brunodias

Em muitos casos o v1 é ai 2 ou 3knots abaixo do vr

CS-TMT

• Facebook
(...)
REX: Grande post! Obrigado!
Sem dúvida! Excelente e elucidativo post! Muito obrigado!
REG/CSTMT SEL/LRDQ OPR/LXR

JetPhotos
PlanePictures
Flickr

Snip

Alguém sabe o porquê do TP1689 borregar quando estava em aproximação à pista 23 de LPMA, abortando quase em cima para depois aterrar pela 05? Digo isto porque fiquei mesmo curioso e por parte do cockpit não nos deram nenhuma explicação

CS-TTK

• Moderador
Foi no dia 31/05, CS-TTD?

De certeza que a primeira aproximação era à 23? Consultando a rota no FR24 não fica claro que a primeira aproximação tivesse como objetivo aterrar na 23, ainda faltava aquele desvio ligeiro à direita após passar a ponta de São Lourenco para alinhar com a 23

Mas como estavas a bordo talvez tenhas motivos para afirmar a aproximação a 23, eu simplesmente estou a olhar para uma trajetória 😉

Snip

Foi no dia 31/05, CS-TTD?

De certeza que a primeira aproximação era à 23? Consultando a rota no FR24 não fica claro que a primeira aproximação tivesse como objetivo aterrar na 23, ainda faltava aquele desvio ligeiro à direita após passar a ponta de São Lourenco para alinhar com a 23

Mas como estavas a bordo talvez tenhas motivos para afirmar a aproximação a 23, eu simplesmente estou a olhar para uma trajetória 😉

Foi esse memso! Esqueci-me de colocar a data.

Apenas pensei que estava em aproximação à 23 porque o trem de aterragem desceu ainda antes de chegar a São Lourenço, que é quando costumam descer quando aterram "em Machico", daí ter ficado com essa sensação... Pelos vistos estava enganado e foi apenas "falso" alarme, mas fiquei mesmo com a sensação que iriam aterrar na 23

CS-TMT

• Facebook
Apenas uma mera suposição: poderia vir um pouco alto demais ou depressa demais e resolveu descer o trem um pouco mais cedo para ajudar a abrandar em vez de recorrer aos speed brakes. Agora se ouviste o avião a meter TOGA e a subir, isso aí já será outro caso, mas se apenas foi o trem de aterragem, pode muito bem ter sido para ajudar a perder velocidade.

PMCN

EC/MOL A321 aterragem de emergencia com portas dos trens abertas parou no U4 e bombeiros informam que fumo sai de liquido a sair da roda da frente do lado esquerdo.

TAP 1904 regressou a Faro e BEL a divergir para faro e 10 avioesvem holding.

Saudações
« Última modificação: 07 de Julho 2019, 19:12:14 por PMCN »

finhinho

Foi o EC-MQL e não o EC-MOL (este é um ATR 72-600 que anda a fazer voos inter ilhas nas Canárias)

CS-TMT

• Facebook
EC/MOL A321 aterragem de emergencia com portas dos trens abertas parou no U4 e bombeiros informam que fumo sai de liquido a sair da roda da frente do lado esquerdo.

TAP 1904 regressou a Faro e BEL a divergir para faro e 10 avioesvem holding.

Saudações

« Última modificação: 12 de Julho 2019, 21:13:04 por CS-TMT »

REG/CSTMT SEL/LRDQ OPR/LXR

JetPhotos
PlanePictures
Flickr

Tomás Ribeiro

Bem os bombeiros não tiveram de andar muito...

CS-TMT

• Facebook
Não estava a ouvir as comunicações na altura em que ele aterrou, estava à conversa com outros spotters e nem sequer tinha o rádio ligado, por isso não ouvi nada, só que por mero acaso desviei o olhar para o avião que tinha acabado de aterrar e vi fumo a sair do trem e prontamente agarrei na máquina fotográfica e olhei com mais atenção. Ele conseguiu sair da pista pelos próprios meios, como se vê nas três primeiras fotos, de forma a desimpedir a pista para descolagens. Só no taxiway é que parou para receber assistência dos bombeiros, meramente de prevenção já que enquanto ali estive não houve canhão de água. Depois do borrego de um TAP e da divergência dos dois voos já mencionados para Faro ainda aterrou mais um TAP que conseguiu vagar a pista 03 pela pista 17. Entretanto tive de vir embora e não assisti ao desfecho da coisa. A última coisa a que assisti foi o ilustrado na última foto: a chegada do tractor, com a acoplagem da lança para o rebocar.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 86+0=86 ms, db 0 ms, php 86 ms