sailorman

Há tanto comentário relativamente ao que disse que não dá para responder um a um, mas digo em geral o seguinte:
Parece que neste forum não se poder ter uma opinião que defenda a companhia nacional de bandeira, e das melhores da Europa, que é se logo atacada. Opiniões diferentes? é se logo considerado uma "troll" como me chamaram.

Dizem alguns que eu não assumo a gravidade da situação? sou a primeira a assumir que a TAP precisa de ser "reformada" no seu modelo atual e mesmo relativamente a departamentos como alguém mencionou aí os técnicos e manutenção, acredito que alguns departamentos podessem ser privatizados ou entregues a terceiros. Sempre ouvi dizer que para uma companhia aerea funcionar so precisa de tripulantes e pilotos, o resto pode usar através de terceiras empresas e não empregar diretos. (um exemplo, e isto é apenas pessoal, a TAP podia muito bem apenas usar a manutenção de serviços da Lufthansa quando necessitasse) assim não teria custos a empregar esse tipo de empregados que também custam muito a empresa em termos de seguros de saúde etc. Mas eu deixo estas medidas para quem entenda pois não sou gestora financeira, nem vós o sois. Ao menos entendam isso.

Quem fala aí do Porto e Faro etc, a TAP voa para todos esses aeroportos e garante ligação á capital. A British Airways não tem base em Manchester ou Birmingham mas sim conecta essas cidades ao seu hub: Heathrow. O mesmo maioritariamente em França, a CDG/ORY entre outas.

Falam de quem não queria que a TAP fosse ajudada por ter tido anos sem lucros. Olhem a Alitalia que foi completamente nacionalizada e está pronta para descolar com muita força!

A quem fala que os trabalhadores da British tenham tido reduções de salário, não se esqueçam tb fui a primeira a falar de congelar aumentos salários durante alguns anos. mas diminuir não pois na TAP não se ganha assim tanto como muitos pensam aqui comparado a essas companhias (claro que não estou a comparar aos lixos que cá temos sem respeito pelos trabalhadores, das low costs).

e por fim ao sailorman, pela sua ideologia nunca nada mudava e  o trabalhador aceitava tudo e seria virado pelas gerências e patroões. diga NÃO a abusos! proteja os seus direitos e da população que sempre trabalhou arduamente durante tantos anos como muitos em Portugal incluindo tripulantes da TAP que sempre serviram o público em qualidade de cinco estrelas.

Quantas vezes o ordenado minimo ganham na tap? é que fala parece que na tap ganham o ordenado minimo, e sem contar que continua com a sua grande falta de respeito pelas empresas que antes da pandemia davam lucro, as low cost

Sabe o que é 1 abuso? é termos de dar no minimo 1200milhões para 1 companhia, onde algumas pessoas que lá trabalham não querem nada mais do que o seu ordenado ao final do mês, pessoas que não entendem que tem que se cortar, pessoas que olham para os cortes nas companhias aereas por esse mundo todo e acham que só a tap está certa senão cortar

Não se compara ao ordenado minimo, mas sim a outras companhias de igualdade de bandeira como a Air France, KLM etc. Todos temos de pagar o mesmo quando estamos de estadia em países caros. Por exemplo estadia em HEL será o mesmo custo a alimentação a um tripulante da TAP ou da Lufthansa.

1.2Milhoes não é para pagar salários apenas mas para defender uma companhia que serve Portugal, os Portugueses e tem quase 80 anos. Não seja invejoso.

Por isso é que as vossas ajudas de custo são bem superiores ao restante pessoal de terra. Isso é que é escandaloso.
É pra poderem ir a restaurantes estrela Michelin?

Peço desculpa pela ignorância mas que ajudas de custo precisa o restante pessoal de terra? também precisam de ir a HEL?

São os tripulantes que vão inspeccionar e reparar aviões fora da base em AOG, aviões novos à fábrica, reuniões com fabricantes e fornecedores? Seja em HEL, seja LAD, seja GIG, onde quer que seja, o pessoal de terra também se desloca. E precisa de comer.

