o sindicato e diz que fizeste a propaganda que te impuseram.
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 14:05:42 por Icterio »


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 
Total 124+0=124 ms, db 0 ms, php 124 ms