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Aeródromo de Tires encerrado após inspeção das autoridades europeias
Publicado hoje às 21:11
O aeródromo de Tires, em Cascais, foi encerrado ao final do dia , segundo o diretor, e assim vai continuar pelo menos até à próxima segunda-feira, depois de uma inspeção realizada pela Agência Europeia para a Segurança na Aviação.

O assessor do conselho de administração da entidade gestora do aeródromo, Miguel Sanches,explicou à TSF que esta decisão está relacionada com problemas na certificação de serviços meteorológicos.

Em declarações à agência Lusa o diretor do aeródromo explicou que «têm uma estação automática que não está certificada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e que devia estar, além não termos um meteorologista».

O diretor do aeródromo espera que a situação esteja resolvida na segunda-feira de manhã, reconhecendo que vai acarretar «transtornos muitos elevados», nomeadamente para as empresas de aviação que operam no aeródromo e não vão poder voar durante o fim de semana.

A inspeção da EASA - European Aviation Safety Agency decorreu na quinta-feira, mas os aviões ainda voaram até ao pôr-do-sol de hoje.

António Santinhos referiu que estas inspeções surpresa são feitas com regularidade aos aeroportos e aeródromos, mas adiantou que esta foi a primeira vez que o aeródromo de Tires foi alvo deste tipo de fiscalização.
« Última modificação: 11 de Outubro 2014, 09:32:34 por CT2KBX »

Ex Cl_Audio
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PMCN

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Em condições de tecto baixo o controlador é que fazia de meteorologista com colaboração das próprias aeronaves que iam reportando a altura do tecto para a seguinte e a visibilidade calculava pela distancia que avistava da torre para vários pontos em redor do aeródromo!

Saudações

Flyhigh

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Boa noite,

O nosso INAC não existe, não vê e não faz nada. Se havia dúvidas que o Norte de África se tinha deslocado mais para norte, isto só o confirma à EASA!

Saudações Aeronáuticas,

FlyHigh

Spark

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omo? O que é um eródromo? :p

Edita lá o título, p. f.

Ontopic, a EASA sobrepõe-se ao INAC? Também é assim por essa Europa fora?
« Última modificação: 11 de Outubro 2014, 09:12:13 por Spak »



A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon.
ALL ABOARD!!!

CT2KBX

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eródromo? O que é um eródromo? :p

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Ontopic, a EASA sobrepõe-se ao INAC? Também é assim por essa Europa fora?


Editado
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brunodias

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eródromo? O que é um eródromo? :p

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Ontopic, a EASA sobrepõe-se ao INAC? Também é assim por essa Europa fora?


A EASA é quem manda na aviação na europa

José Alberto

[quote
O nosso INAC não existe, não vê e não faz nada.

Tantas entidades que não existem no nosso país ou então só existem para proteger os esquemas, monopólios e compadrios...

tareias77

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eródromo? O que é um eródromo? :p

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Ontopic, a EASA sobrepõe-se ao INAC? Também é assim por essa Europa fora?


Caro Spak, não scapa nenhuma
Ah, peço desculpa, quis dizer escapa ;)
Agora a sério isto só prova que as entidades reguladoras em Portugal, não funcionam, nem regulam nada.
« Última modificação: 11 de Outubro 2014, 13:10:32 por tareias77 »


jumbalino

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A avaliar pelas notícias na TV foi o INAC quem mandou encerrar o aérodromo. Algumas expressões aqui publicadas são altamente insinuadoras da incompetência deste organismo. Talvez os factos levem a concluir isso mesmo e por isso gostava de saber qual a posição do INAC perante tais acusações. Se houver aqui alguém que nos elucide seria interessante.

AF

Flyhigh

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oite,

Segundo as notícias foi a EASA a mandar encerrar o Aeródromo, na sequência de uma inspeção, e não o INAC.

Se foi o INAC a efectuar a inspeção e a mandar encerrar, esteve a cumprir as suas obrigações, se foi a EASA, apenas mostra que a acção do INAC é inexistente.