João eu entendo o que diz, mas é uma pandemia que está a arrasar a economia a nível mundial. Se temos de diminuir em custos, assim o terá de ser e sinto muito por alguem da groundforce ou manutenção etc que perca o trabalho mas é um facto que todas essas funções podem ser "outsource" a terceiras companhias. Dou lhe um exemplo, quando comecei eramos 12 no a330/340 e agora somos só 9 nos ultimos anos. os tempos mudarm e tivemos de nos habituar, mas o nosso "departamento" já passou por muita restruturação. Assim como essas funções de "chão" são necessarias e deverão continuar mas deveriam ser empregados por terceiros e nao criar enormes custos à TAP como em seguros de saúdes, subsídios de deslocação casa-aeroporto, entre outros que ambos sabemos.

Que lindo de ler ,Sara, despeçasse na GF desde que não chegue aos PNC e PNT esta tudo bem.....como o povo diz " pimenta no rabinho dos outros para mim é refresco....."

Já agora...por acaso tem ideia que a maioria do pessoal da Groundforce é ainda pessoal TAP, com direitos adequiridos quando o handling passou da TAP para a GF......

CS-TOP

Isto é muito bom, portanto para a TAP funcionar só precisa de PNC e PNT, aliás se calhar está ai a solução, podem por os PNC a embarcar voos? Que acha? E a tirar um curso de TMA para fazer a manutenção, talvez assim a TAP consiga poupar alguma coisa, as pessoas têm memória curta, na GF estão muitos com o contrato colectivo de trabalho TAP, ou seja são tão TAP como qualquer PNC ou PNT. Mas quem é você para dizer que a TAP pode ou não terceirizar o pessoal de terra? Mas vocês são melhores que alguém?
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 19:33:48 por CS-TOP »

Iceman

Isto é muito bom, portanto para a TAP funcionar só precisa de PNC e PNT, aliás se calhar está ai a solução, podem por os PNC a embarcar voos? Que acha? E a tirar um curso de TMA para fazer a manutenção, talvez assim a TAP consiga poupar alguma coisa, as pessoas têm memória curta, na GF estão muitos com o contrato colectivo de trabalho TAP, ou seja são tão TAP como qualquer PNC ou PNT. Mas quem é você para dizer que a TAP pode ou não terceirizar o pessoal de terra? Mas vocês são melhores que alguém?

como eu compreendo a visão da Sara (nao que concorde). Eu conheço algumas pessoas do ar e a visão deles é muito de marketing e vendo bem, os avioes só ganham voando. Logo, o handling, manutenção, etc é um custo e não um proffit. O mal deles é que muito quando foram voar tiveram que se "agarrar" a algo sólido (por isso muitos voam em chave, tem relacionamentos entre eles etc).

O mal é que portugal nao tem muita solidez (ou nenhuma) no mundo automovel, mecanica, etc. Se tivesse seria mais facil porque haveria maneira de dar um passo atrás. O mundo mecanico é uma perfeita desorganização em portugal e nao estou a ver um piloto a ir para uma oficina. E comissários voltarem a fazer o que?

SaraSoares

Por favor, não distorçam o que eu escrevi. Tenho o maior orgulho nos funcionários da Groundforce (e sim muitos dos antigos tem contrato TAP) inclusivo faço-lhes sempre um café antes de embarcarem o voo e maior simpatia que a nossa relação impossível. Nunca aqui disse que esses trabalhos deviam ser extintos. e para o CS-TOP, PNC a embarcar voo? deve pensar que isto é a Ryanair. Mas simplesmente podiam ser atribuidos a empresas de terceiros como a "Portway" em que continuam a ter um salário etc apenas deixam de ser custos na TAP. E como disse, novamente, isto é apenas uma sugestão/opinião pessoal, não sou consultora de finanças para a companhia. O mesmo para os tecnicos de manutenção... infelizmente estamos numa altura que temos de cortar, e os tripulantes ja muitas regalias perderam ao longo dos últimos 20 anos caso ninguém aqui se lembre, incluindo número de tripulantes abordo no a330/340 etc, constantes ameaças no a321 de serem retirado mais tripulantes... as estadias hoje em dia são muito mais curtas..... a  nossa "contribuição" já foi feita nesta reestruturação. Agora estamos numa crise como nunca antes (pior que o 11 de Setembro para a aviação) e temos de explorar novas medidas, daí a ideia de pessoal de terra ser "outsourced". mas não desempregados/postos na rua (em bom português). duas coisas muito diferentes!
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 19:49:24 por SaraSoares »

