Bremem

  • Mensagens: 701
É evidente que a massa salarial elevada é só um dos problemas da TAP. Há outros bem mais graves.

Entretanto continua o plano estratégico .... https://eco.sapo.pt/2021/03/12/governo-pede-autorizacao-a-bruxelas-para-auxilio-intercalar-no-maximo-de-463-milhoes-a-tap/ ... mais 463 milhões para tesouraria que deve dar para 2 meses .... junte-se os lay-of e a conta está bonita.

É o que temos. Com pouco mais do que este apoio à tesouraria foi comprada a Air Europa.

Carrega contribuinte.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6698
Lembram-se quando por aqui não havia problema nenhum e os bancos já estavam a fazer fila para emprestar a TAP mais 3 mil milhões?...

Esse é que se safou de boa.. e ainda foi embora armado em vitima... somos tão parvinhos
« Última modificação: 12 de Março 2021, 12:34:27 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 6246
Por favor ver os rácios de despesa da TAP em comparação com congéneres europeias. As despesas com o pessoal estão a baixo da media para o chamado segmento (companhias de bandeira).
Será muito elevado para a realidade nacional? Provavelmente, mas não é por aí. Eu sei que é fácil achar isso mas... a capacidade negocional na aquisição de aparelhos provavelmente cobre isso e muito mais.

Pelo que se vai sabendo a TAP tem estrutura interna a mais e ajudava escalar a empresa para diluir um pouco esses custos. (despedir em empresas com os anos da TAP é muito muito caro) mas são amendoins no fundo... (se calhar o problema também é esse muitos amendoins juntos podem alimentar um elefante), mas acreditar que basta cortar a massa salarial e que via resolver todos os problemas é redutor na minha opinião, e não é o que os números parecem indicar.

Pensar assim provavelmente implica que nada mude, se o problema fosse apenas e só a massa salarial então é fácil. Nem carece de qq mudança estratégica.
Exemplo lembram-se da questão das refeições a bordo pagas e o problema que isso deu aqui, com clientes e tripulações indignadas com as propostas? QQ mudança no modelo encontra muita oposição, tanto interna como externa.

Não é fácil, por um lado têm a concorrência das LCC para a operação feed, e as lcc em particular a FR e a Wizz tem custos operacionais brutalmente menores, Nem mesmo um crescimento brutal da Portugalia (para la do acordo de empresa) poderia competir com estas, (olhem só para o que a FR paga por B737).
No segmento transatlântico tem oferta a mais que lhe deprime as  margens, mas para o mercado interno A330-900 é aparelho a mais para a maioria dos destinos. Que obriga a olhar para o ponto anterior e a operação deficitária de feed europeu.

Eu da minha parte nao estava a dizer que acho que a massa salarial seja o problema principal da TAP.
Simplesmente é tambem absurdo dizer que p.e. para um assistente de bordo os salarios deles sao ditados pela competição das suas congeneres internacionais. Se um assistente de bordo da TAP for para a BA ganhar menos de £1000 mensais liquidas, é facil de resolver e numas semanas tem-se outro no mesmo lugar.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6698
toto eu aponto a comparação com as congéneres europeias para demonstrar que não é só por ai que esta o problema, até porque elas não perdem tanto dinheiro (boa parte ate da lucro as vezes :) ), apesar de a tap em termos de rácio de custos ate esta melhor no quanto gasta com a força laboral, mas mesmo assim perde dinheiro, para concluir que o problema é mais profundo que simplesmente "gasta muito com os funcionários".

Poderia gastar menos com funcionários? claro que sim, ate já gasta menos aparentemente na operação da Portugalia. Mas na minha opinião achar que bastaria isso para resolver os problemas é redutor e enganador.
« Última modificação: 12 de Março 2021, 13:24:48 por nunopinheiro »


TAP153

  • Mensagens: 1619
Lembram-se quando por aqui não havia problema nenhum e os bancos já estavam a fazer fila para emprestar a TAP mais 3 mil milhões?...

Esse é que se safou de boa.. e ainda foi embora armado em vitima... somos tão parvinhos

Pena não terem deixado esse empréstimo avançar.... ou será que existia (sarcasmo)!

O engraçado é que, no meio de tanta fanfarra, foguetes e números maravilhosos, ele sabia exatamente, naquela altura, qual era o buraco.... ainda íamos no início da pandemia.

