CS-TMT

  • Mensagens: 2093
    • Facebook
Há algum voo previsto a Lisboa?
Queria jurar que já tinha falado aqui, mas pelos vistos não. Está previsto vir um a Lisboa em Março próximo.

ruialves

  • Moderador
  • Mensagens: 752
--
Cmps,
Rui Alves


ngouveia

  • Mensagens: 517
da há este com imagens ainda mais espectaculares:



Filipe Pinho

  • Mensagens: 333

ngouveia

  • Mensagens: 517
Novo vídeo sobre o desenvolvimento e teste do A350:


aerointeressado

  • Moderador
  • Mensagens: 516


Airbus readies A350 XWB for first customer Qatar Airways

ngouveia

  • Mensagens: 517
A aprovou o A350 para ETOPS 370:

Citação de: Reuters
UPDATE 1-Airbus A350 wins key approval for extended ops -sources

Oct 15 (Reuters) - Europe's Airbus has won European safety approval that would allow its new A350 long-haul passenger jet to fly almost any commercial route, sources familiar with the matter said.

The European Aviation Safety Agency has officially granted the twin-engined jet Extended Operations, known as ETOPS, of "beyond 180 minutes", but will allow pilots to fly the A350 for up to 370 minutes in the event one engine shuts down.

ETOPS rules determine the maximum flying time that jets can be from the nearest airport at any point during their journey, in the event of engine failure.

In turn, they determine the routes that modern twin-engined jets can take over deserted areas and oceans and are therefore seen as crucial to the sales pitches for such aircraft.

The ETOPS rules are subject to separate clearances that must be sought by each airline.

EASA and Airbus declined to comment.

Boeing's 787 Dreamliner has clearance to operate for 330 minutes on one engine, but the difference between the two categories is widely viewed as a marketing one since both jets will have enough margin to operate on most commercial routes.

Reuters reported on Sept 30 that European regulators, having granted the main airworthiness or 'type certificate' approval for Airbus's new long-haul jet, were looking separately at granting it an ETOPS margin of 370 minutes.

It is the first time a wide-body jet has been granted such autonomy before entering service, but questions remain over whether and when the U.S. Federal Aviation Administration will issue similar flexibility for airlines under its jurisdiction.

The FAA said last week it would grant its own safety certification for the A350 by the end of October.

"We can't speculate on what ETOPS rating the A350 may receive because we haven't yet awarded the type certificate," a spokesman for the agency said later, asked about its stance towards extended operations for the jet.

The Airbus A350 is due to enter service by the end of the year.

(Reporting by Tim Hepher and Alwyn Scott; Editing by James Regan and David Clarke)


http://www.reuters.com/article/2014/10/15/airbus-group-a-idUSL6N0SA1O520141015

ngouveia

  • Mensagens: 517
SN6 efectuou hoje o seu primeiro voo:



ruialves

  • Moderador
  • Mensagens: 752
ETOPS 370 são mais de 6h com um só motor...

Em que casos práticos isto é aplicável?
Em que rotas?

Sul do pacífico?
« Última modificação: 15 de Outubro 2014, 20:08:23 por ruialves »

--
Cmps,
Rui Alves


brunodias

  • Mensagens: 4682
 vai usar 789 do chile para australia

MarcoGVA

ETOPS 370 são mais de 6h com um só motor...

Em que casos práticos isto é aplicável?
Em que rotas?

Sul do pacífico?

Pacifico sul, Atlantico sul principalmente. Poucas rotas ficarão fora do ETOPS 370, como já é o caso no ETOPS 330.

Para ter uma ideia em ETOPS 330 (máximo no gcmap, parte escura fora da zona ETOPS 330) : http://www.gcmap.com/mapui?P=syd-gru&DU=mi&E=330

brunodias

  • Mensagens: 4682
Nesse tipo de rota quem a opera é a lan e vai ou preve usar os 789

creio que o maior problema sera da Australia para a Africa do sul

lockheed

  • Mensagens: 1301
  • You are not in Kansas anymore!...
Pelo o mapa que vi muitos voos da TAP do Brasil para Portugal podiam ser feitos só com um motor!!!  ;D
« Última modificação: 16 de Outubro 2014, 09:14:50 por lockheed »


CS-TMT

  • Mensagens: 2093
    • Facebook
Sim, da Europa para o Brasil (e vice-versa) o ETOPS não é grande problema. Só será para ETOPS90 (eventualmente 737/A320).

ruialves

  • Moderador
  • Mensagens: 752
A minha pergunta é se isto abre espaço para novas rotas?
Se sim, quais?
--
Cmps,
Rui Alves


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
178 Respostas
19917 Visualizações
Última mensagem 03 de Junho 2019, 01:46:17
por Nakano
1 Respostas
1514 Visualizações
Última mensagem 15 de Outubro 2018, 15:06:13
por Orlando
65 Respostas
7042 Visualizações
Última mensagem 12 de Setembro 2016, 17:13:16
por Spark
21 Respostas
2742 Visualizações
Última mensagem 11 de Fevereiro 2018, 14:55:27
por mrpmh
1 Respostas
1125 Visualizações
Última mensagem 22 de Novembro 2018, 12:04:19
por CS-TTK

Total 95+-1=94 ms, db 0 ms, php 94 ms