brunodias

Por favor, não distorçam o que eu escrevi. Tenho o maior orgulho nos funcionários da Groundforce (e sim muitos dos antigos tem contrato TAP) inclusivo faço-lhes sempre um café antes de embarcarem o voo e maior simpatia que a nossa relação impossível. Nunca aqui disse que esses trabalhos deviam ser extintos. e para o CS-TOP, PNC a embarcar voo? deve pensar que isto é a Ryanair. Mas simplesmente podiam ser atribuidos a empresas de terceiros como a "Portway" em que continuam a ter um salário etc apenas deixam de ser custos na TAP. E como disse, novamente, isto é apenas uma sugestão/opinião pessoal, não sou consultora de finanças para a companhia. O mesmo para os tecnicos de manutenção... infelizmente estamos numa altura que temos de cortar, e os tripulantes ja muitas regalias perderam ao longo dos últimos 20 anos caso ninguém aqui se lembre, incluindo número de tripulantes abordo no a330/340 etc, constantes ameaças no a321 de serem retirado mais tripulantes... as estadias hoje em dia são muito mais curtas..... a  nossa "contribuição" já foi feita nesta reestruturação. Agora estamos numa crise como nunca antes (pior que o 11 de Setembro para a aviação) e temos de explorar novas medidas, daí a ideia de pessoal de terra ser "outsourced". mas não desempregados/postos na rua (em bom português). duas coisas muito diferentes!

Eu também conheço muita gente na tap e não é por isso que digo que devemos meter la dinheiro

Pense lá 1 bocado, eu sei que não é facil, faça um esforço,  se meter esses serviços em outras empresas, só fica com 2 opções ou paga o serviço a outras empresas, ou então tem de ser os fundamentais a fazer as coisas, ou seja você e os tripulantes

Rex

Hahahaha, fala mal da Ryanair e depois quer mandar fora o pessoal de terra e manutenção porque pode ser outsourcing. Cara senhora, isso é uma coisa que por exemplo a Ryanair faz bastante. No limite até a TAP toda pode acabar e o governo pode contratar n companhias para fazer determinadas rotas se acha que isso tem mesmo interesse nacional.

Parte do problema deste país são estas pessoas, e são muiiitttaaaassss. Vivem há décadas em bolhas protegidas.

SaraSoares

Hahahaha, fala mal da Ryanair e depois quer mandar fora o pessoal de terra e manutenção porque pode ser outsourcing. Cara senhora, isso é uma coisa que por exemplo a Ryanair faz bastante. No limite até a TAP toda pode acabar e o governo pode contratar n companhias para fazer determinadas rotas se acha que isso tem mesmo interesse nacional.

Parte do problema deste país são estas pessoas, e são muiiitttaaaassss. Vivem há décadas em bolhas protegidas.

Não diga disparates, não foi isso que disse. A TAP é uma companhia com quase 80 anos, património de Portugal e não uma lowcost sem afinidade nenhuma ao país que só quer é saber de lucros. Se uma rota não der simplesmente fecham.

Na TAP queremos saber dos Portugueses, tratamos todos com respeitos, os trabalhadores esperam ser respeitados, são muito profissionais, o produto é superior a muitas outras e é NACIONAL algo que aqui se esquecem quando nos querem "vender" ou "fechar" e que dizem preferir outras companhias a operar cá. Pensem antes de dizer babuseiras.

brunodias

Pela 3 vez Sara, em quase 80 anos quantos foram de lucro?