Nada se fez por acaso e todos sabiam o que estava a acontecer, COVID foi a salvação deles.
« Última modificação: 12 de Março 2021, 13:25:25 por TAP153 »


toto1100

  • Mensagens: 6246
Nao sabia nao (ou melhor, devia saber mas nao diziam). Eles diziam que so precisavam de 400 milhoes de aval do estado ou la o que era na altura. Os 3000 milhoes era so para se gabarem que a reputação da TAP era tao boa (ate tinham "reduzido a divida a 47%" - lembram-se dessa conversa?  ;D) que havia gente disposta a emprestar muito mais do que precisavam.
« Última modificação: 12 de Março 2021, 13:31:33 por toto1100 »


nunopinheiro

  • Mensagens: 6698
TAP153 com os estado como avalista e com juros brutais claro que havia. Há sempre...
Eu estado não tinha feito nadinha muito menos avalizar empréstimos, no máximo participar aumentos de capital, assim os acionistas tinham de entrar com dinheiro do bolso, ou ver a participação reduzida a nada..   (temos pena ou melhor teríamos).
Em vez disso pagamos ao senhor para se ir embora.. e ele foi todo contente.
« Última modificação: 12 de Março 2021, 13:31:33 por nunopinheiro »


joaosantos

  • Mensagens: 63
Bom dia a todos.
Obviamente que a estratégia futura é muito importante, talvez até o mais importante de tudo. Mas não vos custa ver, numa altura em que a tap tem grande parte da frota parada, os clubes de futebol a fazerem deslocações para jogos (quer para o estrangeiro, quer para as ilhas) em aviões de companhias charter estrangeiras? É possível que fique mais barato vir um avião em posição de Inglaterra, fazer o voo da equipa e depois regressar à sua base, do que a tap fazer o voo?
E também as questões pontuais dos emigrantes. P. ex. no Natal no Porto a swiss chegou a fazer voos em b777, tal era a procura. Não seria possível a tap atacar estes mercados pontuais em vez de ter os aviões parados?

nunopinheiro

  • Mensagens: 6698
joaosantos os clubes de futebol são normalmente servidos por companhias especializadas nesse tipo de serviço, com aparelhos configurados com assentos mais confortáveis e espaçosos.

TAP153

  • Mensagens: 1619
Sendo a Swiss parceira star alliance com code-share em todos os voos de/para Portugal, a TAP terá vendido lugares nesses voos.

joaosantos

  • Mensagens: 63
joaosantos os clubes de futebol são normalmente servidos por companhias especializadas nesse tipo de serviço, com aparelhos configurados com assentos mais confortáveis e espaçosos.
Até percebo isso Nuno, mas apenas a titulo de exemplo, a juventus veio ao porto num a319 da alitália, que não creio estar modificado nesse sentido. Será apenas esse o motivo?

nunopinheiro

  • Mensagens: 6698
Provavelmente até esta, mesmo sendo um voo curto não estou a ver os "Jigadores" da Juve, num lugar de economia.

Seja como for se a TAP quer esse negocio simplesmente tem de oferecer um serviço competitivo as equipas de futebol.

padilhasantos

  • Mensagens: 426
  • May the Force be with you
joaosantos os clubes de futebol são normalmente servidos por companhias especializadas nesse tipo de serviço, com aparelhos configurados com assentos mais confortáveis e espaçosos.
Até percebo isso Nuno, mas apenas a titulo de exemplo, a juventus veio ao porto num a319 da alitália, que não creio estar modificado nesse sentido. Será apenas esse o motivo?

Está a esquecer-se da "cagança" caracteristica de alguns portugueses que acham que ter determinado trabalho ou cargo os torna seres superiores aos demais.

caparica

  • Mensagens: 731
padilhasantos, esse pensamento aplica-se a todos os que voam business para cima ou é apenas preconceito em relação aos jogadores de futebol?

padilhasantos

  • Mensagens: 426
  • May the Force be with you
Não se aplica a quem voa de business para cima porque há muito boa gente que viaja nessas classes sem andarem de nariz empinado. Aplica-se apenas às pessoas com falta de humildade.

O mundo do futebol não vou comentar pela quantidade de dinheiro que roda à volta desse mundo.. e pela quantidade de desilusões que os adeptos levam mesmo que os "meninos" façam viagens em aviões com configurações de apenas Business.

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