cruzov

  • Administrador
  • Mensagens: 510
Caro VNE,
Por que razão o serviço em charter tem de ser obrigatoriamente diferente de um serviço num voo regular? Ainda mais no caso da SATA, em que ambos são executados pelos mesmos aviões e com as mesmas tripulações?

Porque é que não é a mesma coisa transportar turistas para Punta Cana e transportar paxs de Ponta Delgada para Boston ou Toronto?

Aviation Market

  • Mensagens: 70
O modelo da SATA está definido e é exatamente para o sustentar que têm existir segmentos de negócio à atividade core no sentido de garantir a sustentabilidade da companhia. O desafio atual da companhia resulta, entre outros aspetos (€€) do problema da sazonalidade.
Concordo consigo que não se "devem meter em todas", mas não creio que seja problemático para a imagem da companhia e da Região fazer serviços charter e acmi, à semelhança do que fazem outras companhias que não são propriamente de "beira de esquina", veja-se os casos da Luxair,  Air Europa ou a Air Canada.
Quanto às diferenças do serviço estas existem de acordo com os contratos assinados com os operadores turísticos ou clientes de acmi. Os serviços prestados a bordo nos voos para a América do Norte seguem em termos de catering padrões perfeitamente aceitáveis. O entretenimento na classe plus é de boa qualidade através da distribuição de mini i-pads; já em económica é bastante mau (sem ecrãs individuais, nem escolha de filmes ou series) uma vez que nos põem a todos o que escolheram em ecrãs espalhados pela velhinha cabine. A nível de horários parece-me que desde há 2 anos ficaram bastante bons com chegadas a meio da tarde e facilmente encontramos ligações; as chegadas a PDL e nos voos para LIS ou OPO são também ao início ou final da manhã. Sobre as tripulações de cabine e competências de acolhimento/prestação de apoio aos pax...não me vou voltar a pronunciar, pois creio que todos generalizamos a qualidade das mesmas de acordo com as nossas experiências individuais e que só o conjunto de muitas destas experiências nos permitiria ter algum rigor na avaliação.

Jorge78

  • Mensagens: 2870

Meu caro, então temos de ter coragem de dizer o que pensamos "com as letras todas". A SATA não é carne nem é peixe. O plano de negócios de uma companhia aérea deve ser, como aliás de qualquer empresa, claro e objectivo.
 
"Ir a todas" como se fosse o Jaime Pacheco não é vida!

A SATA tem de decidir o foco de especialização que pretende, se é de voos regulares, Charter, ACMI ou outra coisa qualquer.

Para isso tem de dar formação especializada aos seus colaboradores, porque não é a mesma coisa transportar militares da GNR para Timor ou para o Afeganistão, ou peregrinos para Meca, ou turistas para Punta Cana. Outra bem diferente é transportar  pax de Ponta delgada para Boston ou Toronto em voos regulares, onde o serviço tem de ser claramente diferente, já para não referir o espaço para as pernas!

Se calhar, o melhor para a SATA é deixar de inventar, isto de procurar sobreviver de qualquer forma, prejudicando os clientes e a imagem dos Açores não é estratégia.


Meu caro, cada um manda em sua casa e a administração do Grupo SATA é que tem que decidir o que quer fazer.

Por vezes tornamos as opiniões pessoais como fossem a verdade absoluta, a sua opinião é essa mas é apenas a sua opinião... não quer dizer que seja a mais acertada nem a única opção possível.

Também concordo que existem coisas a alterar para melhor funcionamento do Grupo SATA, mas nem tudo o que existe é mau.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
1097 Visualizações
Última mensagem 15 de Maio 2015, 19:09:38
por rafasaints
1 Respostas
1009 Visualizações
Última mensagem 22 de Outubro 2016, 16:11:50
por Jorge78
0 Respostas
715 Visualizações
Última mensagem 13 de Setembro 2016, 17:16:02
por Jetstream
5 Respostas
1015 Visualizações
Última mensagem 16 de Abril 2019, 13:02:07
por CAA
87 Respostas
5809 Visualizações
Última mensagem 16 de Julho 2020, 12:48:42
por padilhasantos

Total 83+-1=82 ms, db 0 ms, php 82 ms