O modelo da SATA está definido e é exatamente para o sustentar que têm existir segmentos de negócio à atividade core no sentido de garantir a sustentabilidade da companhia. O desafio atual da companhia resulta, entre outros aspetos (€€) do problema da sazonalidade.
Concordo consigo que não se "devem meter em todas", mas não creio que seja problemático para a imagem da companhia e da Região fazer serviços charter e acmi, à semelhança do que fazem outras companhias que não são propriamente de "beira de esquina", veja-se os casos da Luxair, Air Europa ou a Air Canada.
Quanto às diferenças do serviço estas existem de acordo com os contratos assinados com os operadores turísticos ou clientes de acmi. Os serviços prestados a bordo nos voos para a América do Norte seguem em termos de catering padrões perfeitamente aceitáveis. O entretenimento na classe plus é de boa qualidade através da distribuição de mini i-pads; já em económica é bastante mau (sem ecrãs individuais, nem escolha de filmes ou series) uma vez que nos põem a todos o que escolheram em ecrãs espalhados pela velhinha cabine. A nível de horários parece-me que desde há 2 anos ficaram bastante bons com chegadas a meio da tarde e facilmente encontramos ligações; as chegadas a PDL e nos voos para LIS ou OPO são também ao início ou final da manhã. Sobre as tripulações de cabine e competências de acolhimento/prestação de apoio aos pax...não me vou voltar a pronunciar, pois creio que todos generalizamos a qualidade das mesmas de acordo com as nossas experiências individuais e que só o conjunto de muitas destas experiências nos permitiria ter algum rigor na avaliação.