Saudações Aeronáuticas,

Flyhigh

Diogo

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eródromo? O que é um eródromo? :p

Edita lá o título, p. f.

Ontopic, a EASA sobrepõe-se ao INAC? Também é assim por essa Europa fora?


Portugal é um País que se regula segundo o que está estipulado pela EASA. Decidiu aderir assim como antes era da JAA etc.

Ao aderir, às autoridades de cada país são responsáveis por cumprir as regras da EASA. Senão o fazem está tem que intervir para repor a ordem e fazer com que sejam cumpridas as regras EASA.
Funciona assim em todo o lado. Os países aderem, se não querem cumprir podem sempre sair e reger-se pelas próprias regras, o que os penaliza bastante em vários aspectos.
« Última modificação: 11 de Outubro 2014, 20:08:39 por Diogo »


Maintrol

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eródromo? O que é um eródromo? :p

Edita lá o título, p. f.

Ontopic, a EASA sobrepõe-se ao INAC? Também é assim por essa Europa fora?


Portugal é um País que se regula segundo o que está estipulado pela EASA. Decidiu aderir assim como antes era da JAA etc.

Ao aderir, às autoridades de cada país são responsáveis por cumprir as regras da EASA. Senão o fazem está tem que intervir para repor a ordem e fazer com que sejam cumpridas as regras EASA.
Funciona assim em todo o lado. Os países aderem, se não querem cumprir podem sempre sair e reger-se pelas próprias regras, o que os penaliza bastante em vários aspectos.
Não é bem assim.
Portugal não aderiu à EASA como opção. Pelas regras europeias Portugal automaticamente integrou a EASA aquando da sua criação.
Todos os paises da UE têm de pertencer à EASA.
Paises que não sejam da UE podem aderir à EASA como Estados Participantes sem direito de voto. Esses podem sair se quiserem.

A diferença entre a JAA e a EASA é que a JAA era meramente uma associação de autoridades. Quaisquer decisões regulamentares que vinham da JAA tinham de ser aprovadas pelos parlamentos de cada país para passarem a legislação nacional.
Com a EASA, a regulamentação é proposta pela EASA à Comissão Europeia e votada no Parlamento Europeu. Após publicação no Jornal da União Europeia (equivalente europeu ao Diário da República) torna-se legislação em vigor e é automaticamente adoptada pelos Estados-Membros.
O INAC pode por sua iniciativa restringir mais a regulamentação se assim o entender.

Spark

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Obrigado pelas informações Diogo e Maintrol.


A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon.
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CT2KBX

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Parece nem sei o quê...
No dia dos 50 anos, movimentos = 0.

http://www.cm-cascais.pt/noticia/50o-aniversario-do-aerodromo-de-tires-referencia-nacional-na-formacao-aeronautica

"Assinalam-se dia 11 de outubro 50 anos de existência do aeródromo de Tires, em Cascais, estrutura implantada no interior do concelho (S. Domingos de Rana) que garante que muito tem contribuído para a economia local e nacional. Tendo atravessado diversas fases de expansão, actualmente o aeródromo de Tires é uma das grandes referências nacionais na formação aeronáutica, aviação privada e executiva e, frequentemente, uma alternativa ao aeroporto de Lisboa. "
Ex Cl_Audio
Radioamador CT2KBX em IM58hr - Técnico de Audiovisuais

GCA

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Boa noite,

Segundo as notícias foi a EASA a mandar encerrar o Aeródromo, na sequência de uma inspeção, e não o INAC.

Se foi o INAC a efectuar a inspeção e a mandar encerrar, esteve a cumprir as suas obrigações, se foi a EASA, apenas mostra que a acção do INAC é inexistente.

Saudações Aeronáuticas,

Flyhigh



Fui interpelado de surpresa na 5ª feira enquanto entregava um plano de voo nas operações. Era uma inspectora da EASA, com uma entourage que envolvia o director do aeródromo e representantes do INAC.

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