Querem saber dos portugueses? só a avaliar o que diz parece-me que quer é saber do seu ordenado, tudo o resto que se lixe

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Pensem antes de dizer babuseiras.

Podes começar a dar o exemplo.

CS-TOP

Quem deve pensar que a TAP é uma Ryanair deve ser você, afinal é a Sara que diz que podiam transferir os serviços da GF para uma empresa de trabalho temporário, a Ryanair que tanto fala contrata o pessoal de terra através da Groundlink com contratos vergonhosos.
Eu tenho uma ideia podem por o pessoal de voo a trabalhar através da multitempo? O que acha? Vocês foram os únicos que tiveram cortes? Então e os outros não? Enfim

SaraSoares

Quem deve pensar que a TAP é uma Ryanair deve ser você, afinal é a Sara que diz que podiam transferir os serviços da GF para uma empresa de trabalho temporário, a Ryanair que tanto fala contrata o pessoal de terra através da Groundlink com contratos vergonhosos.
Eu tenho uma ideia podem por o pessoal de voo a trabalhar através da multitempo? O que acha? Vocês foram os únicos que tiveram cortes? Então e os outros não? Enfim

1o como disse, dei uma sugestão para contribuir para a melhoria das finanças da TAP porque não sou iludida e a dizer "está tudo bem não temos de cortar nada".
Mas há cortar, e acabar com tudo, e ambos sao diferentes. ao longo dos anos os tripulantes ja sofereram muito. desta vez dizemos chega, e deviam olhar para outros departamentos também. volto a reeincidir, tenho o maior respeito pelos colegas de chão e até conheço e digo bom dia a muitos, mesmo que tenham pequenas invejas de não ser tripulantes,  e nunca disse que deviam perder os trabalhos, mas podiam ser "reformados" ao nível de outsourced apenas para ajudar a TAP. São custos grandes algo como seguros de saúde etc.  e muito contra a minha vontade, infelizmente, a coisa está "preta" na aviação, por causa desta pandemia, não por culpa dos tripulantes como muitos aqui querem fazer parecer

Para os usuários que estão a ser desagradaveis dizendo que eu "fujo a realidade", se tivessem numa situação de sofrer tantos cortes ao longo de tantos anos a nível não só de regalias mas sempre a trabalhar mais por menos, mais pax por avião, galleys mais pequenas, estadias mais curtas etc e agora quererem ainda cortar mais, diriam o mesmo. Sempre respeito toda a gente, seja ele comandante ou até as desgraçadas da limpeza nos turn around, que sempre digo um bom dia com um sorriso. Não tentem agora pintar-me de parola por dizer as verdades, quando nunca vos faltei ao respeito.
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 20:58:44 por SaraSoares »

CS-TOP

Vira o disco e toca o mesmo, portanto o pessoal de terra pode perder os direitos todos para que os coitados dos sacrificados continuem com as suas vidas como se nada fosse, opiniões minha cara opiniões.
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 21:26:39 por CS-TOP »

nunopinheiro

"nunca vos faltei ao respeito."
Praticamente a primeira coisa que disse é que o pessoal que não concorda consigo tinham era inveja...

Mas vá lá já deu para entreter durante o fds.
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 21:09:25 por nunopinheiro »

lrad

Toda a razão do mundo Nuno. Mas ficou muito má essa avaliação do que é a profissão...

Edit: editou, sim... mas já aqui disse isso antes. nao sei com que intenção.. mas nao fica bem
« Última modificação: 29 de Novembro 2020, 21:11:54 por lrad »

nunopinheiro

Irad editei porque percebi que ia ser mal entendido... Era uma piada a quem ofereceu um café a colegas de empresa que teriam de aguentar...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 89+0=89 ms, db 0 ms, php 89 ms